Pense num amor. Pesquisa revela: 1 em cada 10 homens trocaria a namorada por iPad.

abril 30, 2012
iPad 3 desejado pelos usuários do site (Foto: Divulgação)

Acredite se quiser.Uma pesquisa feita pelo site de jogos Roxy Palace revelou que um em cada dez homens solteiros prefere ter um iPad a uma namorada. Dos 600 usuários entrevistados pelo portal, 11% confessaram a preferência pelo eletrônico da Apple. O estudo também questionou os participantes sobre trocarem um relacionamento por um tablet de outra marca, mas somente 4% disseram que o fariam. 

Ironicamente, quase metade dos entrevistados (44%) afirmou já ter usado aplicativos para ajudar a resolver problemas de namoro, e 15% confessa acessar sites de relacionamento para procurar novas companheiras. A consulta também revelou que 71% dos interrogados acreditam que o uso de tecnologias pode ajudar na construção de novas relações, indicando o FaceTime (app para chamadas de vídeo) como uma ótima ferramenta para se conhecer pessoas antes de encontrá-las pessoalmente.

Um porta-voz do site Roxy Place explica que, como o iPad 3 é uma novidade ainda muito comentada, as pessoas ficam curiosas e estimuladas a ter um, o que faz com que muitos homens desejem mais o tablet do que uma namorada. Segundo ele, porém, isso não acontece tanto entre as mulheres, já que elas são mais sociáveis que os homens, e muitas ainda sonham com um casamento de princesa, algo que valorizam mais que um produto eletrônico.

Fonte: G1

Pernambuco cria comitê de combate à estiagem.

abril 30, 2012
4
Foto: Andréa Rego Barros

Pernambuco é o primeiro estado a instalar o seu Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido. A solenidade de formalização do grupo de trabalho contou com a participação do governador Eduardo Campos e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e foi realizada hoje (30), no Palácio do Campo das Princesas. 

Em Pernambuco, 45 municípios já decretaram Situação de Emergência por conta da seca. São 13 cidades do Agreste e outras 32 do Sertão que juntas somam uma população de 478 mil habitantes prejudicados. O comitê é composto por 13 integrantes de dez pastas estaduais. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.
As reuniões do grupo acontecerão todas as segundas-feiras, às 14h, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi. Na próxima sexta-feira (04/05) o comitê seguirá para o município de Afogados da Ingazeira, para uma reunião com o Consórcio de Municípios do Pajeú.
Cabe ao comitê estadual coordenar e monitorar as ações emergenciais de enfrentamento à seca anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff na última segunda-feira (23/04), durante reunião com os governadores do Nordeste, em Sergipe. ­­­Entre as medidas de curto prazo que serão acompanhadas pelo grupo estão a ampliação da oferta de carros-pipa, a renegociação das dívidas dos produtores, a liberação de novas linhas de crédito, além da concessão do Bolsa-Estiagem no valor de R$ 400 para os agricultores que não recebem o Seguro-Safra.
Neste primeiro momento, o comitê tem como prioridade fazer um balanço da perda de safra que afetou pequenos agricultores e criadores do Semiárido. “Esses laudos vão dar início ao processo que possibilita aos agricultores receberem os seus seguros e também vai ajudar as cidades com Situação de Emergência decretada a garantir crédito e abastecimento d’água”, explicou o governador.
Para o ministro Fernando Bezerra Coelho, os comitês vão catalisar as ações do Poder público. “A instalação busca a integração das ações dos governos federal, estadual e municipal, para que a gente possa, num esforço comum, atenuar e mitigar os efeitos que são muito grandes, ainda mais para o pequeno agricultor que, sem água, vê o seu rebanho perecer”.
Em entrevista, além das ações emergenciais pactuadas com o Governo Federal, Eduardo destacou as obras estruturadoras que vem sendo realizadas pelo Estado desde 2007. “Estamos fazendo 70 mil cisternas e vamos fazer outras 70 mil. Também vamos entregar mais de mil pequenos sistemas de abastecimentos d água,  além da concessão do Seguro Safra para 110 mil agricultores”, listou.
As outras secretarias envolvidas são: Recursos Hídricos e Energéticos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Defesa Social, Casa Militar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Casa Civil.
ADUTORA – Na solenidade, o governador também autorizou a abertura da licitação para a compra da tubulação da Adutora do Agreste. O pregão vai definir se a tubulação utilizada na adutora será de aço ou ferro fundido. No total, serão empregados R$ 2,4 bilhões na obra, que está inclusa no PAC 2. A adutora vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pernambucanos em 61 municípios, que sofrem com a estiagem. A Adutora do Agreste tem mais de mil quilômetros de extensão.

Na ocasião, Eduardo lembrou que a obra da adutora era um pleito antigo do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes. “Ainda no debate da Transposição do São Francisco, ele (Arraes) afirmava que era inadmissível não dar de beber ao povo pernambucano. Quero aqui prestar homenagem a ele, sertanejo, preocupada com essa questão, por ter visto na frente, sem ter na mão um projeto. E quis o destino, a história e a mão de Deus que estivesse aqui para sequenciar esse projeto. Para colocar ele de pedra e cal na vida e na cidadania do povo pernambucano”.


Fonte: SEI

Conselho Tutelar de Arcoverde é arrombado.

abril 30, 2012
Conselho Tutelar de Arcoverde é arrombado
Foto: Emerson Thiago

Por volta das 10:50 da manhã de domingo (29), um menor de 13 anos, duas crianças de 09 e 11, invadiram o prédio do Conselho Tutelar – Av. Severiano José Freire- Bairro: Centro – Arcoverde – PE , por meio de arrombamento, utilizando barras de ferro. Lá foram constatados que os infratores levaram uma NOTEBOOK , um rádio relógio, umas sandálias e um pote de açúcar, sem contar que rasgaram muitos papeis e mijaram e defecaram por toda parte do prédio deixando a maior algazarra.
Após diligências, Policiais Militares encontraram os infratores com 02 estiletes e posteriormente localizaram os objetos furtados. Os envolvidos foram conduzidos a DP local, juntamente com o apoio da equipe do Conselho Tutelar para as providências cabíveis.
Um fato que nós chamou atenção foi o seguinte, de um relato de uma pessoa que pediu para não se identificar que ao chegar no local constataram o gás de cozinha aberto com todas as bocas do fogão aberta e um tubo de álcool, isso implica dizer que eles iam botar fogo ou até mesmo chegando a explodir aquele local causando um grande estrago na redondeza. Se esse relato foi verdade, qual o motivo de abafar as informações do caso.
Segundo informações que nossa equipe obteve nessa segunda-feira (30), esses mesmos infratores tentaram arrombar o prédio outra vez. Já na semana eles tiveram no prédio querendo vender um aparelho (celular e um porta cd), a conselheira não teve duvida e pegou os objetos para serem entregues ao juiz. Só a uma coisa a se pensar, achamos que eles entraram no prédio para recuperar os objetos citados acima, mais não obtiveram êxito, porque a porta da sala estava fechada e eles não conseguiram arrombar, finalizou a conselheira.
 O poder municipal deveria providenciar um vigia pelo menos para a noite e final de semana no estabelecimento, já que naquele local estão armazenados documentos e outras coisas de valor.
Realmente o que estar acontecendo na cidade de Arcoverde que era considerada uma das cidades mais tranquilas sem ocorrências. De quem será a culpa de tantos acontecimentos que andam acontecendo em nossa cidade? Será que estar havendo um trabalho de prevenção e de atuação de todas as partes que compõe a segurança da cidade? Algo precisa ser revisto por todos que compõe a nossa segurança.
A sociedade num modo geral precisa de uma reunião urgente com as autoridades de nossa cidade para relatar os últimos acontecimentos que estão ocorrendo e arrumar uma solução de combater essa criminalidade que estar causando terror a todos nós.
Fonte: Portal do Sertão

Inscrições para o Projeto Arte no Casarão do Festival de Inverno de Garanhuns terminam nesta segunda-feira.

abril 30, 2012
Foto: Amannda Oliveira
A pré-inscrição para os artesãos de Garanhuns e de outros municípios que queiram participar do projeto "Arte no Casarão", durante a 22.ª edição do Festival de Inverno da cidade, no mês de julho, terminam nesta segunda-feira (30). Portanto, os interessados em expor suas criações devem se apressar e procurar a unidade do Sebrae Agreste Meridional, na cidade de Garanhuns, localizado na Rua Maurício de Nassau, 82, no bairro Praça Jardim, no centro.
Na ocasião da inscrição, que é gratuita, os artesãos devem preencher uma ficha de cadastro e apresentar uma mostra dos trabalhos. As peças serão avaliadas, seguindo critérios envolvendo qualidade, identidade cultural e foco em design, decoração e utilitários. O resultado com o nome dos selecionados será divulgado no dia 15 de maio.
O Arte no Casarão é uma parceria entre o Sebrae em Pernambuco e o Grupo Ferreira Costa para valorizar o artesanato e a cultura do Agreste, associando produção e negócios. Além de apresentações de grupos culturais, o espaço oferece aos visitantes a oportunidade de conferir o que é produzido na região.

Fonte: G1

ENQUETE DO BLOG: QUEM VOCÊ QUER VER COMO VICE DE MADALENA BRITO?

abril 29, 2012

O prefeito de Arcoverde, José Cavalcanti Alves (Zeca), anunciou ontem (27), que vai apoiar a vice prefeita Madalena Brito nas eleições deste ano para a sucessão municipal.
Quando o anúncio foi feito, ficou a pergunta no ar: Quem será o vice?

Para saber quem a população quer , o Blog Falando Francamente está fazendo a seguinte enquete:

QUEM VOCÊ QUER VER COMO VICE DE MADALENA BRITO NAS ELEIÇÕES:

WELLINGTON ARAÚJO
EDUÍNO
GEOVANE FREITAS
RODRIGO BRADLEY
LUCIANO PACHECO 
ZÉ IVAN
OUTROS.



Amannda Oliveira

2.º Festival Estudantil de Teatro e Bois de Arcoverde homenageará Pedro Gilberto.

abril 29, 2012

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, a Equipe Teatral de Arcoverde - ETEARC promoverá o II FETEARC - Festival de Estudantil de Teatro e Bois de Arcoverde. O evento une no mesmo espaço às artes cênicas e a cultura tradicional, esta representada pelos Bois, manifestação de grande vigor na cidade de Arcoverde.

Segundo Allan Shymtty, líder da ETEARC, o Festival é o coroamento de um trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas públicas da cidade há oito anos e que busca, dentro do contexto escolar, colocar crianças e adolescentes diante das diversas atividades que compõem a arte teatral, tais como:  maquilagem, direção, dança, canto e interpretação, oportunizando aos participantes o desenvolvimento da sensibilidade e do gosto pela arte.

Acrescenta Allan que, no plano coletivo, o projeto proporciona o exercício do diálogo, da cooperação, do respeito mútuo e da aceitação das diferenças, além de elevar a auto estima das crianças e adolescentes envolvidos.

O grande homenageado do evento, com muita justiça, por sinal, é o artista plástico e diretor teatral Pedro Gilberto. 

Em breve publicaremos mais detalhes sobre o FETEARC, que promete ótimas atrações para o público, sempre ávido por eventos do gênero.

Fonte: Cocar

Atletas de Garanhuns participam de Norte/Nordeste de Karatê.

abril 29, 2012
Entre os dias 3 a 6 de maio, seis atletas da Associação Sylvestre de Karatê-Dô Interestilos, comandada pelo mestre Eguinaldo Sylvestre, participam do Campeonato Norte/Nordeste de Karatê, que será realizado na Ginásio do Geraldão, na capital Pernambucana.

Os Karatecas do Município, que contam com apoio da Prefeitura de Garanhuns, irão disputar com cerca de mil e quinhentos atletas oriundos de Estados da região Norte e Nordeste do País.

O Evento contará com a presença de mestres Mundiais do Karatê, que vem de países, como: Romênia, Estados Unidos, Uruguai e Argentina. “Competir em um evento desse porte é motivo de alegria e orgulho para os nós, uma vez que amplia os nossos horizontes”, declara o presidente da Associação Silvestre de Karatê-Dô Interestilos, Eguinaldo Sylvestre.

Bem avaliados pela performance e domínio das técnicas no tatame, os atletas garanhuenses têm grandes chances de conquistar títulos. “Confio no potencial deles, por isso acreditamos na vitória. No campeonato do ano passado conquistamos 21 medalhas em diversas categorias e esperamos repetir esse resultado”, finalizou Sylvestre.

Fonte: ASCOM

Taquaritinga do Norte comemora 125 anos de emancipação política.

abril 29, 2012

No próximo dia 10 de maio Taquaritinga do Norte, comemora 125 anos de emancipação política e contará com uma vasta programação que se inicia no dia 02 de maio e segue até o dia 13 do mesmo. Na programação estão previstas inaugurações, seções solenes na câmara municipal, noite literária, cavalgada ecológica, além de repentistas nas feiras e shows na praça.


PROGRAMAÇÃO

Dia: 02/05/2012 (quarta – feira)   
  
Horário: 18h
SESSÃO SOLENE-ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Local: Câmara dos Deputados/Plenário da Assembleia Legislativa-Recife-PE
Indicação do Ilmº Sr Deputado Estadual Diogo Moraes

Dia: 03/05/2012 (quinta – feira)

Horário: 20h
CERIMONIAL DE LANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVO AOS 125 ANOS
Local: Câmara de Vereadores
Participação: Empresa de Correios e Telégrafos

Dia: 04/05/2012 (sexta-feira)
Horário: 9h ás 16h

MOSTRA DE CONHECIMENTOS
Local: Altar da Pátria
Participantes:
Escola Municipal Francisca Moura Pereira Silva (Sede)
Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva (Sede)
Escola Municipal Padre Ibiapina (Gravatá do Ibiapina)
Escola Municipal Chefe Leandro (Jerimum)
Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra (Pão de Açúcar)
Escola Municipal Sebastião Ferreira (Algodão)
Escola Municipal Padre José de Anchieta (Mateus Vieira)
Escola Municipal Pedro de Lira Borges (Vila do Socorro)

20h - CARAVANA DA EDUCAÇÃO
Local: Salão Paroquial
Apresentações Culturais
Cerimônia de Homenagem à personalidade ilustre de nosso município
Coquetel de Confraternização
Encerrando com um grandioso show em Praça Pública

Dia 05/05/2012 (sábado)
Horário: 6h e 30mim às 9h e 30min;

DE REPENTE NA FEIRA
Show com Repentista (muita rima, versos e prosas sobre Taquaritinga e muito mais...)
Local: Feira Pública
Participação: Repentistas populares

00h - NOITE DE OUTRORA-SEDUC EM SERENATA
Local: Saída de lado do Ginásio Experimental (Residência de Glória Cordeiro), percorrendo as principais ruas da cidade com chegada ao coreto central;
Grupo Serenata Luar de Olinda

Dia: 06/05/2012 (domingo)

XI CAVALGADA ECOLÓGICA

Local de Saída e Café da Manhã: Pousada Várzea Grande
Horário: a partir das 8h
Almoço a partir do meio dia: Fazenda de Dr. Aldenir (Sítio São Bento)
Animação: Forró do Bardigão
Show com Jota Gomes e Banda a partir das 17h no local da chegada
Vendas de kit’s: Secretária de Turismo (ao lado da Casa Lotérica)

10h às 17h - FEIRA TURÍSTICA

Local: Praça Padre. Otto Sailler
Feira com artesanato/comidas típicas dentre outras variedades
MUSEU “TAQUARITINGA DE ONTEM”
Exposição de peças e objetos antigos pertencentes às famílias nortetaquaritinguense

Dia: 07/05/2012 (segunda-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Altar da Pátria
SHOW CULTURAL
Apresentações Artísticas (teatro, dança, jogral, etc.)
Participantes: Redes municipal, estadual e privada de ensino.

Dia: 08/05/2012 (terça – feira)
Local: Entrada da Cidade 
Horário: 19h e 30h

NOITE COMEMORATIVA

Entrega/Inauguração de MONUMENTOS E LETREIRO LUMINOSO em celebração aos 125 anos de Emancipação Política
Participação: Banda Musical Dom Luiz de Brito
Show Pirotécnico

21h - NOITE LITERÁRIA

Local – Praça Central
Show com artistas e poetas populares da nossa cidade
Participantes: Bernadete Figueirôa, Lidia, Valdir Leal, Heleno Fausto, Manoel Camelo, Heitor Figueirôa e Maria Hilma Torres;

Dia: 09/05/2012 (quarta-feira)

Horário: 22h

SHOW MUSICAL
Local: Praça Padre Otto Sailler
Banda: Bidinga do Acordeom

Dia: 10/05/2012 (quinta-feira)

MANHÃ CÍVICA
Local: Altar da Pátria
Horário: 6h- Alvorada Festiva-Banda Musical Dom Luis de Brito
(Principais ruas da cidade)
6h- Salva de fogos
7h-Atividades físicas para a Boa Idade-Equipe Academia das Cidades (Altar da Pátria)
8h-Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.
8h e 30m - Apresentações Culturais (Ginásio Experimental Mul. Severino Pereira da Silva/Esc. Mul. Francisca Moura Pereira Silva)
9h-Inauguração do Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva
9h e 30m - Entrega do Busto do Coronel Antônio Barboza de Lucena (Local:Ginásio Experimental)
10h-Largada da Corrida rústica
11h-Chegada da corrida rústica/Entrega de troféus e premiações;
11h e 30min-Recreação para crianças na praça central.
15h – desfile cívico pelas principais ruas da cidade
18h - Descerramento dos Pavilhões
19h 30m – Missa em ação de Graças

Dia: 13/05/2012

BINGO DAS MÃES
Bingo Comemorativo ao Dia das Mães
Local: Praça Padre Otto Sailler
Horário: 15h

Informações: ASCOM

Fundarpe abre convocatória para o São João 2012 “Centenário de Luiz Gonzaga”.

abril 28, 2012


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura-SECULT  e  da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco-FUNDARPE, abriu a convocatória para o São João 2012 -“Centenário de Luiz Gonzaga”.

Constitui objeto desta Convocatória Nacional a seleção de propostas para compor a programação artística do São João 2012 – “Centenário de Luiz Gonzaga” que se realizará no período de 12 a 24 de junho de 2012.

As inscrições de projetos teveram início no último dia 27 de abril e segue até o dia 16 de maio sempre de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17 horas, no Protocolo Geral da sede da FUNDARPE, situada à Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife – PE. 

Serão aceitas inscrições via Correios, ou outro serviço postal equivalente, postadas até 16 de maio e entregues até 18 de maio de 2012 com as seguintes informações:

Destinatário:
São João 2012- “Centenário de Luiz Gonzaga”
Diretoria de Produção da FUNDARPE
Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife – PE – CEP: 50.050-000

O Governo do Estado reservará uma cota de até 20% (vinte por cento), do total da programação, para artistas e grupos convidados, inclusive para aqueles não inscritos na presente Convocatória.

Para acessar o edital clique AQUI.

Amannda Oliveira

Custódia recebe 76 cisternas do Pro Rural.

abril 28, 2012
O município de Custódia recebeu nesta sábado (28), do Governo de Pernambuco, através do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável – ProRural, 78 cisternas. 

O Secretário Executivo de Tecnologia Rural e Programas Especiais e gerente do ProRural, José Patriota, esteve na comunidade rural  do Sítio Carvalho entregando oficialmente as obras às famílias beneficiadas do Sertão do Moxotó. Com financiamentos no valor de R$ 132 mil, a ação é fruto de convênio entre o governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social.

Amannda Oliveira

Seção de bebidas do Bonanza em Arcoverde vem a baixo e clientes levam um susto.

abril 28, 2012
Foto: Felipe Tadeu

Os funcionários e clientes que faziam compras no Supermercado Bonanza em Arcoverde, localizado na Praça do Livramento, levaram um grande susto na noite deste sábado (28).
Segundo informações, por volta das 17:40h da noite, as prateleiras da seção de bebidas vieram abaixo, fazendo um grande barulho e espalhando bebida por todo lado.

Ninguém se feriu e os funcionários foram ágeis para começar a consertar a bagunça generalizada que se deu em seguida.

Foto: Felipe Tadeu

Foto: Felipe Tadeu


Foto: Felipe Tadeu

Amannda Oliveira

Filme que retrata a vida de Zé Monteiro foi destaque no CINE PE neste sábado.

abril 28, 2012
O filme " Zé Monteiro, o homem que venceu às 05 mortes" que retrata a vida de seu Zé Monteiro artesão foi destaque no CINE Pernambuco nesta sábado (28).

Confiram o trailer do filme:


Amannda Oliveira

Madalena Brito é oficialmente eleita a escolhida do Prefeito de Arcoverde para a sucessão municipal.

abril 27, 2012
O prefeito de Arcoverde José Cavalcanti Alves (Zeca), acaba de anunciar na Rádio Itapuama a escolha da pessoa que será por ele apoiada nas eleições municipais de 2012.
Presentes na rádio estavam todos os possíveis pré candidatos a prefeitura, o secretário de finanças Geovane Freitas , Wellington Araújo (PTB) secretário de desenvolvimento,  o vereador Luciano Pacheco (PSD), o médico Dr. José Ivan e a vice -prefeita Madalena Brito, mas o nome confirmado foi o de Madalena que despontou em todas as pesquisas realizadas na cidade de Arcoverde com vasta diferença entre os outros candidatos mencionados.

A notícia do nome da vice-prefeita foi comemorado nas redes sociais por muitos arcoverdenses.

Zeca destacou que o nome da candidata por ele apoiada foi escolhido pelo povo, por que onde ele chegava o nome dela era mencionado pela população e que não houve nenhuma quebra de aliança nesta decisão, respondendo a rumores que apostavam que o vereador Luciano Pacheco sairia da base aliada e lançaria candidatura própria se não fosse o escolhido do prefeito.

Madalena, falou da sua disposição em continuar a trabalhar por Arcoverde e o vereador Luciano Pacheco, destacou que chegou a ser convocado pelo PSD para lançar candidatura própria, mas que não iria de encontro a vontade do povo arcoverdense.

O prefeito não informou o nome do vice que segundo ele está sendo negociado. Segundo fontes fidedignas do nosso blog, o vice está sendo conversado com o PSB.

Vamos aguardar!

Amannda Oliveira

Dia 05 de maio é o Dia D para vacinação contra a gripe em Arcoverde.

abril 27, 2012

A Secretaria de Saúde de Arcoverde está convocando gestantes, pessoas a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade para a vacinação contra a gripe.  

A campanha acontece no período de 05 a 25 de maio e abrangerá todas as unidades de saúde do município. É necessária, no entanto, a apresentação do cartão de vacinação.

Para Arcoverde, foram disponibilizadas um pouco mais de 12.000 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas aproximadamente 10.000 pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo. 
As vacinas já estão disponibilizadas à população nos postos da zona urbana e rural, mas o Dia D da campanha será o dia 5 de maio, onde equipes de vacinação atuarão nas unidades de saúde da família e em postos montados no SESC, Praça da Bandeira e CECORA.

A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Informações: Arcoverde de Todos

Petrolina divulga nesta sexta-feira programação do São João do Vale.

abril 27, 2012
Petrolina anuncia nesta sexta-feira (27), na cidade de Salvador, no Bahia Café Hall, uma das mais tradicionais e conceituadas casas de Shows da capital baiana a programação do São João do Vale 2012. Exposição de vinhos e amostra do roteiro turístico cultural, além do artesanato do município serão destaques no evento denominado 'Ensaios de São João'. 

Os festejos juninos do município serão alusivos ao centenário de Luiz Gonzaga. 
Nomes como Dominguinhos, Maciel Melo, Adelmario Coelho, Jorge de Altinho, Flávio Baião,Targino Gondim, Flávio José, Biliu de Campina, Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Mastruz Com Leite, Desejo de Menina, Garota Safada, Geraldo Azevedo, Jorge e Mateus, Gustavo Lima, Limão com Mel, Paula Fernandes, Victor e Leo, dentre outros, já estão confirmadas na festa que acontece no período de 15 a 30 de junho. 

Amannda Oliveira

Termina nesta sexta-feira prazo para entregar propostas pata o Festival de Inverno de Garanhuns.

abril 27, 2012

Termina nesta sexta-feira (27), o prazo para artistas e produtores culturais interessados em participar do Festival de Inverno de Garanhuns, que, este ano, acontece de 12 a 21 de julho. 

As propostas artísticas podem ser entregues no setor de protocolo da Fundarpe, na Rua da Aurora, 463/469, no bairro da Boa Vista, no Recife, ou enviadas pelos Correios para esse endereço. Os nomes dos aprovados serão divulgados no dia 11 de junho.

Amannda Oliveira

Policiais Civis de Garanhuns vão cruzar os braços na próxima terça-feira.

abril 27, 2012

Na próxima terça feira dia 1º de maio os Policiais Civis em Garanhuns estarão dando o ponta pé inicial a uma greve branca. Agentes, comissários, delegados e escrivães, renunciarão ao Programa de Jornada Extra na Operação (PJE's).


Com essa medida tomada as Delegacia que funcionam em regime de plantãocomo a 18ª DESEC (Delegacia Regional de Garanhuns) e delegacia de Águas Belas, terão suas atividade paralizadas, então qualquer ocorrência que venha acontecer nos horários de plantão, terá que ser levada à uma delegacia de plantão no município de Caruaru.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol/PE), os motivos apresentados pelos policiais para a renúncia foram:

1 – O programa é de natureza voluntária e não obrigatória; 
2 – O PJES é um Programa de Jornada Extra e, portanto, os policiais civis deveriam estar sendo remunerados de acordo com o que prevê a Lei Estadual 10.466/90, o que não acontece. Assim, o entendimento é que o programa é manifestamente ilegal e inconstitucional. Os decretos 21.858/99 e 30.866/07 impõem valores muito abaixo do que está previsto na Constituição do Estado de Pernambuco e pela própria Constituição Federal. 
3 – Por fim, por não concordar com a forma como o governo do estado vem pagando hora extra de todos os policiais civis, através do Programa de Jornada Extraordinária

Texto: Eduardo Peixoto

Feira da Saúde acontece nesta sexta-feira no Senac em Garanhuns

abril 27, 2012

O Senac Garanhuns promove nesta sexta-feira, (27), a Feira de Saúde 2012, cujo tema é "Acidentes não acontecem por acaso", a partir das 16h, na rua em frente à instituição.
 
O evento promove ações educativas junto aos alunos do Senac e visitantes, informando formas de evitar acidentes, assim como ações de biossegurança ao profissional da saúde. 

A Feira de Saúde 2012 vai incluir atividades como apresentação de trabalhos, peças teatrais e do Reisado do Grupo da Terceira Idade do Crás do Indiano. Serão realizadas atividades que abordem desde a recepção em saúde até o atendimento do acidentado em UTI, visando o ser integral e respeitando a fase cronológica da vida, bem como a segurança do profissional da saúde durante este atendimento. 

Serviço: Feira de Saúde 2012, amanhã (sexta-feira, 27), a partir das 16h 
Acesso gratuito
Senac Garanhuns – Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis 
Informações: (87) 3761-0165

Amannda Oliveira

Ativistas protestam contra experiências com animais na UFPE.

abril 27, 2012


Defensores dos direitos dos animais organizam um protesto para esta sexta-feira (27). Formada no Facebook, a II Manifestação Nacional contra a Vivissecção acontece em Pernambuco às 10h, na frente ao Centro de Ciencias Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. A mobilização, com cartazes e atividades culturais, é pacífica.
O Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA-PE), organizador do protesto recifense, combate a construção do que chama “biotério da UFPE”. Mas o que é isso? O biotério é um centro de fornecimento e cuidados de animais utilizados em pesquisas científicas. Os bichos fazem parte da fase inicial de testes de vacinas e medicamentos, por exemplo, que antecedem os exames em humanos. O número e o tipo de animais usados em cada pesquisa são definidos por protocolos internacionais, passando também por um conselho de ética.


Na verdade, hoje já funcionam oito biotérios na UFPE nos centros de Ciências da Saúde (CCS) e Ciências Biológicas (CCB), atendendo a diversos cursos. Segundo a professora Glória Duarte, docente há 27 anos na universidade, eles já existem há décadas. A novidade é que está sendo construído um Centro de Bioterismo, ao lado do CCB, respeitando padrões de qualidade internacionais para abrigar os ratos e camundongos usados pela universidade. Quando ficar pronto, os outros serão reestruturados.

“O nosso centro será uma plataforma de apoio à pesquisa biomédica, fornecendo animais de qualidade, com condições éticas e de bem-estar”, diz Glória Duarte. De acordo com fontes extraoficiais, o projeto custa R$ 3,5 milhões. A estrutura já deveria estar pronta em outubro do ano passado, mas um atraso no repasse de recursos deve adiar as obras por mais um ano.



Os animais do biotério da UFPE são usados com mais frequência em estudos de imunologia e, eventualmente, de doenças tropicais. Em pesquisas internacionais, no entanto, são feitos também testes de medicamentos. "Não temos uma pesquisa farmacêutica muito explorada no Brasil", lamenta a professora, que acredita que o País deve investir mais na descoberta e no registro de medicamentos.

Glória Duarte ressalta os cuidados tomados com os animais.  Segundo ela, os animais pesquisados são anestesiados, além de ficarem em um ambiente refrigerado e com umidade controlada. No Centro de Bioterismo, eles não ficarão em gaiolas comuns, mas em locais microisolados. "Para isso, haverá o preparo de quem vai trabalhar, desde o veterinário ao zelador, através de workshops e consultoria internacional", diz a professora. “Com um controle maior, usaremos um menor número de animais porque eles serão mais homogêneos”.

De acordo com Glória Duarte, somente alunos de pós-graduação e iniciação científica, sob orientação de um professor doutor, podem ter acesso aos animais. Além disso, qualquer pesquisa deve ser antes aprovada pelo Comitê de Ética Animal da Universidade, que está, por sua vez, submetido ao Ministério de Ciência e Tecnologia e respeita as guias internacionais. No novo biotério, cientistas de outras universidades também poderão pegar os animais da UFPE, desde que sejam credenciados e garantam mantê-los nas mesmas condições.
Fonte:Do NE10
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.