Poesia vai ao Loteamento Santana em Limoeiro.

agosto 31, 2012

O Loteamento Santana, em Limoeiro, foi destino do primeiro dia do ”A Gente da Palavra”do Agreste Setentrional. Nesta quinta-feira (30/8), o projeto da coordenadoria de literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco levou quatro poetas naturais da cidade para declamarem de porta em porta.

Dona Maria José da Conceição, 59 anos, abriu sua casa amarela, na Rua J Albertino Sebastião da Silva, sem esperar a surpresa. Altair Leal e Maciel França a aguardavam com poemas na ponta da língua. “Ninguém nunca tinha batido na minha porta para declamar poesia”, explicou-se ela, mais acostumada, no entanto, com políticos e pregadores.

Mais à frente, Andrea de Paula, acabara de ser surpreendida por outra dupla de poetas. Jadenilson Gomes e Sivaldo deixaram a dona da casa feliz de ter ouvido poesia ao vivo. “Eu gosto muito de Vinicius de Moraes, mas escutar aqui foi diferente˜, afirmou ao lado da filha Emily, de 4 anos, que também gostou daquilo que chamou de “historinha”.

“É disso que a gente precisa. A gente vive em um mundo cheio de problemas. Quando a gente escuta coisa bonita, dá um ânimo˜, afirmaram as irmãs Joseane e Ronilda Andrade. Como gesto de gratidão, acabaram dando todo o saco de bolachas de queijo, que elas haviam comprado em Fira Nova, para o grupo.

“Eu acho importante a poesia chegar na casa das pessoas de forma oral. Isso contribui muito para a formação de um publico de poesia”, afirmou Altair. “O que nos marcou foi a mudança de semblante das pessoas para melhor”, completou Jadenilson.

Nesta sexta-feira (31/8), o projeto A Gente da Palavra chega à Escadara do Redentor, também em Limoeiro. Além disso, no mesmo dia, acontece ainda a soltura de livro pela cidade no projeto “Livros Livres” e o Recital Poético Musical, às 20h no Anfiteatro da Praça da Bandeira.

Fonte: ASCOM

Roberto Almeida recupera o seu blog e desabafa.

agosto 30, 2012
O companheiro Roberto Almeida conseguiu nesta quinta-feira (30), recuperar o seu blog e e-mail que foram roubados por um ladrão virtual.
Ao retomar o seu lugar de administrador no blog Roberto escreveu um texto que merece ser lido por todos nós.
Eu já disse aqui que ser blogueiro não é fácil, uma vez que por estarmos mais perto da população do que muitos jornais e revistas, também somos alvo fácil de grosserias e até mesmo roubo das nossas contas pessoais e de algo que amamos e por isso fazemos , os nossos blogs.
Já disse várias vezes aqui que o Roberto foi pra mim inspiração na seriedade com que faz as coisas e no modo como age com verdade no que escreve, verdade que busco ter sempre no Blog Falando Francamente por que é o que amo fazer, embora muitos não entendam por que. 
Confiram a baixo o texto do companheiro na íntegra:
 
Tenho 34 anos de profissão, tendo passado pelo Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco, Rádio Clube, O Monitor, FM Sete Colinas e Marano FM, além de diversos trabalhos de assessoria de imprensa.
Os jornais que criei nas rádios de Garanhuns deram certo. O jornal impresso Correio Sete Colinas está aí há quase 13 anos. Já com mais de 50 anos entrei no mundo da internet e comecei timidamente um blog que este mês chegou perto dos 60 mil acessos.

Não fiquei rico na profissão, mas criei meus filhos com meu trabalho e construí uma reputação por ser honesto, levar ao conhecimento público os fatos e ter posições políticas firmes.

Toda uma história de vida alguém de mente doentia tenta apagar cometendo um ato criminoso. E por quê? Por motivos políticos, porque não vivo em cima de muro, tenho um lado, aquele que julgo ser o melhor para minha terra natal.

O criminoso cibernético e os que o acompanharam na aventura irresponsável vêm com essa conversa de imparcialidade.
Ou não acompanham o que escrevo ou não conseguem entender um texto.

Neste blog já disse várias vezes que não acredito em imparcialidade. Isso é um mito inventado pela grande imprensa.

A Veja é parcial, a TV Globo é, a Folha de São Paulo também, o mesmo acontece com o Jornal do Commercio. Cada veículo de comunicação, cada radialista ou jornalista tem suas preferências, seus interesses, professam alguma ideologia.

Só os robôs podem ser imparciais.

Eu sou parcial, sempre admiti. Um jornalista decente não precisa ser imparcial. Sua obrigação é ser honesto, noticiar os fatos, servir a comunidade dentro daquilo que ele acredita.

Em Garanhuns, por exemplo, neste ano de campanha política eu posso simpatizar mais com determinado candidato ou proposta. Mas isso não me dá o direito de inventar coisas sobre os seus adversários, mentir, distorcer. Tudo que eu escrever deve buscar o equilíbrio e a verdade dos fatos.

Com relação a Capoeiras, município em que nasci e onde voto, não é segredo para ninguém que estou ao lado do prefeito Dudu.

E sempre procurei noticiar as ações positivas do governante no município. Quanto aos adversários, sempre os respeitei, ninguém vai encontrar na minha produção jornalística nenhuma inverdade sobre eles.

Alguns fatos que saíram atingindo A ou B não foram inventados pelo jornalista, decorreram de ações na justiça, de coisas mal pensadas publicadas nas redes sociais ou de algum discurso feito por algum parlamentar descontrolado.

Querem que eu aceite comentários anônimos denegrindo a imagem do prefeito. Isso eu não faço. Embora o blog publique muitas opiniões de anônimos, enorme é a quantidade de material não aceito por ofender ou acusar sem provas políticos como Luiz Carlos de Oliveira, Zé da Luz, Silvino Duarte, Sivaldo Albino, Izaías Régis e outros de Garanhuns e da região.

A moderação de comentários cabe ao blogueiro e deve ser usada para conter excessos. Democracia não é se fazer ou se dizer o que quer, existem limites e respeitos no jornalismo, na família, nos meios de comunicação ou nos regimes políticos.

A ação criminosa praticada através da internet contra este blogueiro pretendeu em última instância atingir o prefeito de Capoeiras.

Um cidadão de bem, que não precisa de dinheiro público para tocar sua vida e que foi atacado da maneira covarde. Existem Câmara Municipal, emissoras de rádio, os palanques eleitorais, por que se utilizar de um hacker para fazer seu proselitismo político?

Publicaram atos do TCE que estão sendo contestados pela defesa e não passaram pela Câmara, indícios de fraude em licitação sem nenhum prova e sustentam que o prefeito não fez nada em sua gestão.

Até quem não é de Capoeiras sabe que na atual gestão foi feito mais em três anos e meio do que no governo passado em 8 anos.

Só os filhinhos de papai, ou os que recebiam salário morando em Petrolina ou São Paulo, estão insatisfeitos e contestam de maneira irracional o que foi realizado.

Mais de 500 barragens, estradas conservadas, cinco ônibus novos, duas retroescavadeira, duas casas de apoio, um aparelho de ultrassom no hospital, que foi todo reequipado porque nem uma cama ou colchão que prestasse tinha.

Um Centro de Fisioterapia, ambulatórios, a farmácia básica do hospital sempre abastecida, quando antes era difícil achar até dipirona; veículos para servir aos povoados e uma Ducato para transporte fora do domicílio.

Resgate do desfile cívico do dia sete de setembro, redução substantiva da violência, salário dos professores triplicado além de rateio no final do ano.

Equipamento novo nas escolas, regularização do programa Dinheiro Direto na Escola, já que todas estavam inadimplentes e sem receber recursos.

Reforma da feira parque, com recursos próprios, com investimentos da ordem de R$ 400 mil. Antes parecia uma tapera, hoje é um curral de gado modelo no interior de Pernambuco.

O prefeito Dudu pegou uma massa falida e saneou. Tirou o município do SPC. Hoje não existe nenhuma inadimplência junto ao Governo Federal. A situação da Previdência foi regularizada e foi comprada uma sede própria para o instituto dos servidores.

É um governo que respeita, que não persegue, que não bota a mão no alheio.

Não, eu não sou imparcial.

Entre o descaso, o desgoverno e a irresponsabilidade, eu fico ao lado de gestão responsável, do compromisso com os que mais precisam, da honestidade com o dinheiro público.

O que eu escrevo é assinado embaixo, eu boto a minha cara na tela do computador. E quando eu erro admito e peço desculpas.

O hacker não pode fazer o mesmo, porque ele é um criminoso e se ele não tiver cuidado pode terminar nas mãos da polícia federal. Pois invadiu minha privacidade, minha caixa de e-mails, o facebook, o blog...

Um cara desses ainda vem falar em liberdade! É muita pretensão!

Você, seu anônimo covarde, é um terrorista do Agreste, um fanático, deve ser feito do mesmo barro daqueles sujeitos malucos que derrubaram as torres gêmeas de Nova York.

Eu durmo de consciência tranquila porque luto por minhas ideias de forma transparente e honesta. Você se continuar nessa carreira, se vangloriando de ser o bamba no computador, um dia vai se dar mal, pode até ser notícia no Jornal Nacional, o país inteiro vendo você sendo levado algemado.

Antes que isso aconteça talvez faça bem a você procurar um psiquiatra. Aqui em Garanhuns existem bons profissionais.

Por fim, agradeço as muitas manifestações de solidariedade, através dos blogs da cidade, no facebook ou pelo telefone.

Lembro especialmente a minha conterrânea e comadre Maria Almeida, que intrigada com o fato observou: “Mas você não mal a ninguém, não atinge as pessoas, procura ser ético...”.

Respondi: “Mas Maria, quem está livre do mal? Não vê padre Júnior? Estava na Igreja, pregando a palavra de Deus, veio um desajustado e quase o mata com uma faca...”

Nessa hora é importante a fé e lembrar do final do Padre Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal, amém”.
Roberto Almeida
Seja bem vindo de volta companheiro.

Amannda Oliveira

Shows do Palco do Festival Pernambuco Nação Cultura na Festa das Dálias começam nesta quinta-feira.

agosto 30, 2012
 
Começam nesta quinta-feira (30), os shows do Festival Pernambuco Nação Cultural na Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte. O Palco Nação Cultural, instalado na Praça Padre Otto Sailler, no centro da cidade receberá recebe artistas como Odair José, Marcelo Jeneci , Fafá de Belém, além de nomes da cena forrozeira pernambucana como Nádia Maia, Josildo Sá, Santanna e Petrúcio Amorim que vem a cidade com o Projeto Viva Gonzagão.

Na noite de hoje se apresentam Odair José com um repertório com músicas conhecidas do público como “Volte pra mim”, Pare de tomar a pílula” e “Vou tirar você desse lugar”. A Orquestra Ópera Banda Show de Pesqueira e o Forró Taquara e MPBaião também estão entre as atrações desta noite.

Já na sexta-feira (31), sobem ao palco os músicos Zé Cafofinho e Marcelo Jeneci com a assim como a cantora Fafá de Belém. A noite começa com Zé Cafofinho e As Correntes, que apresentam para o público o trabalho intitulado “Dança da noite”. Em seguida, o paulista Marcelo Jeneci traz para Taquaritinga do Norte o álbum “Feito pra acabar”, que vem sendo em todas as suas apresentações sucesso de público. A cantora Fafá de Belém sobe ao palco com o que há de melhor da mpb agradando aos românticos e amantes da boa música. 

No sábado (01) de setembro, a noite vai homenagear o Rei do Baião . Sobem ao palco,  o Forró do Bardigão de Taquaritinga do Norte, Fabiana Pimentinha, Josildo Sá com o show “Latada para Gonzagão” e quem encerra a noite é o Projeto Viva Gonzagão com os cantores Santanna, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia, Cezzinha, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Terezinha do Acordeon, Benil e Dudu do Acordeon.

Amannda Oliveira

Sesc Arcoverde realiza à partir de hoje o " I Sotaques do Fole"

agosto 30, 2012
O Sesc Arcoverde realiza à partir desta quinta0feira (30), o " I Sotaques do Fole" que será realizado nos moldes do " Encontro de Sanfoneiros" realizado no ano passado em parceria com o Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR e que foi um grande sucesso de público , além é claro, da participação dos sanfoneiros da cidade e da descoberta por este blog de um dos sanfoneiros mais jovens de Pernambuco, o Pedrinho que na época tinha apenas 07 anos.

O evento que começa na tarde de hoje onde o sanfoneiro Cezzinha do Acordeon vai repassar para as crianças assistidas pelo Curso de Sanfona da Casa Jonas Morais, como conteúdos de harmonia, execução e improviso para os músicos. A programação ainda promete um intercâmbio musical, oficinas , exposições e é claro, o já tradicional cortejo sanfônico.

A atividade de intercâmbio será conduzido pelo músico gaúcho Gilberto Monteiro, que terá um momento de troca de informações com os músicos locais. Monteiro, que toca gaita-ponto, é a atração principal da etapa atual do Projeto Sonora Brasil, que não por coincidência, aporta em Arcoverde no mesmo período do encontro de sanfoneiros. Nascido no extremo Sul do país, na cidade de Santiago (RS), o instrumentista tem percorrido o país divulgando a música dos pampas e será acompanhado na turnê pernambucana por Eduardo Cantero, no violão, e Fernando Gorrie, na percussão. Certamente haverá uma identificação especial de Gilberto Monteiro com o artista arcoverdense Nego de Adélia, integrante do grupo Reisado Encantado das Caraíbas, que é o único músico na cidade que toca o mesmo instrumento, o qual conhecemos como sanfona de oito baixos.

A programação do SOTAQUES DE FOLE contará ainda com a exposição SONUS do artista multimídia recifense João Manoel Feliciano e fechará no dia 31 com shows do músico de Sertânia César Amaral (irmão da cantora Cristina Amaral) e do sanfoneiro Cezzinha do Acordeon.
 
Confiram a Programação:
 
 
Dia 30 de agosto (Quinta-feira)
 
14h- Bate Papo de Sanfoneiros com Gilberto Monteiro e participação dos sanfoneiros de Arcoverde.

15h- Oficina de sanfona com os alunos da escola de sanfona de Arcoverde ministrada por Cezzinha do Acordeon.

20h- Abertura oficial com o Sonora Brasil – Gilberto Monteiro e grupo (RS), no Teatro Geraldo Barros (SESC).

21h- Apresentação do primeiro grupo de Sanfoneiros no Salão do Fole (SESC).

22h- Cortejo Sanfônico, saindo do SESC para a Praça. da Bandeira.
 
Dia 31 de agosto (Sexta-feira) 
 
09h - Abertura da Exposição SONUS de João Manoel Feliciano.

14h- Oficina de sanfona com os alunos da escola de sanfona de Arcoverde ministrada por Cezzinha do Acordeon

20h- Apresentação do segundo grupo de sanfoneiros, no Espaço do Fole(SESC).

22h- Apresentação de César Amaral.

00h- Apresentação de Cezzinha do Acordeon, no Espaço do Fole (SESC).

Amannda Oliveira

Blog do Roberto Almeida é hackeado

agosto 29, 2012
Um dos pareceiros deste blog, o jornalista e blogueiro Roberto Almeida teve sua conta de e-mail do Google invadida por Hackers na tarde desta quarta-feira (29). O ladrão ou os ladrões munidos da senha do blogueiro publicaram no seu blog e utilizaram também do seu Faceboo.
 
Roberto, é conhecido entre os blogueiros por sua seriedade e já  prestou queixa na delegacia de polícia comunicando também ao Google o furto do seu e-mail e blog. 

O nosso Blog Falando Francamente também foi vítima desse tipo de roubo em janeiro e é terrível como nesse momentos percebemos que não temos um 0800 para ligar e nos comunicar com o blogspot que administra os nossos blogs.

Estamos torcendo para que o companheiro consiga o mais rápido possível voltar a nos brindar com seus textos e competência.

Amannda Oliveira

Ministério Público solicita interdição do matadouro público de Sanharó

agosto 29, 2012
Por causa de diversas irregularidades encontradas no matadouro público de Sanharó, situado no Agreste, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou a interdição do estabelecimento, que deverá ser feita em 15 dias. O promotor de Justiça Henrique Ramos Rodrigues, autor do documento, emitiu a recomendação para o prefeito, para as Secretarias de Saúde e de Agricultura, bem como para a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e para o gerente da Vigilância Sanitária.

De acordo com o texto da recomendação, publicado nesta quarta-feira (29/08) no Diário Oficial, a Adagro compôs um relatório, o qual aponta que o local não tem condições de funcionamento e que está fora dos padrões exigidos pela legislação, podendo comprometer tanto a saúde quanto a vida das pessoas que consomem a carne do matadouro. Além disso, a agência informou a impossibilidade de reforma, uma vez que o estabelecimento está localizado dentro da área urbana.

Desta forma, todos aqueles que foram notificados terão que tomar providências para interditar o matadouro no prazo de 15 dias, impedindo a realização de abate ou a manipulação de qualquer animal.

O município de Sanharó e a Vigilância Sanitária ficaram responsáveis por esclarecer a todos os proprietários de animais, aos comerciantes e a população sobre os motivos do fechamento do local. Além disso, eles também devem fazer a fiscalização com a finalidade de prevenir e reprimir o comércio de carnes que não estejam dentro das normas sanitárias.

O prefeito deverá enviar ao MPPE um relatório circunstanciado contendo todas as providências tomadas acerca do assunto, no prazo de 30 dias. 

Fonte:MPPE

Sílvio Costa Filho defende criação da Comissão Permanente de Infraestrutura e Mobilidade Urbana

agosto 29, 2012
A Assembleia poderá instalar uma Comissão Permanente de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. A proposta de criação do colegiado foi apresentada nesta quarta (29 ) pelo deputado Sílvio Costa Filho, do PTB.

O parlamentar, que presidiu a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe, no primeiro semestre deste ano, afirmou que a Casa Joaquim Nabuco precisa aprofundar o debate a respeito do tema.

Segundo o petebista, a Comissão Permanente poderá discutir assuntos como investimentos internacionais, Parcerias Público-Privadas, desapropriações e a chegada de novos empreendimentos voltados à melhoria da infraestrutura da Região Metropolitana do Recife.

Na tribuna de aparte, os deputados Luciano Siqueira, do PCdoB, Vinícius Labanca, do PSB, e Zé Maurício, do PP, apoiaram a sugestão de Costa Filho, ressaltando que o tema mobilidade urbana é um dos maiores desafios para as grandes cidades do País. 

Fonte: Site da Alepe 

Reviravolta na campanha do Recife. Pesquisa mostra Geraldo em empate técnico com Humberto

agosto 29, 2012

O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (29), a segunda pesquisa de intenção de voto da disputa pela Prefeitura do Recife e os dados mostram que as eleições municipais sofreram uma reviravolta. 

Na pesquisa anterior, o candidato do PT Humberto Costa possuía 35% e Geraldo Júlio do PSB tinha 7%.
Na pesquisa atual Humberto aparece com 29% e Geraldo saltou para 29%, mostrando um claro empate técnico por assim dizer. 

Ainda na segunda pesquisa, Daniel Coelho (PSDB) aparece com 12% e Mendonça Filho (DEM), com 9%.

Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) ficaram com 1%, enquanto Jair Pedro (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos somaram 10% e não souberam responder, 9%.
O candidato Esteves Jacinto (PRTB) não foi incluído na pesquisa por ter tido sua candidatura impugnada no dia 24 de julho pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
A pesquisa ouviu 832 pessoas entre os dias 28 e 29 de agosto na cidade do Recife com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Amannda Oliveira

Dengue preocupa Garanhuns

agosto 28, 2012
Foi concluído o 4º ciclo do Índice de Infestação Predial em Garanhuns, que apresenta os focos do Aedes Aeghipt, mosquito transmissor da Dengue, nas residências do Município. O resultado continua preocupante e requer maior atenção da população local. Segundo dados da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, o Município apresenta um índice geral que atinge 12,1 na escala. O ciclo anterior registrou 11,9. 

Os maiores focos do Aedes se encontram nas comunidades do Aloísio Pinto, Indiano, Cohab 1, Massaranduba, Manoel Cheú e Vila Lacerdópolis. A situação também é preocupante nos bairros do Magano, Cohab II, Boa Vista, Liberdade, Jardim Petrópolis e Parque Fênix. “Continuo frisando a importância da participação popular no combate ao mosquito da dengue. Pois sem a colaboração de todos, é inviável conseguirmos um resultado satisfatório”, afirmou o Coordenador de Educação em Saúde da Prefeitura, Eliel Duarte. 

Até o momento, foram notificados 603 casos suspeitos da doença. Destes, 408 casos da dengue clássica foram confirmados, e nenhum caso de dengue hemorrágica. Pessoas com sintomas semelhantes aos da Dengue, como: febre, vômitos, dores e manchas no corpo, deverão procurar as Unidades de Saúde mais próximas para serem notificados pelas equipes de saúde. A observação é que não pratiquem a automedicação.

Com a meta de controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue no Município, tendo em vista o alto índice de infestação em vários bairros da Cidade, bem como o período de chuvas e o sol no próximo mês de setembro, a Secretaria de Saúde, continua com as ações de educação em saúde e mobilização social, através de parcerias como o núcleo acadêmico de Educação em Saúde, criado na UPE Garanhuns - o qual, acadêmicos de cursos distintos promovem palestras e vídeos debate sobre a doença; além de caminhadas de prevenção, nas ruas dos bairros mais atingidos. 

A Secretaria de Saúde também busca intensificar as ações por meio da ampliação do quadro de Agentes Comunitários de Saúde, que em breve vai passar de 50 para 82 profissionais. Diariamente, a equipe de Agentes visita os mais de 44 mil domicílios de Garanhuns e retornam em períodos de 60 dias.

COMBATE A DENGUE - Limpeza de quintais e armazenamento d’água adequado em recipientes bem fechados continua sendo necessário ao combate do mosquito da Dengue. Qualquer possibilidade de acúmulo de água limpa e parada, em poças ou objetos, precisa ser eliminada para dificultar o surgimento do mosquito. Reservatórios, que já tenham sido criadores do Aedes, ainda que secos, também podem gerar o mosquito. Pois o ovo pode passar até um ano colado na parede de um reservatório, esperando por água. E assim que houver o contato, ele eclode e novamente passa a ser um foco do mosquito da Dengue.

Informações: Prefeitura de Garanhuns

Festa, blogosfera, gente bonita e compras muitas compras. Um pouco do Shoping Day do Inutilidades e Moda

agosto 28, 2012
O Blog Inutilidades e Moda completou no último domingo (26), um ano de existência simpatia e bom gosto com a realização do 1.º Shoping Day Inutilidades e Moda e tudo assinado é claro, pela linda Annelise Quirino que aproveitou o evento para comemorar juntos aos blogs parceiros e suas leitoras os seu 22 anos.
O evento contou com vários estandes de moda que fizeram um verdadeiro queima de preços em peças para todo gosto e idade. 

O auditório do Hotel Olho D`água ficou pequeno pra tanta gente consumindo moda loucamente. Com uma demoração alegre e cheia de bom gosto o evento veio mais uma vez mostrar o poder dos blogs ao levar lojas de nome que apostaram na proposta.
Parabéns a Annelise e a sua equipe pelo sucesso e competência.


Amannda Oliveira

Unidade Acadêmica de Garanhuns promove II Intercâmbio entre Núcleos de Agroecologia da UFRPE

agosto 28, 2012
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), por intermédio do Núcleo de Agroecologia, promoverá o II Intercâmbio entre Núcleos de Agroecologia da Universidade. O evento acontecerá nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2012, na UAG.

Este Intercâmbio envolve o Projeto AGROFAMILIAR , Rodas de Debate e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa, da UAG/UFRPE, coordenado pela professora Horasa Andrade; o NEPPAS - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido, da UAST/UFRPE, coordenado pela professoa Laetícia Medeiros Jalil; e o NAC - Núcleo de Agroecologia e Campesinato, coordenado pela professora Maria Virgínia de Almeida Aguiar.


A programação está composta por rodas de diálogo, relatos de experiências, mesas redondas, visitas de intercâmbio a experiências agroecológicas da região, apresentação culturais, entre outras atividades, explica a professora Horasa.

Ainda de acordo com a coordenação do Intercâmbio, estão disponíveis 20 vagas para alunos e 20 vagas para professores da UFRPE/UAG, que podem realizar suas inscrições mediante o e-mail: agrofamiliar@ymail.com.

 Fonte: ASCOM

Gravatá sedia curso de cozimento a vácuo

agosto 28, 2012
Começa nesta terça-feira no Spa Oásis em Gravatá o Curso de Sous-vide, um método de cozimento à vácuo em baixa temperatura com o uso de um termocirculador.
O curso que foi desenvolvido e será ministrado pelo chef Paulo Carvalho e pela química Ana Claudia Correia de Araújo, proprietária do Spa, é voltado para estudantes de gastronomia e profissionais interessados em aprender esse tipo de cozimento à vácuo.

Entre as vantagens do uso da técnica está a redução de custo das porções de proteínas dos cardápios, pois utilizando a técnica não há perda de água no cozimento, a agilidade na finalização dos pratos e a padronização dos pontos de cozimento.


As inscrições estão abertas e a primeira turma do curso iniciam suas aulas no dia 28 de agosto, das 9h às 18h, no Spa Oásis.


A turma terá oito participantes e o investimento será de R$600 e maiores informações pelo telefone (81) 9168.0168.


Sobre a técnica:


Idealizado pelo chef George Pralus, na França, o Sous-vide tem o objetivo de melhorar o sabor de cada produto. O processo tem início com o alimento colocado numa embalagem de filme de nylon termoresistente, que é levada à máquina de vácuo, onde todo o oxigênio é retirado.


Em seguida, o alimento, já embalado, é levado ao cozimento com a ajuda de um termocirculador, uma espécie de banho-maria de alta precisão, onde a temperatura é mantida constante. A técnica tem como preceito básico a combinação de tempo e temperatura ideais para cada tipo de alimento, garantindo a manutenção das propriedades nutricionais e preservando as principais estruturas moleculares dos alimentos.

O processo de Sous-vide é possível com carnes vermelhas e brancas, peixes, frutas e verduras.

Informações: Secretaria de Comunicação de Gravatá

Festival Pernambuco Nação Cultural no Agreste Setentrional homenageará Nelson Rodrigues

agosto 28, 2012
 "Viúva, porém honesta" (Foto: Zé Britto/Divulgação)

A próxima edição do Festival Pernambuco Nação Cultural guarda uma surpresa para os amantes da literatura e do teatro. O escritor, jornalista e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos este ano, será o grande homenageado da programação do Agreste Setentrional.

No dia 1º de setembro, uma mesa de bate-papo, composta pelo Prof. Dr. Luís Reis, do Departamento de Artes Cênicas da UFPE, e pelo Prof. Dr. Anco Márcio, do Programa de Pós-Graduação em Letras, passeará pelas diversas facetas da polêmica obra rodriguiana. A mediação ficará por conta de Pedro Vilela, diretor do espetáculo “Viúva, porém honesta”, do Grupo Magiluth. A peça será encenada no mesmo dia do diálogo, como parte da homenagem a Nelson Rodrigues. As ações acontecerão na cidade de Limoeiro.

O tema transversal, que promete estar presente na discussão, é a moralidade na obra do escritor. “Eu acho que quando ele expõe a hipocrisia humana, ele também a expurga”, reflete Wellington de Mello, escritor e coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado. Ele destaca que a ideia da mesa é tratar tanto da porção literária quanto dramatúrgica do autor. Aproximações entre Rodrigues e Freyre, por exemplo, também serão analisadas pelos debatedores.

Segundo Leo Antunes, coordenador dos Festivais Pernambuco Nação Cultural, esta ação não deve ser apenas vinculada às linguagens ou especificamente ao FPNC do Agreste Setentrional, mas vista como uma merecida homenagem dos festivais, como um todo, ao escritor.

Fonte: ASCOM

Programação da 24.ª edição do Festival da Lavoura.

agosto 27, 2012
De 28 a 30 de setembro acontece mais um Festival da Lavoura em Calçado com o objetivo de valorizar os produtos rurais e os agricultores do município.

Na noite da última sexta-feira (24), na Praça Valdemar Tinô de Medeiros, houve a primeira prévia do evento onde foram apresentadas as principais músicas dos artistas que compõe a grade de shows. Além de shows e esposições, o evento contará com uma feijoada além de desfiles.

CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:

Sexta-feira (28/09)
- Banda Mel com Terra
- Arreio de Ouro

Sábado (29/09)
- Vicente Nery &  Forró Cheiro de Menina
- Edu & Maraial
- Baladeiros

Domingo (30/09)
- Garota Safada
- Calango Aceso

Amannda Oliveira

Chapéu de Palha da Estiagem vai beneficiar agricultores que sofrem com a seca.

agosto 27, 2012
Foto: Eduardo Braga

Complementar a renda familiar dos agricultores que sofrem com os efeitos da seca no Semiárido pernambucano. Com este objetivo o governador Eduardo Campos encaminhou à Assembleia Legislativa (Alepe), nesta segunda-feira (27/08), Projeto de Lei que cria o Chapéu de Palha Emergencial da Estiagem. Com a aprovação do projeto, cerca de 200 mil famílias em 112 municípios do Estado receberão um ajuda financeira de R$ 280 para cobrir as perdas financeiras provocadas pela seca mais severa dos últimos 40 anos no Estado.

A solenidade, que contou a presença de cerca de 200 pessoas, entre representantes dos movimentos sociais do campo e agricultores, aconteceu na Sede Provisória do Governo no Centro de Convenções. A parcela extra será concedida aos agricultores que já recebem auxilio financeiro do Garantia-Safra (R$680) ou do Bolsa Estiagem (R$ 400). O valor de R$ 280 será pago em quatro parcelas de R$ 70, a partir de outubro deste ano, através de um cartão magnético especifico do programa.

Ao destacar os prejuízos que as mudanças climáticas e a escassez de água vão causar em todos os recantos do mundo, Eduardo defendeu um “olhar estratégico para o hoje e para o amanhã”. “A gente tem que pensar, a um só tempo, no próximo ano, na próxima década e no próximo século. Temos que usar a inteligência para fazer os dois movimentos“, afirmou. O governador destacou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na construção de cisternas e adutoras, no acesso ao crédito, na compra a preço justo da produção dos agricultores pernambucanos, entre outras ações. 

Para garantir a parcela extra aos agricultores familiares, o Governo investirá cerca de R$ 60 milhões em recursos do cofre do Estado. O complemento financeiro vai beneficiar os agricultores de municípios que tiveram situação de emergência ou calamidade pública decretados pelo Governo Federal. A decisão de conceder o complemento financeiro levou em consideração o prolongamento dos efeitos da estiagem no Agreste e Sertão Pernambucano, que tornaram necessário ampliar o valor e período de duração do auxilio financeiro. 

No sitio de 29 hectares no município de Pedra no Agreste pernambucano onde planta feijão e milho para consumo da família de nove pessoas, o agricultor Zenildo Silva, 54, comemorou a notícia. “Esse ano não teve ganho, só perda. Achei ótimo porque esse dinheiro vai nos ajudar a comprar comida para gente e também para ração dos animais”, disse o agricultor ao lembrar que o gado de tão magro mal fornece leite.

Fonte: ASCOM

Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto realiza encontro com crianças e adolescentes em Garanhuns

agosto 27, 2012
O Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto está preparando uma programação especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito em Garanhuns e demais municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

De 17 a 21 de Setembro várias atividades serão realizadas em escolas municipais e estaduais, com palestras e trabalhos elaborados pelas crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, voltados a Educação no Trânsito.
 
No encerramento, dia 21, acontecerá um grande encontro no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia com palestra aos estudantes, proferida pelo Capitão Luciano, Coordenador da Operação Lei Seca no estado de Pernambuco. Na ocasião, serão mostrados os trabalhos feitos ao longo da semana e os alunos receberão 600 camisetas pela participação no grande evento.
 
"Entendemos que a educação para o trânsito deve ser contínua e sempre buscando mostrar a estas crianças e adolescentes a necessária responsabilidade, isto acaba influenciando até seus pais, quando eles levam esta mensagem para dentro de suas casas." - Afirma Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES e presidente do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto.
 
A Semana Nacional de Trânsito promove justamente a conscientização, e o Governo do Estado, através da V GERES, e das instituições que fazem parte do CRPAM farão deste evento mais uma forma de alertar a população sobre o alto índice de acidentes em nossa região, desta vez, focando na educação às crianças matriculadas em nossas escolas.

SERVIÇO:
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM GARANHUNS
17 A 21 DE SETEMBRO
PALESTRAS E TRABALHOS COM JOVENS
GRANDE ENCONTRO NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL TAVARES CORREIA
REALIZAÇÃO: CRPAM / V GERES / GOVERNO DE PERNAMBUCO

Informações: ASCOM
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.