Sotaque e tempero baiano no Projeto Cultura Livre nas Feiras em Limoeiro

novembro 30, 2012
Arte e Cultura onde o povo está. Este é o objetivo do Projeto Cultura Livre nas Feiras, que neste sábado (1º), aporta no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro (Pátio da Feira), Centro de Limoeiro, a partir das 08h, para mais uma manhã de apresentações culturais abertas ao público em geral.

De acordo com a coordenação do projeto, a programação contará com o sabor baiano do Acarajé do Alabiyi com a participação da Nega Maluca interagindo com o público. O projeto é uma realização do Governo de Pernambuco (Secretaria de Cultura e Fundarpe) com o apoio da Prefeitura de Limoeiro (Secretaria Municipal de Cultura e Juventude).

Colaboração: Alfredo Neto

 

Arcoverde realizou " 2.ª Feira da Cidadania" com sucesso

novembro 30, 2012
A promotoria de Justiça de Arcoverde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arcoverde , através das secretarias de educação e de ação social, realizaram de ontem (29), a 2.ª Feira da Cidadania de Arcoverde.
A feira foi aberta pelo Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco Dr. Aguinaldo  Fenelon e a vice prefeita e prefeita eleita da cidade Madalena Britto, além da presença de diversos promotores de justiça do estado da Secretária de Educaçao Angélica Patrícia e  do Secretário de Turismo Albérico Pacheco. O prefeito de Arcoverde , José Cavalcanti Alves (Zeca) e a Secretária de Ação Social Nerianny Cavalcanti, não compareceram por estarem em Brasília recebendo mais um selo Unicef.
A vice prefeita Madalena Britto, reafirmou junto ao Ministério Público que as ações voltadas a criança e adolescente serão continuadas na nova gestão que inicia em 1.º de janeiro.
O Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco Dr. Aguinaldo  Fenelon destacou que nunca se teve tantos promotores de justiça no estado como se tem hoje e falu da importância da Feira da Cidadania criada em 2011 pelo então promotor de justiça de Arcoverde Dr. Carlos Eduardo Seabra em parceria com a prefeitura de Arcoverde dentro do Projeto Arcoverde Contra o Crack hoje estadualizado.
Em estandes espalhados pela Praça Virgínia Guerra, 19 escolas municipais e 04 estaduais, além dos projetos desenvolvidos na Secretaria de Ação Social, expuseram trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em temas relacionados à cidadania, a cultura popular arcoverdense com um estande que falava sobre o coco, Luiz Gonzaga, cultura afro, ações na área de saúde, orientação sobre trânsito e é claro, estande voltado ao combate das drogas.










 Amannda Oliveira

CENEUP realiza mais um bazar solidário.

novembro 30, 2012
O "Ceneup - Centro Especializado Neuro Psicológico" que atua no Recife oferecendo atendimento educacional e psicológico a crianças e adolescentes com deficiência intelectual, em situação de risco social e pessoal está realizando no Bompreço Benfica mais um "Bazar Solidário" .
O bazar apresenta peças confecionadas pelos jovens e crianças atendidos pelo centro e é uma ótima oportunidade de presentear as pessoas que amamos com algo diferente.
Se você mora no Recife e ainda não conhece o CENEUP, se sinta convidado a dar uma passadinha na Rua Real da Torre, n.º 91, na Madalena.

O espaço atende as crianças e as suas famílias com educação especial e fundamental, atendimento psicológico além de serviços de fonoaudiologia e capacitação profissional.   

Com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, oficineiros e professores especializados, o centro tem mudado a vida e a história de muita gente.
 
Amannda Oliveira

Fundarpe abonvocação para carnaval 2013 nesta sexta-feira

novembro 30, 2012
A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) abre a partir desta sexta-feria (30), as inscrições para habilitação de propostas de atividades artísticas e culturais que deverão compor a programação do Carnaval de 2013 do Governo do Estado, a ser executado pelos dois órgãos.

A finalidade prioritária é promover as apresentações de artistas, bandas, orquestras e agremiações carnavalescas nas quatro macrorregiões de Pernambuco (Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão). As inscrições deverão ser realizadas no período de 30 de novembro a 19 de dezembro de 2012, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h, na recepção da sede da Fundarpe, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife/PE (CEP: 50050-000) ou via correio, no mesmo período (por encomenda normal ou Sedex).

O edital da convocatória pode ser acessado aqui e o anexo dos formulários de inscrição está à disposição aqui

Maiores informações através do telefone (81) 3184.3000.  

Fonte: Fundarpe
 

Livro retrata a vida de Dom Helder

novembro 29, 2012
Foi lançado nesta quinta-feira (29), o livro " Além das Ideias" de Féliz Filho que retrata a vida de Dom Helder Camara.
A ideia de lançar o livro surgiu depois de uma conversa informal com o arcebispo emérito de João Pessoa, Dom Marcelo Cavalheira, que sugeriu que alguém deveria escrever sobre a vida de Dom Helder Camara. A conversa de a ideia a ânimo para que Félix Filho pesquisa-se, entrevistasse pessoas e reunisse passagens da vida do arcebispo, algumas presenciadas por ele próprio, outras que lhe foram narradas.

Helder Pessoa Camara foi ordenado sacerdote aos 22 anos, consagrado bispo aos 43 e tornou-se arcebispo emérito de Recife e Olinda de 1964 a 1985. Conhecido por lutar contra o autoritarismo, a exploração e o desrespeito aos direitos humanos, posicionando-se contra as arbitrariedades do regime militar e a favor dos pobres, foi acusado de demagogo e comunista, sendo proibido de se manifestar publicamente. “Ele foi o profeta do Terceiro Mundo. A sua palavra, os seus gestos, a sua pessoa suscitaram entusiamo igual entre católicos e não-católicos”, explica Félix, que conviveu com Dom Helder na Arquidiocese, sendo por ele ordenado presbítero da Igreja Católica Romana em agosto de 1984.

Félix Galvão Batista Filho nasceu no Recife, onde formou-se em Jornalismo e em Teologia. Foi repórter do Diario de Pernambuco, chefe de reportagem e editor-chefe do Bom Dia Pernambuco (Tv Globo), trabalhou na TV Manchete e em outras grandes empresas de comunicação. Atualmente integra a congregação de padres casados da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na Diocese do Recife. Além das ideias foi a forma que encontrou de prestar homenagem ao seu mentor, o homem que deixou um grande legado e uma história de vida admirável.
 


Informações: ASCOM

Fora do ar! Casseta & Planeta vai Fundo e a Turma do Didi saem da grade da Globo em 2013

novembro 29, 2012
Depois de inúmeras tentativas vãs a Globo entendeu que o público cansou dos programas " A Turma do Didi" e " Casse & Planeta vai Fundo" e resolveu que ambas as atrações não terão espaço na grade de 2013 sendo encerrados definitivamente em dezembro deste ano.

A emissora pretende investir em novos programas e nomes para o ano que vem. Não é novidade para ninguém que os programas estavam defasados e cansativos, e pior, sem a menor graça há um certo tempo.

Amannda Oliveira

Prefeito de Arcoverde recebe em Brasília mais um "Selo Unicef Município Aprovado"

novembro 29, 2012
 Foto: Dep. Júlio Cavalcanti
 

O prefeito de Arcoverde, José Cavalcanti Alves (Zeca), recebeu na tarde desta quinta-feira (29), ao lado da secretária de Ação Social e Cidadania, Nerianny Cavalcanti, o Selo Unicef Município Aprovado.

O prêmio é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que somam ações e políticas públicas em favor da melhoria da qualidade de vida de crianças  adolescentes.

Arcoverde hoje com mais de 5.000 crianças e adolescentes atendidas em vários núcleos de ação social (CRAS, CREAS, CCA), dentre outras e em todas as regiões administrativas do município, incluindo a zona rural. Além disso, nos últimos anos a cidade reduziu em 60% os índices de Mortalidade Infantil e em carca de 30% o número de analfabetismo, inserindo mais de 5.000 crianças na escola.

Esta foi a terceira vez que o município foi agraciado com o sele. primeiro foi em 2006 e o segundo em 2008.
 
Amannda Oliveira

Ministério da Cultura deve produzir editais para fotografia

novembro 29, 2012
Em encontro nesta quarta-feira (31) com a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, encarregou a rede de produzir editais para fotografia e enviá-los para o Ministério da Cultura (MinC) para que possam ser analisados. Representantes da rede reclamaram da inexistência de editais específicos do governo federal para a área. Segundo o presidente da RPCFB, Iatã Cannabrava, a fotografia ainda não concorre em editais, por exemplo, da Petrobras e da Vale do Rio Doce.

A ministra disse que vai dialogar com a Funarte no intuito de promover projetos de fotografia junto ao órgão. Marta também informou que a nova lei que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) está mais abrangente e dinâmica do que a atual lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet).

O Procultura ainda tramita na Câmara, mas a ministra espera a aprovação pelos deputados até o final deste ano. Em esforço para agilizar o processo, Marta pediu para os senadores entregarem a relatoria ao senador José Sarney (PMDB-AP), criador da primeira lei em 1991.
Os representantes da rede em cada estado pediram também que seja incluída a realização de festivais de fotografia nos editais do governo federal. A ministra, entretanto, prefere que os eventos sejam estaduais, devido a uma possível demora de realização pelo governo federal.

Milton Guran, coordenador geral do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (Foto Rio), relatou o sucesso que obteve com o evento carioca no ano passado, com público de 250 a 300 mil pessoas. Já o fotógrafo Kazuo Okubo, representante da RPCFB em Brasília, elogiou o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Artes (Funarte). “É o único no país”, disse.

A ministra aprovou as iniciativas. “É importante para o Brasil não ficar atrasado no mundo. A fotografia está aqui desde que Dom Pedro II tirou a primeira foto do Brasil”, disse. Marta aconselhou os fotógrafos a criarem uma entidade de classe de direitos autorais como o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), da música. “Vocês teriam mais força do que uma pessoa jurídica e mais verbas”, disse.

Marta também abriu espaço para a fotografia nas arenas culturais da Copa do Mundo 2014. Segundo a ministra, as bases das arenas vão ser nas cidades-sede, mas elas também irão para outras regiões do Brasil. “Lá vocês podem vender cartões postais, por exemplo”, disse.
Guran considerou o encontro com a ministra positivo. “A ministra mostrou interesse e está sintonizada com propostas futuras, além de ter uma visão importante de modernizar a fotografia com o ministério”, disse.

Fonte:NE10

 

Centenário oficial de Gonzagão será festejado no Exu e no Recife.

novembro 29, 2012
Falar sobre Luiz Gonzaga no ano do seu centenário é como tentar listar todos os temas e ritmos cantados e tocados por ele, com os respectivos desdobramentos que aconteceram com o forró, desde a invenção do baião até os dias de hoje. Não é uma tarefa das mais simples, muito menos cabe num texto só. Luiz Gonzaga é grande, é uma vida inteira, um mito. De quem se fala sem medo de esgotar o assunto. Para completar, foi nascer no último mês do ano, no dia 13, dia de Santa Luzia. Daí o nome, Luiz. Nascer no final do ano, sobretudo neste 2012, que é o ano do seu centenário, deu a chance para que todas as homenagens fossem ocorrendo ao longo dos meses. E que agora, em dezembro, a festa de aniversário se tornasse o ápice de todas as celebrações dedicadas a Gonzaga e seu afortunado universo musical.

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, promoveu diversas homenagens ao Rei do Baião, desde o início de 2012 até aqui. A semana do aniversário, na qual foram investidos mais de R$ 3 milhões, será a culminância de todas as homenagens. Do dia 10 ao dia 16 de dezembro, várias ações artísticas e shows ocorrerão em palcos de Exu – Parque Aza Branca, Palco Gonzagão (no Módulo Esportivo de Exu) e Fazenda Araripe – e no Recife, na Praça do Arsenal da Marinha.

Entre as maiores atrações que serão oferecidas à população das duas cidades estão os shows de Gilberto Gil, Daniel Gonzaga, Joquinha Gonzaga e Dominguinhos (todos no dia 13, no Palco Gonzagão); Baile do Gonzaga, Fagner, Alceu Valença e Targino Gondim (todos no dia 13, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife), além de muitos outros nomes importantes do forró brasileiro.

Dia de Festa
O dia do aniversário de Gonzagão, 13 de dezembro, começa no Recife, com a Alvorada Gonzagueana, às 5h, no Cais do Porto (próximo ao Cais de Sertão Luiz Gonzaga). Haverá salva de tiros de bacamartes, seguido de apresentações de quadrilhas juninas, aboiadores, banda de pífanos e grupos de xaxado. O Espaço Cultural Alberto da Cunha Melo – tradicional reduto gonzagueano, no bairro do Bongi – será a concentração da caminhada Sanfona do Povo. Cinquenta sanfoneiros partirão em direção à Praça da República, tocando músicas de Gonzaga, até o Palácio do Campo das Princesas. Às 9h30, eles seguem em caminhada para o Marco Zero e depois para a Torre Malakoff, onde se revezarão em curtas apresentações até às 17h.

Projeto Meu Araripe
No sábado (15), no Parque Aza Branca, diversos sanfoneiros da região do Araripe se revezam no palco, no projeto intitulado Meu Araripe. Participam desta grande homenagem os sanfoneiros Os Gonzaguinhas, Fuá Carvalho, Zezinho de Exu, Ana Paula, Forrozeiros de Gonzagão, Maurício Jorge, Leonardo Luna (CE), Edgar de Cedro, Baião mais eu, Sandra Leandro e banda Sotaque Nordestino, que fará a base instrumental do show.

Gonzaga nos equipamentos culturais
O centenário de Gonzaga se estenderá pelos equipamentos ligados à Secretaria de Cultura. A partir do dia 11 de dezembro, diversas exposições e mostras abordarão o imaginário gonzagueano. Na Torre Malakoff, será instalada a exposição “Gonzaga empreendedor”. No Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), é a vez da exposição Os Santos de Gonzaga. No Museu da Imagem e do Som (Mispe), haverá a Exposição “Discos de Gonzaga”. No Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), um conjunto de instalações interativas e debates, intitulados “Ser tão conectado”. O Espaço Pasárgada dará vez ao Sarau Gonzagueano. No Museu Regional de Olinda (Mureo), haverá arrastão com boneco gigante de Gonzaga pelas ruas do Sítio Histórico e apresentação de coquistas. No Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), o projeto Reencontrando Luiz Gonzaga irá promover série de exposição, debates e shows. Na Casa da Cultura Luiz Gonzaga (que recentemente recebeu este nome em virtude do centenário do Rei do Baião), haverá encontro de sanfoneiros e de quadrilhas juninas. Para o Teatro Arraial já estão programados dois espetáculos: “Lua baião” (dança) e “Cantigas do sol” (teatro). O projeto Cine Cabeça, em cartaz no Cinema São Luiz, exibirá o filme “Gonzaga, de pai para filho”.

Formação cultural 
Não bastassem todas as apresentações e homenagens, na esteira do conceito do circuito Festival Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Secult/PE e Fundarpe, o centenário de Gonzagão também será um momento para formar profissionais na área cultural. Uma série de oficinas, ligadas ao universo de Luiz Gonzaga, ocorrerá no período da festa, no Exu e também no Recife. “Xilogravura” (com José Lourenço), “Xaxado” (com o grupo Cabras de Lampião), “Iniciação aos oito baixos” (com Luizinho Calixto), “Cinema de animação” (com lançamento da animação “A volta da Asa Branca”, de Lula Gonzaga), “A simbologia da moda através da indumentária de Luiz Gonzaga” (por Rebecca Menezes e Roberta Duarte) e outras oficinas serão ministradas no Colégio Municipal Bárbara Alencar.  No Recife, haverá um workshop de confecção de capas de CDs de forró (de Paula Valadares) e Cinema Ágil Digital – Imaginando Luiz Gonzaga (com Jaime Fonseca).

Confira programação completa AQUI.

Fonte: Fundarpe

Governo se posiciona sobre o caso do Hospital Dom Moura

novembro 29, 2012

A entrevista do delegado Altemar Mamedes Leite, na Rádio Jornal, e a divulgação dos fatos que estão ocorrendo no Hospital Regional Dom Moura em vários blogs da cidade e região, levaram a Secretaria Estadual de Saúde a enviar uma nota às redações se pronunciando sobre o caso.

Em nome do Governo do Estado, a Secretaria informa que aguarda a conclusão do inquérito policial para adotar as providências necessárias. E avisa que não compactua com qualquer irregularidade.


LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:


A Secretaria Estadual de Saúde informa que aguarda a conclusão do inquérito sobre possíveis irregularidades cometidas por alguns funcionários do Hospital Dom Moura para só então adotar as providências cabíveis. A SES se coloca, ainda, à disposição da Polícia Civil, assim como das demais autoridades competentes, para colaborar com a investigação. De antemão, a Secretaria ressalta que não compactua com qualquer irregularidade administrativa e se pauta pela responsabilidade, legalidade e transparência na gestão dos recursos públicos.


Fonte: Blog de Roberto Almeida

Minuto da Poesia " Dá Medo"

novembro 29, 2012

 " Dá Medo"

Glória Salles 

 


Governo do Estado lança o "1º Prêmio Pernambuco de Literatura"

novembro 29, 2012

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), lança o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura. A iniciativa, que prevê contemplar todas as macrorregiões, atende a uma demanda da classe por um prêmio de âmbito estadual.

Podem concorrer livros dos gêneros poema, conto e romance e serão premiadas as melhores obras de cada região (RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão), além do melhor livro inédito de Pernambuco. 

As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de novembro e 30 de janeiro, pessoalmente na CEPE (Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro – Recife) ou pelos Correios (via Sedex), e os concorrentes devem enviar 4 cópias de sua obra, formatadas de acordo com as regras presentes no edital. A seleção será feita entre 31 de janeiro e 14 de abril, quando devem ser anunciados os 5 vencedores, entre os quais, 1 deles receberá o prêmio de R$ 20 mil (livro inédito) e os outros 4 receberão R$ 5 mil (por região).

Além do prêmio em dinheiro, todas as obras serão publicadas pela CEPE, ampliando a política editorial do Estado. Os vencedores ainda desenvolverão, ao menos, uma atividade de formação de público leitor (oficina, palestra, curso ou outra) dentro das ações desenvolvidas pela Secult-PE, buscando assim uma maneira de tornar mais conhecida as obras vencedoras e ainda garantir uma contrapartida social dando continuidade ao prêmio. “Percebemos que não faz sentido, enquanto política pública de cultura, oferecer essa premiação sem que ela se converta em estratégia de formação de leitores, sem os quais a literatura perde seu sentido de ser”, acrescenta Wellington de Melo.

Acesse aqui o edital, e os anexos I e II
Edital e anexos também podem ser acessados no site www.cepe.com.br

Mais informações pelos telefones: (81) 3184.3166 ou 3183.2700
.

Fonte: Fundarpe

Casa da Rabeca completa 10 anos com homenagem a Mestre Salustiano

novembro 29, 2012


A Casa da Rabeca, em Olinda, comemora dez anos e homenageia o seu fundador, Mestre Salustiano, que se estivesse vivo teria 67 anos. A festa acontece nos dias 01 e 02 de dezembro e contará com nomes como Petrúcio Amorim, Dinda Salú e os Cabras Desmantelados, Gilmar Leite e Banda, Roberto Cruz . Ed Carlos , Rogério Rangel, André Macambira, Andreza Formiga dentre outros.

Inaugurada em 2002, a Casa da Rabeca promove festas para valorizar a cultura popular, como o Festival de Cavalo Marinho, a Festa de Reis, o Carnaval Mesclado e o Forró do Salu no São João.

Confiram a Programação:

SÁBADO – 01 de dezembro 
À partir das 20h - ENTRADA FRANCA

PETRÚCIO AMORIM
DINDA SALÚ E OS CABRAS DESMANTELADOS
GILMAR LEITE E BANDA
ROBERTO CRUZ
ED CARLOS

Domingo -  02 de dezembro  
 À partir das 16h - ENTRADA FRANCA

ROGÉRIO RANGEL
ANDRÉ MACAMBIRA
ANDREZA FORMIGA
ARI DE ARIMATÉIA
FORRÓ SERRADO
CAVALO MARINHO BOI MATUTO
 
A Casa da Rabeca, localiza-se na Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda.

Amannda Oliveira 

Associação ETEARC realiza gravação de DVD da " Turma do Patati Patata Cover"

novembro 29, 2012

MOTOFEST em Garanhuns contará com ações do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motos

novembro 29, 2012
Vem aí o MotoFest 2012 em Garanhuns, mega evento que reúne MotoClubes de todo o Nordeste, e que acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro, com diversas atividades e grandes shows. O MotoFest tem realização do MotoClube Voadores das Colinas e está em sua 11ª edição.
 
Participando do evento, o Comitê Regional de Prevenção em Acidentes de Moto preparou uma série de atividades para trabalhar principalmente a juventude sobre os cuidados para se guiar com responsabilidade. Palestras, distribuição de material informativo e realização de testes de bafômetro serão realizados em caráter educativo.
 
"É importante estarmos antenados aos grandes eventos que acontecem na região, levando a informação e buscando reduzir o grande número de acidentes envolvendo motocicletas. E neste MotoFest temos o usuário perfil do que temos trabalhado ao longo do último ano". - Registrou dr. Elenílson Liberato - Gestor da V GERES, Gerência Regional de Saúde e presidente do CRPAM.
 
A participação no evento marca um ano da criação do Comitê, que tem se reunido e indicado ações que visam diminuir os índices de acidentes na região. "Estamos participando, levando as ações para as cidades e para os grandes eventos, como foram o Festival de Inverno e o Bicho Indoor, com a visão de prioridade da Secretaria de Saúde de Pernambuco em promover a vida, diminuindo os casos de óbito e sequelados nos acidentes." diz Liberato, que completa -"Pedimos somente responsabilidade ao pilotar, e contamos com o apoio das empresas do setor, que também apoiam nossa causa".
 
O Comitê estará instalado nos stands de Alves de Lima Honda e da Driver - Auto Escola.
 
Confira a programação dos shows:

Sexta 30/11
Hercinho e Banda
Central 232

Sábado 01/12
Alexandre Revoredo
Bora Jones
Los Borachos

Domingo 02/12
Amor Eterno
Ronaldo Cesar e a Tropicana


Amannda Oliveira

Arcoverde realiza campanha antirrábica no próximo sábado.

novembro 29, 2012
 

 A Prefeitura de Arcoverde por meio da Secretaria de Saúde realiza, no próximo sábado (01), das 8 às 17h, a Campanha Antirrábica para cães e gatos na zona urbana. O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

Serão 18 pontos de vacinação, entre postos de saúde, escolas e praças (ver relação abaixo). No período de 03 a 12 de dezembro será a vez da Zona Rural.

No âmbito Estadual, a Secretaria de Saúde (SES) segue com a campanha até o dia 08 de dezembro, em todos os municípios pernambucanos e pretende imunizar cerca de 1,3 milhão de cães e gatos, em 6,6 mil postos fixos. 

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Ela é 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

Dados – Antes do menino de 15 anos, do município de Floresta, que atualmente está internado na UTI do Oswaldo Cruz, o último caso de raiva humana em Pernambuco, causada pela transmissão de cães ou gatos, foi notificado em 2006, em Belém de Maria – município da Zona da Mata do Estado. Anteriormente, em 2003, um homem de Santa Maria da Boa Vista foi agredido por um cão e faleceu. Em animais, este ano, foi constatada a doença em 7 cães e 2 gatos. No ano passado, foram 16 cães e em 2 gatos infectados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), só a raiva canina provoca, anualmente, cerca de 55 mil casos de raiva humana no mundo. A meta brasileira é de que a raiva humana seja erradicada até o final desta década.

Pontos de Vacinação em Arcoverde:
•    Posto Fixo – Vigilância Sanitária Municipal – Próximo ao INSS
•    CAIC – EREMA – Cohab I
•    Posto de Saúde – Luiza Rabelo – Boa Vista
•    Praça do São Geraldo
•    Posto de Saúde Santa Ramos
•    Praça Da Bandeira
•    Barraca – Alto do Cruzeiro
•    Secretaria de Obras – Tiro de Guerra
•    Posto de Saúde do São Miguel
•    Centro de Saúde da Mulher – Praça do São Cristóvão
•    Posto de Saúde Eulalia Camelo – Vila do Presídio
•    Fundação Terrra
•    Posto de Saúde Maria do Cramo Guedes – Cohab II
•    Escola Municipal Costa Leitão – Tamboril
•    Clube Subtenentes – São Miguel
•    Escola Monsenhor José Kherle – Loteamento JK e Boa Esperança
•    IPA e acampamento Sem-terra
•    Loteamento Veraneio, Arco Íris, Aeroporto e Santa Rosa

Colaboração: Tereza Padilha - AIPMA
 
 

II Feira de Educação e Cidadania é realiza nesta quinta em Arcoverde

novembro 29, 2012
A II Feira de Educação e Cidadania de Arcoverde promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Secretaria de Educação do município acontecerá, nesta  quinta-feira (29), das 15:30h às 22h, na Praça Virgínia Guerra.
O evento reúne todas as escolas estaduais e municipais em mostras de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores com temas relacionados à cidadania, meio ambiente, infância e juventude, idosos, violência nas escolas e contra a mulher.

A cidade que é berço do projeto Pernambuco contra Crack, mantém em seu calendário escolar, desde o ano passado, políticas para educação e conscientização dos jovens quanto aos malefícios do uso das drogas. Em 2012, a abordagem foi ampliada para estimular o desenvolvimento de temas sobre ações da cidadania como um todo.

Segundo a promotora de Justiça Alline Daniela Laranjeiras, o evento que é aguardado com muita ansiedade pelos alunos é uma forma de mantê-los afastados das drogas e violência, criando assim, uma consciência-cidadã, além de promover o conhecimento. “Um projeto como esse é importante, porque cria consciência no jovem estudante. Além de reafirmar que a porta de entrada da cidadania é a escola”, afirmou.

Fonte: Arcoverde de Todos

Banda Som da Terra lança ‘Tapete Voador’ na Quinta no Galo

novembro 29, 2012
A sede do Galo da Madrugada recebe, nesta quinta-feira (29), a partir das 20h, o lançamento do novo CD da banda pernambucana Som da Terra, intitulado “Tapete Voador”. O trabalho da banda que já possui mais de 40 anos de estrada, reúne sucessos que marcaram a carreira da banda , frevos inéditos e autorais como o que dá título ao trabalho que promete balançar os foliões no carnaval de 2013. O projeto Quinta no Galo ainda conta com shows de artistas convidados, como Gustavo Travassos ,Roberto Cruz, os passistas da Cia de Dança AJE, os maracatus Rosa Vermelha e Leão Formoso , o caboclinho Tapirapé e o Bloco das Ilusões.

“Tapete Voador” traz dez músicas ao todo: são três trabalhos antigos – Fuá, Galo no Céu e Capital do Frevo – e sete inéditos, como o que deu nome ao CD. “A música Tapete Voador é uma explosão de alegria e já está tocando nas rádios nordestinas. Ela fala de um romance que percorreu até os Jardins da Babilônia. É a história de um homem apaixonado que vai de tapete voador até o Egito, em busca do seu amor”, antecipa Rominho Pimentel, vocalista e líder da banda, uma das mais versáteis da cena cultural pernambucana. Além de Tapete Voador, integram o novo disco as canções Agora Vai e Um minuto sem te ver.

A festa começa as 20h e entrada custa R$ 20,00 ( senha individual) e R$ 100,00 (Mesa para quatro pessoas). A sede do galo da Madrugada fica Rua da Concórdia, n.º 984, Bairro de São José.
Informações sobre a programação: (81) 3224-2899 e www.galodamadrugada.org.br.

TAPETE VOADOR 


A ENERGIA DO FREVO 



 Amannda Oliveira

Escola São José de Garanhuns está entre as melhores do Estado

novembro 29, 2012
Foto: Arquivo da Escola

Quem entra hoje na Escola São José de Garanhuns nem imagina que há cerca de dez anos, ela ameaçava fechar devido a graves problemas estruturais no prédio onde funciona. Os problemas eram muitos, salas com o teto desabado, telhado ameaçado pelos cupins, paredes sem o reboco, pátio sem pavimento. A maior dificuldade era que por ser um prédio alugado, o governo não poderia reformar. Então o que fazer?  A palavra é simples – mobilização – mas deu muito trabalho. O recomeço veio a partir do ano de 2002 quando a Professora Maria Jisleide Gomes assumiu a gestão tendo a professora Maria José Melo como gestora adjunta e que em 2006 assumiu a gestão permanecendo até hoje.  Governo, gestores, professores, servidores, pais e alunos se movimentaram para mudar essa realidade. O Governo do Estado fez todo o retelhamento do prédio, mudou a rede elétrica e reconstruiu a cozinha, sala dos professores e sala de gestão. O jardim, os bancos, o piso do pátio vieram por meio das parcerias firmadas pela gestora com a comunidade escolar. E aos poucos, surgia uma nova escola.   
Antes da reforma, a Escola sofria com a perda de alunos, ninguém queria viver em um ambiente como aquele, os menos de 400 alunos da época transformaram-se em 900 nos dias atuais.  Mas a maior mudança não foi estrutural e sim na aprendizagem, junto com o novo ambiente surgiram funcionários, professores e alunos mais motivados e consequentemente mais aplicados. Hoje a Escola São José estampa com orgulho a nota 4,9 alcançada no último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2011), esta seria a meta que a Escola deveria alcançar apenas em 2015. Essa nota deixa a Escola em primeiro lugar em Garanhuns e região entre as escolas regulares e nono lugar em Pernambuco, perdendo apenas para escolas de aplicação ou de referência. Vale salientar que há cinco anos a escola se mantém nos primeiros lugares.
De acordo com a gestora escolar professora Maria José Melo, esses resultados não foram apenas reflexo da melhora da estrutura física, ela elenca fatores essenciais para essa revolução escolar como, o comprometimento de toda a equipe e a participação ativa da família na escola.
Porém para que todos esses fatores somados trouxessem resultado, a liderança da gestora Maria José Melo foi fundamental. Desde que assumiu a direção ela colocou como meta pessoal ver a escola totalmente transformada tanto na estrutura física, quanto na pedagógica. “Para mim foi um grande desafio, mas hoje ao olhar os resultados alcançados, as fotos antigas, conversar com alunos, ex-alunos e com os pais, vemos que valeu à pena.”
A Escola São José também se destaca no índice que mede a qualidade de ensino no Estado, o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Desde 2008, quando o sistema foi implantado, a escola sempre supera as metas em mais de100%. De acordo com o gestor da GRE-AM (Gerência Regional de Ensino do Agreste Meridional), Paulo Lins, a Escola São José é um exemplo para a região. “A intenção do Governo do Estado é que todas as escolas estaduais possam atingir bons índices nos sistemas de avaliação de aprendizagem. Para isso a cada ano Pernambuco vem aumentando o investimento nas unidades escolares. Exemplos como o da São José demonstram que isso é possível com a união de todos”, ressaltou Paulo Lins.   

Colaboração: Jacqueline Menezes
 
 
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.