Advertisement

Facebook

História do povo indígena Pankará vira livro


Cultura e história da etnia indígena Pankará viraram livro nas mãos de alunos e professores e lideranças da tribo indígena. O livro Pankará: Aprendendo e Ensinando, coletânea de poemas e pequenas histórias do povo, foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) na última sexta-feira (18), no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE) de Floresta, no sertão pernambucano.

Estiveram presentes a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, a chefe da unidade de Educação Escolar Indígena, Edízia Nascimento, além de professores, estudantes e lideranças dos povos Pankará e Pitipã. Foram impressos 4 mil exemplares, dos quais 800 foram entregues no lançamento. O restante será distribuído em todas as escolas da rede estadual e bibliotecas das GRES.  “É muito importante levar a literatura indígena a todas as escolas”, afirmou Ana Selva.

Segundo Edízia Nascimento, a publicação é fundamental para preservar a memória do povo indígena. “O livro traz, em verso e prosa, toda a história do povo Pankará".
O trabalho foi festejado também pelas lideranças indígenas. Para Maria Luciete Lopes, coordenadora geral de educação dos Pankará e professora na Escola Estadual Especiosa Benigna de Barros, em Carnaubeira da Penha, a publicação vai dar visibilidade aos costumes dos Pankará. “Conseguimos sistematizar essas histórias que já conhecíamos desde criança num material que vamos levar para a sala de aula”, afirma. “O livro traz nossa alimentação, plantas sagradas, medicina tradicional, relações familiares, tudo isso de uma forma bastante didática”, resume.

O livro não será comercializado. Quem tiver interesse em adquirir, pode entrar em contato com a Unidade de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação do Estado, pelo telefone (81) 3183.8690.

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...