Alunos da rede pública terão bolsa integral na área de saúde garantida

fevereiro 29, 2012
Foto: Divulgação


O governo do Estado lançou nesta quarta-feira (29), no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, o Programa FormaSUS, que garantirá a alunos da rede pública de ensino a formação integral e gratuita em cursos de saúde mantidos por instituições privadas. Inicialmente, 17 centros de ensino superior e 34 de nível técnico já aderiram ao programa, oferecendo 304 bolsas de estudo para áreas como medicina, enfermagem, odontologia, radiologia e análises clínicas. O objetivo do projeto é ampliar a formação de mão de obra qualificada para o SUS, além de possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda.
O programa surgiu da necessidade de uma contrapartida, por parte das instituições privadas, à Rede Estadual de Saúde, que oferece, gratuitamente, 3.043 vagas de estágio curricular obrigatório a alunos da graduação, que assistem a aulas e aprendem na prática em atividades desenvolvidas em hospitais, UPAs e laboratórios e nos mais diversos programas. 
A quantidade de vagas abertas se deu pelo seguinte cálculo: a cada 10 alunos que uma instituição privada encaminhar para estágio curricular no SUS, uma bolsa integral deverá ser criada para alunos da rede pública. Como, atualmente, no SUS, há 3.043 vagas de estágio disponíveis para alunos de escolas privadas, já estão asseguradas 304 bolsas. 
As bolsas oferecidas pelo FormaSUS estarão divididas em duas categorias: As de ensino superior, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Serviço Social e Psicologia, e as para os cursos técnicos, nas áreas de Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho e Saúde Bucal.
Seleção – O processo de seleção para o Programa FormaSUS seguirá o cadastro de alunos que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal, por ordem de classificação. Dentro do seu cadastro, o Prouni selecionará para o FormaSUS jovens com as melhores classificações para os cursos da área de saúde e que residam em Pernambuco. Esses novos bolsistas serão conhecidos na divulgação da próxima lista de aprovados do programa federal, no segundo semestre.
Para se inscrever no Prouni, o aluno deverá se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido pontuação mínima de 400 pontos na média das provas e atender, pelo menos, a um dos seguintes pré-requisitos: renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral.

Marcelo Crivella é o novo ministro da Pesca e Agricultura

fevereiro 29, 2012


O Bispo e Senador Marcelo Crivella é o mais novo ministro da Pesca e Agricultura. O senador assume a pasta no lugar de Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ).
A transmissão de cargo acontece na próxima terça-feira (02) às 11h. 
Pelas redes sociais a nomeação de Crivella foi criticada, uma vez que o Bispo não possui formação alguma na pasta que assume.

Amannda Oliveira


Aviso sobre o 1.º Encontro de Blogueiros do Interior de Pernambuco

fevereiro 29, 2012

Prezados Blogueiros,

O Blog Falando Francamente vem através desta postagem comunicar que o 1.º Encontro de Blogueiros que seria realizado no período nos dias 26 e 27 de abril foi adiado por incompatibilidade de agenda com alguns palestrantes.
No mês de janeiro quando o nosso blog foi hackeado tivemos que suspender as atividades referentes ao encontro por não termos a certeza de que conseguiríamos reaver o blog.
Alguns dos palestrantes preencheram as datas e por conta desse motivo o evento será realizado no mês de agosto ou setembro.
Pedimos desculpas pelo transtorno, mas infelizmente foi algo que não tivemos como evitar.

Amannda Oliveira

Projeto do Deputado Ricardo Costa obriga farmácias a informarem remédios gratuitos

fevereiro 29, 2012

Os estabelecimentos pernambucanos credenciados ao Programa Farmácia Popular do Brasil poderão ser obrigados, por norma estadual, a expor a relação de medicamentos. Criada pelo Governo Federal, a medida ampliou a oferta gratuita de remédios para tratamento das doenças crônicas de maior incidência no País, a exemplo da diabetes e da hipertensão. 

A afixação dos cartazes com a lista de substâncias, por sua vez, visa tornar o serviço mais acessível à população. 


Prevista no Projeto de Lei nº 739/2012, de autoria do deputado Ricardo Costa (PTC), a proposta recebeu parecer favorável, ontem pela manhã, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). Segundo a norma, as farmácias terão de colocar as placas em local de fácil visibilidade. 

Amannda Oliveira

Em Serra Talhada Câmara adia votação das contas de Carlos Evandro

fevereiro 29, 2012


A Câmara de Vereadores de Serra Talhada adiou para o dia 05 de Março a votação que deveria acontecer nesta segunda (27) das contas de 2005 do prefeito Carlos Evandro (PR). O TCE emitiu parecer contrário a aprovação e caberá aos vereadores aprovar ou não as contas do gestor. O vereador Zé Pereira (PT) se ausentou da votação alegando problemas de saúde, ele foi acometido de uma crise de hérnia e foi socorrido as presas para Arcoverde. 

A sessão durou pouco mais de 25 minutos. Com o plenário da casa lotado e a presença de 09 dos 10 vereadores, os trabalhos foram iniciados em meio a um acalorado debate entre os vereadores Antonio Rodrigues (PTC) que é favorável ao prefeito, e Gilson Pereira (PSD), contrário a Carlos Evandro. O clima era tenso. De um lado estavam aliados do prefeito, e do outro, contrários. O curioso de tudo, é que a bem pouco tempo, esse mesmo grupo estava unido. Devido à posição do prefeito em apoiar o seu vice, Luciano Duque (PT), o quadro político na cidade teve uma reviravolta. Um requerimento do vereador Gilson Pereira (PSD) colocando em suspeita os trabalhos de uma comissão interna de Controle – Finança e Orçamento, teria motivado o adiamento da votação. Gilson alegou falta de imparcialidade da comissão. O pedido foi aceito pela mesa diretora que suspendeu a sessão. Em dado momento o vereador Gilson Pereira (PSD) teve a palavra negada pelo presidente Agenor de Melo (PTB) o que causou um inicio de tumulto na casa. 

Gilson ameaçou deixar a sessão e botou mais fogo na discussão. Após a mesa diretora permitir a fala do vereador Zé Raimundo (PTB) que exigiu respeito aos parlamentares por parte dos presentes no plenário, Gilson Pereira foi à tribuna a desabafou. O parlamentar criticou a mesa e o presidente que num primeiro momento o impediu de falar. A pressão foi tanta, que segundo relato do jornalista Giovanni Sá presente no local, a vereadora Peinha de Tião (PR) foi vista chorando na hora dos trabalhos. A vereadora foi citada pela imprensa local durante todos esses dias que antecederam a votação, como sendo o fiel da balança. 

Cogitava-se ainda pela manhã que ela votaria a favor das contas do prefeito. Porém em uma reunião na própria Câmara de Vereadores, Peinha teria revelado que votaria favorável ao parecer do TCE, ou seja, pela reprovação das contas de Carlos Evandro. Apesar da votação não ter acontecido, era dada como certa a derrota do prefeito. Carlos Evandro teria seis votos favoráveis, mais precisaria de sete para aprovar as contas. O adiamento deu uma sobrevida ao prefeito que terá mais tempo para conversar com os vereadores.

Fonte e foto: Portal do Sertão

Já chegou as bancas a edição de n.º 116 do Jornal Portal do Sertão

fevereiro 29, 2012

Certificado de Regularidade Previdenciária é emitido em favor do município de Triunfo

fevereiro 29, 2012


O município de Triunfo recebeu do Ministério da Previdência Social mais um Certificado de Regularidade Previdenciária -CRT. 
O documento oficial confirma a regularidade das ações do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Triunfo/PE e autoriza o município conseguir transferências voluntárias de recursos, pelo governo federal, concedendo ainda a Prefeitura o direito de celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, além de pleitear empréstimos, financiamentos e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta ou indireta da União.


O documento é válido  por 180 dias. 


Amannda Oliveira

Câmara aprova previdência complementar do servidor

fevereiro 29, 2012


Sessão Extraordinária - Presidente Marco Maia
O Plenário aprovou, ontem (28), o Projeto de Lei 1992/07, do Executivo, que institui a previdência complementar para os servidores civis da União e aplica o limite de aposentadoria do INSS para os admitidos após o início de funcionamento do novo regime. Um acordo entre as lideranças deixou para esta quarta-feira (29) a análise dos destaques apresentados ao texto.

Por esse novo regime, a aposentadoria complementar será oferecida apenas na modalidade de contribuição definida, na qual o participante sabe quanto pagará mensalmente, mas o benefício a receber na aposentadoria dependerá do quanto conseguir acumular e dos retornos das aplicações.
O texto permite a criação de três fundações de previdência complementar do servidor público federal (Funpresp) para executar os planos de benefícios: uma para o Legislativo e o Tribunal de Contas da União (TCU), uma para o Executivo e outra para o Judiciário.
A matéria, aprovada por 318 votos a 134 e 2 abstenções, resultou de uma emenda assinada pelos relatores da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), e de Finanças e Tributação, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). O texto também teve o apoio dos relatores na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Silvio Costa (PTB-PE), e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ).
Vigência
A aplicação do teto da Previdência Social está prevista na Constituição desde a Reforma da Previdência de 1998 e será aplicada inclusive aos servidores das autarquias e fundações e aos membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e do TCU.

A principal mudança em relação ao texto apresentado no ano passado é quanto ao início da vigência do teto do INSS. Na primeira versão, ele entraria em vigor quando pelo menos uma das entidades de previdência complementar começasse a funcionar, depois de autorizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Isso poderia demorar até 240 dias após a autorização, prazo dado pelo projeto para o início do funcionamento.
Com a vigência a partir da criação de qualquer entidade, o novo teto poderá ser antecipado, pois o prazo máximo de criação será de 180 dias, contados da publicação da futura lei.
Alíquota maior
Uma das concessões do governo em relação ao projeto original foi o aumento de 7,5% para 8,5% da alíquota máxima que a União pagará enquanto patrocinadora dos fundos. O percentual incidirá sobre o que exceder o teto do Regime Geral da Previdência Social (atualmente de R$ 3.916,20), mas não haverá depósitos do governo nos períodos de licença sem remuneração.
Já o servidor participante definirá anualmente a alíquota que pagará, podendo contribuir com mais de 8,5%, mas sem a contrapartida da União acima desse índice.
Os servidores que participarem do regime pagarão 11% sobre o teto da Previdência Social e não mais sobre o total da remuneração. Para se aposentarem com mais, poderão participar da Funpresp, escolhendo com quanto querem contribuir segundo os planos de benefícios oferecidos.
Aqueles que ganham abaixo do teto poderão participar do regime complementar sem a contrapartida da União, com alíquota incidente sobre base de cálculo a ser definida por regulamento.
Opção
Quem tiver ingressado no serviço público federal até a data de autorização do funcionamento das entidades fechadas de previdência poderá optar pelo fundo. O prazo para isso será de dois anos.
Aqueles que tenham contribuído com o regime estatutário e aderirem ao fundo terão direito a um benefício especial quando se aposentarem. O valor será pago pela União juntamente com o valor máximo da aposentadoria (R$ 3.916,20).
Esse benefício será calculado achando-se a diferença entre a média aritmética de 80% dos maiores salários de contribuição, anteriores à mudança de regime, e o limite da Previdência.
O valor ainda será ajustado por um número chamado de fator de conversão, no máximo de 1. Esse fator é encontrado com a divisão da quantidade de contribuições feitas ao regime estatutário pelo total de contribuições exigido para aposentadoria (25 a 35 anos, conforme o sexo ou profissão).
Como os servidores com deficiência e os que exercem atividades de risco ou prejudiciais à saúde (técnico em radiologia, por exemplo) se aposentam com menos tempo de contribuição, o fator de conversão será adequado para não ocorrer diminuição do valor final caso não apresentem essas condições.

Fonte: Agência da Câmara

HEMOPE de Arcoverde pede doadores com urgência

fevereiro 29, 2012
Foto: Divulgação
Após uma bem sucedida campanha de carnaval para uma ação de solidariedade, que é a doação de sangue, o Hemope de Arcoverde, dar continuidade a coleta para  suprir a demanda de pessoas que necessitam receberem sangue. 

De acordo com informações do diretor da unidade, Dr. José Ivan, as doações, durante o período do carnaval, foi o suficiente para o período. Apesar do estoque ser bom, existe um deficit de coleta de 10%, por conta disso é necessário que mais doadores se disponham a participar das coletas diárias, o deficit maior fica por conta dos tipos (A -), (B -) e em especial o (O negativo). O diretor faz um apelo às pessoas que tenham condições de fazer essas doações, que elas possam se dirigir ao HEMOPE no horário de 8 ao meio dia de Segunda a Quinta-feira. O processo é simples, a pessoa passa por uma pequena triagem onde é avaliada as condições do doador. 

Os interessados tem que ter de 18 a 65 anos, se for a primeira vez, e até 67 se já for doador. E uma boa notícia para  os interessados em concurso público, o edital para novas contratações no Hemope, será publicado ainda nesse primeiro semestre. Algumas vagas estarão disponíveis para  Arcoverde, com isso, segundo Dr. José Ivan, o horário de atendimento para coletas passará a ser  também no período da tarde.

Confira o quadro de vagas para todo Estado.

Profissionais
Vagas
ASSISTENTE SOCIAL
24
BIOMÉDICO/FARMACÊUTICO
30
ENFERMEIRO
51
FISIOTERAPEUTA
2
MÉDICO
34
NUTRICIONISTA
4
PSICÓLOGO
1
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
69
TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE NÍVEL MÉDIO
47
AUXILIAR DE LABORATÓRIO
17
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
2
TOTAL
281

O Hemope Arcoverde fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, bairro São Cristovão. Outras informações: (87) 3821-8550.

Informações: VI Geres



Garanhuns será beneficiada com a implantação de Relógios Digitais

fevereiro 28, 2012
Foto: Divulgação

Com o objetivo de implantar Relógios Digitais nas vias públicas, o Banco do Nordeste, em parceria com a Prefeitura de Garanhunsatravés da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), instalará nas próximas semanas, dois equipamentos, que serão instalados nas avenidas Rui Barbosa e Santo Antônio.

Segundo Danilo Moraes, agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, a iniciativa vem contemplando alguns municípios do Nordeste, e desta feita, Garanhuns receberá o beneficio. “Realizamos algumas visitas e depois de contatos com a Prefeitura, decidimos instalá-los na Avenida Rui Barbosa, esquina com a Simoa Gomes e Santo Antônio, esquina com a Rua Dom Luis de Brito, por serem duas vias de grande fluxo da Cidade”, destacou o representante do Banco do Nordeste, que complementa: “temos uma parceria muito estreita com a Prefeitura de Garanhuns, notadamente com o Prefeito Luiz Carlos. Isso é de grande importância, já que sempre tentamos viabilizar diversas ações no Município, contando sempre com a parceria do nosso Prefeito, que sempre está de braços abertos para nos receber, melhorando as ações que tragam beneficio para a população”, finalizou Danilo Moraes, agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

Eduardo pede e Dilma amplia verbas para obras de mobilidade

fevereiro 28, 2012
Foto: Aluízio Moreira/SEI

A visita da presidenta Dilma Rousseff ao Recife nesta terça-feira (28) foi marcada pela entrega de 480 apartamentos na Zona Sul da cidade, mas também pelo anúncio da ampliação de verbas que serão destinadas à diversas obras de mobilidade urbana em toda a Região Metropolitana do Recife. 

O governador Eduardo Campos revelou o novo aporte de R$ 2,4 bilhões no PAC Mobilidade. Do total a ser liberado, o Governo do Estado vai receber R$ 1,6 bilhão para construir viadutos e corredores exclusivos para ônibus no Grande Recife. Os R$ 800 milhões restantes, a Prefeitura do Recife utilizará na execução de outros três corredores destinados a ônibus. 

 “Com essa medida, a presidenta aumentou a nossa participação no PAC mobilidade em quase 20%, mostrando o quão justo é o seu governo, que prioriza os pleitos técnicos e que valoriza àqueles que conseguem o consenso entre as prefeituras envolvidas e o próprio Governo do Estado”, disse o governador, enquanto discursava na cerimônia de entrega das casas no bairro do Pina.

As obras de mobilidade urbana estão dentro do Projeto da Copa 2014. Com foco no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, contemplam ainda uma série de intervenções que terão impacto direto na fluidez do trânsito.

Serão tocadas pelo Governo do Estado, as obras de construção dos Corredores Exclusivos de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) da IV Perimetral (BR-101), e da II Perimetral, que prevê a duplicação da avenida com a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus ligando a PE-15 a PE-01.

Ainda estão incluídas as obras d’arte dos Corredores Exclusivos de Ônibus Leste-Oeste e Norte-Sul. No primeiro será construído um elevado na Benfica e um túnel na Real da Torre. Outros três elevados serão erguidos no Leste-Oeste: na III Perimetral, no Bom Pastor e outro próximo à UPA da Caxangá. Além disso, cinco estações para embarque e desembarque para usuários fazem parte deste eixo. O Corredor Leste-Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros que vão circular da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 Km.

Já para o Corredor Norte-Sul, entre o Shopping Tacaruna e o Terminal Integrado de Joana Bezerra, os recursos serão investidos na construção dos quatro viadutos estaiados nos cruzamentos mais críticos da via. São eles: viaduto da Bandeira Filho (entrada da Rosa e Silva, próximo ao Português e a Mac Donald); da Rui Barbosa, em frente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), atravessando a Agamenon até o Colégio Americano Batista; viaduto Joaquim Nabuco, saindo da rua Dom Bosco até o Hospital Santa Joana.

Há ainda o último elevado na Rua Paissandu, começando na General Joaquim Inácio e saindo do outro lado, no canteiro central. Todos os viadutos terão 7 m de largura na pista e torres de sustentação com 56 m de altura.

Dentro do pacote de obras sob a batuta do Governo do Estado, está também o Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe. O projeto prevê estações de embarque e desembarque de passageiros para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste - BR 101/ Centro e o Corredor Fluvial Norte - Centro/ Olinda.

A Prefeitura do Recife ficará responsável por três Corredores Exclusivos de Ônibus. O da II Perimetral (do Largo da Paz até a Avenida Presidente Kennedy), o segundo situado na III Perimetral (liga a zona norte – Rio Morno/Linha do Tiro – à zona sul da cidade - Areias, Imbiribeira e Boa Viagem) e o último do Radial Sul (entre a BR-101/IV Perimetral até a Avenida Boa Viagem).

A VISITA – Eduardo, Dilma e o prefeito João da Costa chegaram às 10h30 aos conjuntos residenciais Via Mangue I e II que abrigam 992 famílias retiradas de palafitas e comunidades ribeirinhas. Os três visitaram os apartamentos de 42mantes de subir ao palco armado na área comum do residencial. Dos novos moradores, Dilma recebeu presentes e várias cartinhas e bilhetes, lendo-os na hora.

A presidenta garantiu a continuidade das parcerias com o Estado e, especialmente, do Programa Minha Casa, Minha Vida “para que os brasileiros mais pobres possam ter acesso às suas moradias”.  A presidenta não poupou elogios a Eduardo Campos. “Tenham muito orgulho porque vocês têm um governador combativo, capaz, eficiente e que tem transformado Pernambuco no estado que mais cresce no país, com uma taxa de crescimento similar aos tigres asiáticos. Pernambuco é a onça nordestina”, cravou Dilma, que visita o estado pela segunda vez este mês.

O prefeito João da Costa também ressaltou a sinergia entre os governos municipal, estadual e federal. “Mais do que a entrega de 480 apartamentos, esse ato simboliza uma parceria que vem promovendo mudanças significativas na vida do povo do Recife”, destacou. O projeto Via Mangue é um complexo viário projetado para melhorar o transito da Zona Sul do Recife e está orçado em R$ 550 milhões.

Ainda prestigiaram o evento, os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Helena Chagas (Comunicação), além do senador Humberto Costa, dirigentes da Caixa Econômica Federal e vários políticos pernambucanos. 

Fonte: Assessoria do Governo do Estado

Grupo de Convivência “Alegria de Viver” do distrito de Umãs comemora 10 anos de atividades

fevereiro 28, 2012
Foto: Divulgação

O grupo de convivência da terceira idade " Alegria de Viver" completou dez anos e os mais de 40 Mais idosos atendidos  pelo grupo situado no distrito de Umãs festejaram a data num dia repleto de atividades no salão comunitário da comunidade.O encontro contou com a participação do prefeito Marcones Libório de Sá houve e teve ainda uma apresentação cultural com direito a cantoria de músicas de Luiz Gonzaga, além de um jantar e a exibição de um vídeo sobre o histórico do grupo.

Salgueiro mantém um cadastro de 200 idosos, que estão organizados em grupos de convivência, ligados a Atenção a Pessoa Idosa (API) e oferece ações integrais através de atividades que estimulam a efetiva participação social e valorização pessoal.

Amannda Oliveira

Bomba! Yoani Sánchez é uma fraude

fevereiro 28, 2012
Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:


O influente diário mexicano La Jornada publica um texto do professor e jornalista francês Salim Lamrani, que demonstra a falsa liderança da blogueira Yoani Sánchez na rede social twitter, alcançado não por seguimento natural de audiência, mas pela intervenção de tecnologias e grandes somas de dinheiro.

A quarta parte dos partidários de Yoani no twitter são fantasmas sem seguidores ou “mudos” que jamais escreveram um tuiter. Em junho de 2010, a blogueira chegou a ter, em um único dia, 700 novos adeptos, o que só é possível através de robôs de software – já que ela diz que tem acesso à internet apenas via celular ou a por uma conexão semanal em um hotel.





Quem está por trás de Yoani Sánchez?

Salim Lamrani

Yoani Sánchez, famosa blogueira cubana, é uma personagem peculiar no universo da dissidência cubana. Nenhum opositor foi beneficiado a exposição midiática tão massiva, nem de um reconhecimento internacional semelhante em tão pouco tempo. Após emigrar para a Suíça em 2002, ela decidiu retornar a Cuba dois anos depois, em 2004. Em 2007, integrou o universo de opositores a Cuba ao criar seu blog “Generación Y”, e se torna uma crítica feroz ao governo de Havana.

Nunca um dissidente cubano – muito menos no mundo – conseguiu tantos prêmios internacionais em tão pouco tempo e com uma característica particular: deram a Yoani Sánchez dinheiro suficiente para viver tranquilamente em Cuba até o resto de sua vida. Na realidade, a blogueira tem retribuído à altura os 250 mil euros que recebeu, o que equivale a mais de 20 anos do salário mínimo em um país como a França, a quinta potência mundial. O salário mínimo em Cuba é de 420 pesos, o equivalente a 18 dólares ou 14 euros. Isto é, Yoani Sánchez recebeu 1.488 anos de salários mínimos cubanos por sua atividade opositora.

Yoani Sánchez tem estreita relação com a diplomacia estadunidense em Cuba, como demonstra um documento “secreto”, por seu conteúdo sensível, emitido pela Seção de Interesses Norteamericanos (Sina). Michael Parmly, ex-chefe da Sina em Havana, que se reunia regularmente com Yoani Sánchez em sua residência diplomática pessoal como indicam os documentos confidenciais da Sina, manifestou a sua preocupação em relação à publicação dos documentos diplomáticos dos EUA pelo WikiLeaks: “Ficaria muito incomodado se as numerosas conversações que tive com Yoani Sánchez fossem publicadas. Ela poderia pagar as consequências por toda a sua vida”. A pergunta que vem imediatamente à mente é a seguinte: por quais razões Yoani Sánchez estaria em perigo se a sua atuação, como afirma, respeita o marco da legalidade?

Em 2009, a imprensa ocidental divulgou massivamente a entrevista que o presidente Barack Obama havia concedido à Yoani Sánchez, e que foi considerado um fato excepcional. Yoani também afirmou que enviou um questionário similar ao presidente cubano Raúl Castro e que o mesmo não se dignou a respondê-lo. No entanto, os documentos confidenciais da Sina, publicados por WikiLeaks contradizem essas declarações. Foi descoberto que foi um funcionário da representação diplomática estadunidense, em Havana, quem, de fato, redigiu as respostas à dissidente e não o presidente Obama.

Mais grave ainda, Wikileaks revelou que Yoani, diferente de suas afirmações, jamais enviou um questionário a Raúl Castro. O chefe da Sina, Jonathan D. Farrar, confirmou a informação através de um e-mail enviado ao Departamento de Estado: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou que nunca enviou (as perguntas) ao presidente cubano”.


A conta de Yoani Sánchez no twitter

Além do sítio Generación Y, Yoani Sánchez tem uma conta no twitter com mais de 214 mil seguidores (registrados até 12 de fevereiro de 2012). Somente 32 deles moram em Cuba. Por outro lado, a dissidente cubana segue a mais de 80 mil pessoas. Em seu perfil, Yoani se apresenta da seguinte maneira: “Blogger, moro em Havana e conto a minha realidade através de 140 caracteres. Tuito, via sms sem acesso à web”. No entanto, a versão de Yoani Sánchez merece pouco crédito. Na realidade é absolutamente impossível seguir mais de 80 mil pessoas apenas por sms, a partir de uma conexão semanal em um hotel. É indispensável um acesso diário para isso na rede.

A popularidade na rede social twitter depende do número de seguidores. Quanto mais numerosos, maior a exposição da conta. Da mesma maneira, existe uma correlação entre o número de pessoas seguidas e a visibilidade da própria conta. A técnica que consiste em seguir diversas contas é utilizada para fins comerciais, assim como para a política durante as campanhas eleitorais.

O sítio www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da comunidade do twitter. O estudo do caso Yoani Sánchez é revelador em vários aspectos. Uma análise dos dados da conta do twitter da blogueira cubana, realizada através de seu sítio, revela que a partir de 2010 houve uma atividade impressionante de sua conta. A partir de junho de 2010, ela se inscreveu em mais de 200 contas por dia, em uma velocidade que poderia alcançar até 700 contas em 24 horas. Isto é, passar 24 horas diretas fazendo isto – o que parece improvável. O resultado é que é impossível ter acesso a tantas contas em tão pouco tempo. Então, parece que isto só é possível através de um robô.

Da mesma maneira, descobrimos que cerca de 50 mil seguidores de Yoani são, na realidade, contas fantasmas ou inativas, que criam a ilusão de que a blogueira cubana goza de uma grande popularidade nas redes sociais. Na realidade, dos 214.062 perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 são novos (e sem fotos) e 20.600 são de características de contas fantasmas com atividades inexistentes na rede (de 0 a 3 mensagens enviadas desde a criação da conta). Entre estes fantasmas que seguem Yoani no twitter, 3.363 não têm nenhum seguidor e somente 2.897 seguem a blogueira, assim como a uma ou duas contas. Algumas apresentam características bastante estranhas: não têm nenhum seguidor, seguem apenas Yoani e emitiram mais de duas mil mensagens. 

Esta operação destinada a criar uma popularidade fictícia, via twitter, é impossível de ser realizada sem acesso à internet. Necessita de um apoio tecnológico e um orçamento consequente. Segundo uma investigação realizada pelo diário La Jornada, com o título “El ciberacarreo, la nueva estrategia de los políticos en Twitter”, sobre operações que envolviam os presidenciáveis mexicanos, diversas empresas dos Estados Unidos, Ásia e América Latina oferecem este serviço de popularidade fictícia (“ciberacarreo” ou em português ciber transporte) por elevados preços. “Por um exército de 25 mil seguidores inventados no twitter , escreveu o jornal, pagam até dois mil dólares, e por 500 perfis manejados para 50 pessoas é possível gastar entre 12 mil a 15 mil dólares”.

Yoani Sánchez emite, em média, 9,3 mensagens por dia. Em 2011, a blogueira publicou uma média de 400 mensagens por mês, O preço de uma mensagem em Cuba é de um peso convertido (CUC), o que representa um total de 400 CUC mensais. O salário mínimo em Cuba é de 420 pesos cubanos, ao redor de 16 CUC. Yoani Sánchez gasta, por mês, o equivalente a dois anos de salários mínimos em Cuba. Assim, a blogueira gasta em Cuba com o twitter, um valor correspondente, caso fosse francesa, a 25 mil euros mensais ou 300 mil euros por ano. Qual a procedência desses recursos para estas atividades?

Outras perguntas surgem de maneiras inevitáveis. Como Yoani Sánchez pode seguir a mais de 80 mil contas sem acesso permanente a internet? Como conseguiu se inscrever em 200 contas diferentes por dia, desde de junho de 2010, com índices que superam até 700 contas/dia? Quantas pessoas seguem realmente as atividades da opositora cubana na rede social? Quem financia a criação das contas fictícias? Qual o objetivo? Quais os interesses escusos detrás na figura de Yoani Sánchez?

* Salim Lamrani é graduado na Universidade de Sorbone, professor encarregado dos cursos da Universidade Paris-Descartes e da Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée e jornalista francês, especialista nas relacões entre Cuba e Estados Unidos. Autor de Fidel Castro, Cuba y Estados Unidos (2007) e Doble Moral. Cuba, la Unión Europea y los derechos humanos (2008), entre outros livros.

* Tradução de Sandra Luiz Alves

Fórum discute ações da Assistência Farmacêutica

fevereiro 28, 2012
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, durante esta semana, o 1º Fórum de Metas e Ações para Fortalecimento dos Serviços Municipais de Assistência Farmacêutica. O objetivo é diagnosticar os serviços públicos de farmácias municipais e, com isso, otimizar e agilizar as ações em conjunto com o Estado. Durante o evento, ainda será apresentado o plano de atividades e investimentos da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES e do Programa de Glaucoma.


O Fórum será realizado nesta segunda-feira (27/02), no auditório do Hospital da Restauração (HR), reunindo representantes das I, II, III, IV, V e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns e Goiana, respectivamente. Na quinta-feira (1º/03), as atividades serão no auditório da IX Geres, em Ouricuri, reunindo, também, representantes das VII e VIII Regionais (Salgueiro e Petrolina). Finalizando o ciclo, na sexta-feira (02/03), no auditório do Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, as VI, X e XI Regionais (Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada).
FÓRUM – O superintendente da Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatea, explica que, em 2012, a pasta dará destaque às ações em parceria com a Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios. “Iniciamos um novo ciclo nesse seguimento. Isso tem como objetivo apoiar os gestores municipais na qualificação dos serviços municipais de assistência farmacêutica para garantia do acesso contínuo, racional e humanizado aos medicamentos e insumos”, explica o superintendente.
Segundo Arimatea, todos os municípios serão contactados para preencher um questionário sobre a atual situação da assistência farmacêutica. O material será analisado e, posteriormente, a SAF auxiliará com orientação para melhorar a estrutura física e o suporte logístico. Por ano, o Estado investe cerca de R$ 20 milhões em medicamentos e na compra de glicosímetros e fitas reagentes, beneficiando os pacientes diabéticos.
Fonte: Secretaria de Saúde

Limoeiro realiza I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social

fevereiro 28, 2012

No dia 29 de fevereiro será realizada a I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social de Limoeiro, com o tema: A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), a partir das 8h.

O evento contará com a participação de profissionais liberais, representantes de associações, comerciantes, dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e membros da sociedade civil.

A conferência integra as atividades relacionadas ao trabalho desenvolvido no país, referente ao controle dos gastos nas administrações públicas e suas divulgações ao cidadão, o que o público em geral tem chamado comumente de transparência. 

Amannda Oliveira

O Grito do Rock acontece no próximo fim de semana em Arcoverde

fevereiro 28, 2012

Saiu a programação definitiva do Grito Rock que acontece neste final de semana em Arcoverde. O evento contará com 3 locais de realização. 

O primeiro será na sede do Ponto de Cultura Urucungo, no prédio do Cecora ( Centro Comercial Regional de Arcoverde  ) no próximo dia 3 de março, sábado. Os outros locais serão na Praça Winston Siqueira e na Galeria Art Arcoverde, também no prédio do CECORA. Abaixo a programação divulgada pelos realizadores da festa.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 03/03 (Sábado )

Local: PONTO DE CULTURA ASSOC. URUCUNGO (Acima da Feira Fácil - CECORA - Arcoverde/ PE)

19h00 - Debate Cultural (Tema: Produção Cultural)
20h00 - Exposição de Arte (Sete Flechas - Artista Cacau Arcoverde)
21h00 - Show: Orquestra Sertão - Arcoverde/PE
21h45 - Show: Cacau Arcoverde e Coco Calungo - Arcoverde/PE
22h30 - Show: Fetus - Arcoverde/PE
23h00 - DJS

 DIA 04/03 (Domingo)

Local: PRAÇA VIRGÍNIA GUERRA - WINSTON SIQUEIRA

08h00 - Pedalada Ecológica (Concentração)
09h00 - Pedalada Ecológica (Saída)
15h00 - Show: Irmandade Punk - Arcoverde/PE
16h00 - Show: Bandeira de Cristo - Arcoverde/PE
17h15 - Show: Cícero Gomes e Coco Trupé - Arcoverde/PE

Local: GALERIA ART ARCOVERDE (CECORA)

15h00 - Exposição de Arte (Gritarte - Artista Arnaldo Tenório)

Prefeitura de Limoeiro oferece em parceria com o Ministério do Turismo 420 vagas de cursos profissionalizantes

fevereiro 28, 2012

A prefeitura de Limoeiro, através da secretaria municipal de Turismo e Lazer, fechou parceria com o Ministério do Turismo para a realização de cursos de qualificação profissional gratuitos na área turística.
Os cursos serão ministrados por integrantes do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Produtivo (IDESP BRASIL) dentro do Projeto Qualitur que prepara profissionais para o mercado de trabalho no seguimento de turismo que vem crescendo de forma considerável no País, principalmente com o aumento das redes hoteleira e gastronômica, além dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 onde Pernambuco é um dos estados sede.

Ao todo, serão oferecidas 420 vagas gratuitas nos cursos de atendente de caixa (105); boas práticas de manipulação de alimentos (70); recepcionista (70); garçom (35); camareira (35); barman (35); gestão em hotelaria (35) e turismo para empreendedores (35).

As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e 14h às 18h, no período de 19 a 30 de março, na sede da secretaria municipal de Turismo, localizada no Centro Cultural Marcos Vinícius Vilaça, na Praça da Bandeira, Centro de Limoeiro. 

Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 16 anos e portar no momento da inscrição cópias e originais da Identidade, CPF e Comprovante de Residência. 

As aulas serão distribuídas em 02 pólos, um na Escola Municipal João Duarte e na Escola Municipal Otaviano Brasílio e terão início no dia 11 de abril e seguem até o dia 10 de maio de segunda à sexta, das 19h às 22h. 

Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.