Programa SEI do Sebrae é desenvolvido na Ascap

julho 31, 2012

Composto de soluções que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios dos novos empreendedores brasileiros, o Programa SEI do Sebrae está sendo desenvolvido, na modalidade oficina presencial,  na Ascap - Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe.

O programa teve início no último dia 25 com o tema SEI Vender, ministrado pelo consultor Fernando Shuller, que ensinou os participantes a pensar o seu negócio, adaptar-se às necessidades do mercado, preparar seus produtos e serviços para conquistar mais clientes e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão.

No dia 26, foi a vez do consultor Marco Antônio ministrar o SEI Comprar, que objetivou preparar o empresário para comprar bem, adquirir o que necessita com qualidade, preços e prazos de pagamento favoráveis às necessidades de seus clientes e aumentar a lucratividade.

O programa SEI do Sebrae superou a expectativa de público. De acordo com o presidente da Ascap, José Gomes Filho, a iniciativa da entidade em trazer o programa para Santa Cruz do Capibaribe, demonstra o compromisso da Ascap de capacitar o empresariado local.

Confira os temas que serão abordados até o final do programa:

Dia 08/08 - SEI Controlar Meu Dinheiro - sobre finanças e como controlar o dinheiro da empresa e o fluxo de caixa. Entender a diferença entre o seu dinheiro e o da empresa e saiber elaborar o controle diário de entradas e saídas do seu negócio.

Dia 09/08 - SEI Empreender - Compreender os princípios do empreendedorismo, descobrir mais sobre o seu potencial empreendedor e aprenda a agir de forma consciente e responsável na tomada de decisões do seu próprio negócio.

Dia 22/08 - SEI Unir Forças Para Melhorar - descobrir as vantagens de empreender coletivamente. Entender que se organizar para realizar ações coletivas facilita a superação de problemas, desafios e necessidades comuns.

Dia 23/08 - SEI Planejar - aprender a organizar o seu negócio para se adaptar às necessidades do mercado, dispor de produtos e serviços com qualidade e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão do seu negócio de maneira sustentável.

Dia 29/08 - SEI Administrar - aprender a planejar seu negócio e a desenvolver suas características como empreendedor e descubra como melhorar os resultados, contornar e evitar problemas. Saber como traçar o caminho do seu negócio em direção ao sucesso.

No encerramento do SEI, dia 30 de agosto, os participantes terão uma palestra sobre o MEI (Micro Empreendedor Individual), ministrada pelo consultor Wellington Falcão.  

Colaboração:Elinaldo Ventura

Calçado recebe o espetáculo “Sobre um paroquiano”

julho 31, 2012

Foto: Divulgação
 
Nesta sexta-feira (03), a Compassos Companhia de Danças apresentará o espetáculo “Sobre um paroquiano”, baseado no texto “Um paroquiano inevitável”, do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho. A peça será montada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, às oito da noite. Para entrar, deve-se levar um quilo de alimento ou um agasalho.

Montada de forma diferente, em vez de apenas atores, entram em cena atores-bailarinos com direção e coreografia de Raimundo Branco. A história dos personagens se passa na década de 1930 e fala sobre o relacionamento de uma família em três almoços.
O evento tem o apoio cultural do Governo Municipal de Calçado, por meio da Secretaria de Educação e Desportos, da Igreja Católica e do Governo de Pernambuco.

Colaboração: Jael Soares

Próxima parada do Festival Pernambuco Nação Cultural é Pesqueira

julho 31, 2012

A caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) segue viagem. Depois do Sertão do Pajeú, é a vez de o Agreste Central contar com a programação do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe.

Entre os dias 13 e 18 de agosto, os municípios da região irão receber atividades das mais diversas linguagens, como música, literatura, artes cênicas, audiovisual, design e moda, artes visuais, artesanato, fotografia, entre outras. O FPNC levará também ações de formação cultural – palestras, seminário e oficinas gratuitas.

A cidade polo, assim como no ano passado, é Pesqueira, que recebe o Palco Nação Cultural, onde acontecem os shows. Entre as atrações já confirmadas estão Clayton Barros, China, Lenine, Azulão, Projeto Viva Gonzagão e Fagner. O município terá também o Polo Prado com atrações de cultura popular, bandas de garagem e cortejos, além do Encontro Estadual de Povos Indígenas, na Serra do Ororubá, onde vive o povo Xucuru.

Informações: ASCOM

Ministério da Saúde e Facebook fazem parceria para incentivar doação de órgãos

julho 30, 2012
 O Ministério da Saúde e o Facebook lançaram nesta segunda-feira (30) uma opção, dentro do perfil dos usuários, para incentivar a doação de órgãos. A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 40 milhões de usuários no Brasil.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a parceria entre Ministério e Facebook permitirá a aproximação do brasileiro com as redes sociais e o Sistema Nacional de Transplantes. “Esta ação permitirá criar mais um espaço para que qualquer cidadão possa compartilhar, com privacidade, entre familiares e amigos, sua decisão de ser doador de órgão”, destacou Padilha.
 
O Ministério da Saúde utiliza as redes sociais, desde 2009, para se aproximar cada vez mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

DOAÇÃO - O Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de população (PMP), meta prevista para 2013. No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842 transplantes.

“Atingimos uma meta importante nesse primeiro quadrimestre. Vamos sustentar este aumento por meio de incentivos para ampliar o número de transplantes. Em abril, ampliamos em 30% o valor pago por transplante de rim, procedimento que tem uma demanda bastante expressiva. A parceria com esta rede social vai acelerar o número de transplantes”, ressaltou o ministro Alexandre Padilha.

NOVIDADE - O Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo, a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O objetivo é que o internauta adicione a informação de que é doador em sua linha do tempo e compartilhe sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um doador.
Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem compartilhar a informação. Para isso, ele deve configurar o controle de privacidade. A informação sobre doação de órgãos poderá aparecer na linha do tempo e na descrição do perfil do usuário.

“Estamos felizes por oferecer essa ferramenta aos brasileiros. A missão do Facebook é simples: fazer o mundo mais aberto e conectado. E, acreditamos que, por simplesmente dizer às pessoas que você é um doador de órgãos, daremos um importante passo na conscientização a respeito desta causa tão importante”, explicou Alexandre Hohagen, Vice-Presidente do Facebook para a América Latina. “A rede social tem se tornado espaço para compartilhar experiências positivas. Agora a usaremos para sensibilizar as pessoas”, completou.

No final de abril deste ano, o Facebook disponibilizou a nova ferramenta para residentes dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. No evento em que a funcionalidade foi anunciada, os representantes da rede social destacaram o empenho para encontrar formas de contribuir com a sociedade. Desde então, o Facebook introduziu a ferramenta em vários países e os números de registros nestes países têm aumentado significativamente.

Para ativar a funcionalidade, é preciso realizar os seguintes passos:
  • Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo.
  • Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo:
  • Selecione Saúde e bem-estar
  • Selecione Doador de órgãos
  • Selecione seu público e clique em Salvar
 Fonte: Ministério da Saúde

CUT-PE promove ato público nesta terça contra decreto presidencial

julho 30, 2012
 
A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) convoca os seus sindicatos filiados, os movimentos sociais e a população em geral para participar de ato público a ser realizado na terça-feira (31), às 09h, na Praça da Independência/Recife. Em pauta: a publicação do decreto governamental 7777 que prevê a substituição dos servidores públicos federais em greve por servidores estaduais e municipais. 

De acordo com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, a  medida imposta pelo Governo Federal atropela o processo de diálogo e vai na contramão da legitimidade de uma paralisação em defesa de salários e direitos. Ele lembrou inclusive que a greve é um direito constitucional.  

Veras  assinalou que o confronto que se agrava após mais de um mês de paralisação, só se estabeleceu pela incompreensão do governo federal que, movido pela lógica do desmedido “ajuste fiscal”, arrocha salários e investimentos, medidas incompatíveis com os compromissos assumidos e com as necessidades da sociedade brasileira, em especial, dos servidores públicos.
“ Somos contrários, porque a substituição de servidores com atribuições diferenciadas entre os entes federados é inaceitável e pode implicar em inúmeros – e graves – prejuízos para a sociedade”, ressaltou. 

O sindicalista disse, ainda, que a utilização de pessoal não qualificado para exercer funções como a da vigilância sanitária e de fronteiras, de portos e aeroportos, que são atribuições da União, ainda que de forma transitória, pode colocar em risco a saúde, a segurança da população e a própria soberania nacional. Além de abrir um perigoso precedente.

O presidente da CUT-PE voltou a defender um espaço permanente de diálogo, que vinha sido construído com o compromisso e o protagonismo da Central, através da regulamentação da Convenção 151 da OIT, que estabelece a negociação coletiva no serviço público.

“Reiteramos a importância da implantação de uma política de aumento real e valorização das carreiras para a melhoria crescente da qualidade do serviço público prestado à população e para o próprio desenvolvimento nacional, com distribuição de renda e garantia de direitos. Reprimir manifestações legítimas é aplicar o projeto que nós derrotamos nas urnas. O caminho é o diálogo, a negociação e o acordo, para resolvermos os conflitos. Sem isso, a greve é a única saída”, enfatizou.

Colaboração: Carlos Veras- Presidente da CUT/PE

8.º Festival de Artes do Vale do São Francisco acontece na próxima sexta em Petrolina

julho 30, 2012
 
 
O 8º Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico-,  promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina, terá  início na próxima sexta-feira(3) e segue até o dia 18 ,  em polos espalhados por Petrolina.

O Aldeia é um desdobramento do projeto nacional Palco Giratório.

Durante o período do festival, moradores e visitantes têm a oportunidade de acompanhar atrações no Sesc Petrolina, na Catedral, no Museu do Sertão, no Bambuzinho, na Praça Dom Malan e na Ilha do Massangano. E outros 10 bairros da cidade reúnem as atividades do evento.

Pela primeira vez, será realizada a Mostra Itinerante de Artes, com oficinas artísticas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. A vizinha cidade de Juazeiro, na Bahia, também recebe parte da programação, no Centro Cultural João Gilberto.

A abertura oficial do festival acontece no dia 3, com o Abre-Alas pro Velho Chico, um cortejo que sai do Sesc Petrolina às 16h, passa pelas ruas da cidade e segue em direção à Porta do Rio. Na orla, acontecem as apresentações de Aurinha do Coco, Afoxé Filhos de Zaze, Baque Opará, Samba de Veio e Tio Zé Bá.

A programação conta ainda com espetáculos teatrais, como Nem sempre Lila(PE), Classificados poéticos (AL) e Vila Tarsila (SP). Outro destaque são os espetáculos de dança Eu vim da ilha (PE) e O Sertão é lindo (BA).

A cada edição, o Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico mobiliza aproximadamente mil artistas, promovendo mais de cem atrações locais e nacionais, além de movimentar um público de 70 mil pessoas durante os 16 dias de programação. Entre os convidados deste ano, estão Elisa Lucinda, Marcelino Freire, Chico Pedrosa, Virgilio Siqueira, Claudete Galvão, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga.

Vale informar que o festival tem uma pré-programação, com atividades realizadas hoje, como oficinas de teatro de rua, cerâmica, dança, percussão, teatro, vídeo e literatura de cordel. As artes visuais estarão presentes nas prévias. Já está em cartaz, por exemplo, a exposição Memória instantânea – retrospectiva fotográfica do Festival Aldeia do Velho Chico, no Museu do Sertão.

Ainda pré-evento, no dia 2, às 20h, destaca-se a exposição Figura, paisagem e natureza morta, na Galeria de Artes Ana das Carrancas. A mostra traz trabalhos de artistas plásticos conceituados, como Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga.

Fonte: ASCOM

Serra Talhada e Sertânia estão entre as cidades que mais geraram empregos

julho 30, 2012
Duas cidades do eixo Pajeú-Moxotó estão entre as cidades que mais geraram empregos em 2012 em Pernambuco segundo  números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo do Ministério do Trabalho.
 
Serra Talhada, com 412 postos gerados e Sertânia com 390, nono e décimo lugares,respectivamente.  No ano, Pernambuco somou 24.111 novos empregos.

Na outra ponta, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o município de Salgueiro é o quarto colocado entre os municípios  que mais demitiram em todo o Brasil, durante o primeiro semestre do ano corrente.

No período, houve, no município, 3.326 demissões a mais do que contratações. A lista é encabeçada por Coruripe, em Alagoas, seguido de Santa Rita, na Paraíba, e Rio Largo, também em Alagoas.

Fonte: site de Nill Junior

Ministério Público quer prefeituras engajadas na segurança pública

julho 30, 2012

O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, vai recomendar aos promotores de Justiça de todo o Estado que firmem Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com os prefeitos pernambucanos em torno da adoção de medidas voltadas à segurança pública. De acordo com Fenelon, esta questão também é de responsabilidade direta das prefeituras. O chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lembrou a palestra que proferiu há três anos para um grupo de prefeitos do Agreste sobre este assunto, com apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).


Naquela ocasião, Fenelon sugeriu aos prefeitos que melhorassem a iluminação pública, instalassem câmeras de segurança, fortalecessem a guarda patrimonial e dessem total apoio aos Conselhos Tutelares. “As prefeituras têm, sim, o dever de se engajar ao programa Pacto pela Vida, como forma de fortalecer o enfrentamento à violência urbana”, observou. O problema da segurança pública foi destacado em recente pesquisa do Instituto Maurício de Nassau. No levantamento, o eleitor recifense aponta a segurança pública como a maior preocupação da população da capital.

O procurador-geral enfatizou, ainda, a importância da criação de um selo de certificação do Pacto pela Vida, que seria concedido os municípios que cumprissem uma série de exigências no combate à criminalidade, entre elas a instalação de centros de recuperação de dependentes químicos. De acordo com a proposta apresentada por Fenelon e pelo promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira à Câmara Setorial do Pacto pela Vida, ano passado, as prefeituras que conseguissem reduzir a criminalidade receberiam benefícios fiscais, por meio do ICMS da Paz.

Fonte: ASCOM/MPPE

Afogados da Ingazeira recebe dois consultórios odontológicos portáteis.

julho 30, 2012
 
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu duas unidades de consultórios odontológicos portáteis. Os equipamentos serão utilizados para atender os moradores da zona rural e os alunos das escolas municipais.

Cada consultório acompanha duas cadeiras, uma do paciente e a outra do dentista, refletor e um kit com todos os instrumentos dentários. A ação foi fruto de um projeto encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde Bucal.

Informações: ASCOM

Floresta recebe biblioteca do SESI

julho 30, 2012
O município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, ganha nesta quarta-feira (1º) um centro multimídia para estudo e pesquisa, destinado a trabalhadores da indústria, estudantes e população em geral. Trata-se da 17ª biblioteca no Estado inaugurada pelo programa Indústria do Conhecimento, com investimento de R$ 350 mil.

Segundo o presidente da FIEPE e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real, a escolha por Floresta faz parte da estratégia de interiorização dos serviços do SESI. “A região do São Francisco possui grande apelo industrial, com alta competitividade na área de exportação. Dessa forma é mais que necessário ofertar acesso ao conhecimento para trabalhadores nas bibliotecas”, afirmou.

A biblioteca de Floresta conta com acervo de 1300 livros, além de CDs, DVDs e dez computadores com internet gratuita. Ainda dentro do programa Indústria do Conhecimento, serão inauguradas mais três unidades em Pernambuco, totalizando 20 bibliotecas. Em todo o Brasil, serão 350 unidades lançadas pela CNI.

 A solenidade será às 17h, no centro da cidade.

Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco

Stênio Neiva Coelho toma posse como desembargador no TJPE

julho 30, 2012
Nesta segunda-feira (30), o advogado Stênio Neiva Coelho, 42 anos, toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), em sessão solene no salão nobre do Palácio da Justiça, a partir das 17h. Neiva – que já está no exercício do cargo desde o último dia 10 de julho - ocupa a última vaga decorrente da Lei Complementar nº 20, que recentemente aumentou de 39 para 42 o número de desembargadores na Casa.  Na ocasião, também será empossado o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPPE, Erik Simões, que assume vaga aberta pelo falecimento do desembargador Romero Andrade.

“É com muita honra que assumo essa vaga no Pleno do TJPE, pautado pelo compromisso de aliar o dinamismo da advocacia à imparcialidade da magistratura para contribuir com uma Justiça mais célere”, afirma o advogado.

Antes de ser indicado pelo governador Eduardo Campos (PSB) à vaga no TJPE, Stênio Neiva atou como desembargador no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), em vaga também pertencente à OAB/PE pelo Quinto Constitucional. Na instituição, esteve à frente da primeira Ouvidoria da Justiça Eleitoral pernambucana, instalada em março de 2011 permanecendo como desembargador-ouvidor até o fim do seu mandato na Casa.

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Stênio Neiva tem especialização em Direito Processual Civil na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) e extensão pela Universidade Fordham de Nova Iorque (Estados Unidos).  É sócio fundador do escritório Black, Neiva & Advogados Associados, com sede no Recife, e atuação no Nordeste.  Sétimo filho do desembargador aposentado Otílio Neiva – único a seguir a carreira jurídica do pai – é casado com a médica Isabela Coutinho e pai de dois filhos. 

Informações: ASCOM
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.