Advertisement

Facebook

Izaías Régis, Fernando Ferro e Anísio Brasileiro estudam como levar a UFPE para Garanhuns

O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, o deputado federal Fernando Ferro, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (22), no gabinete da reitoria, debatendo as possibilidades de uma maior incursão da UFPE naquele município. A audiência foi um primeiro encontro para que se manifestasse o interesse de Garanhuns tornar-se uma cidade referência de educação e desenvolvimento na região: “se tivermos ousadia e colocarmos a educação como prioridade para o nosso desenvolvimento, todos veremos os resultados”, garantiu o prefeito. Ficou agendada uma visita oficial da UFPE ao município logo nas primeiras semanas de março, quando, juntos, será feita uma avaliação de como tornar concreta a parceria de comum interesse entre a prefeitura e a universidade.

Tomando o processo de interiorização das universidades públicas promovido pelo ex-presidente Lula e continuado pela presidente Dilma Rousseff como mote, o deputado federal Fernando Ferro iniciou a reunião recordando que o modelo de desenvolvimento para uma cidade como Garanhuns deve se consolidar também na área do conhecimento e tecnologia. Defendeu, portanto, que Garanhuns poderia, na realidade, transformar-se num pólo de produção de conhecimento na região.

Entusiasmado, o reitor Anísio Brasileiro assegurou o interesse de “a universidade ir para Garanhuns”. A ideia de Brasileiro é que depois de conversar com um colegiado técnico da universidade, reunindo professores e pesquisadores, e tendo sido feita também a visita de março, se possa traçar estratégias de como se dará essa ida. Quatro foram as propostas debatidas na audiência dessa manhã:

1 – A primeira delas diz respeito à priorização que Dilma e o ministro Aloízio Mercadante estão dando ao ensino básico, estimulando, então, as universidades a formarem novos gestores e educadores. Entre as ideias do reitor está a de estimular as tais formações no município de Garanhuns. Ferro deve reunir-se com ministro para tratar do assunto;

2 – A segunda proposta é a de estimular a criação de uma Unidade de Pesquisa em Energia na cidade. Para isso, o reitor Anísio Brasileiro se encontrará com o grupo de pesquisadores na área da UFPE;

3 – Outra ideia é a promoção de cursos na área de Cultura e Turismo, explorando uma vocação da própria cidade para as manifestações culturais e a valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural do município e da região;

4 – Por fim, a última das propostas da reunião desta manhã é a de fazer da cidade um pólo de informática, onde a exemplo do próprio campus de Recife se poderia desenvolver sistemas e programas para muito além das demandas locais.

Ao fim da reunião, Anísio Brasileiro lembrou do aumento de 50% no número de docentes na Universidade Federal de Pernambuco ao longo das gestões de Lula e de Amaro Lins, ex-reitor da UFPE. O dado reforça, além do compromisso, as necessidades de uma expansão e descentralização da academia e da produção de conhecimento para além das capitais.
 
Informações: SECOM GARANHUNS
 
 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...