Advertisement

Facebook

Prefeitura de Limoeiro realiza Semana Municipal de Combate à Dengue

Sempre é hora de combater a dengue. Esse é o tema trabalhado na campanha de combate ao mosquito transmissor da doença no município de Limoeiro, no Agreste Setentrional. Assim como fez o Governo do Estado (Secretaria Estadual de Saúde) antecipando as ações de combate, a Prefeitura de Limoeiro (Secretaria Municipal de Saúde) também está em campo para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

De acordo com boletim informativo da Coordenação de Saúde Ambiental de Limoeiro, desde o início do ano até a segunda quinzena do mês de setembro foram registrados no município um total de 838 casos notificados suspeitos de dengue, sendo que 289 casos foram confirmados como dengue clássica e o último levantamento do índice rápido (LIRAa) foi 2,9% - resultado esse que classificava a cidade numa situação de médio risco para surto de dengue.

Diante dos números, a Secretaria de Saúde de Limoeiro estará promovendo a I Semana Municipal de Combate a Dengue de Limoeiro. “Considerando a presença da dengue em nosso município e a importância da conscientização de toda a população no combate ao vetor, além de considerar também que a proliferação do mosquito aumenta nos períodos mais quentes do ano e que o verão está chegando, estamos reunindo toda a equipe da secretaria nessa campanha”, garantiu o secretário Orlando Jorge.
A campanha municipal começou com a fase de preparação, que segue até o dia primeiro de novembro com palestras nas escolas, associações de moradores, igrejas e empresas, externando ainda as atividades ao incentivo à realização dos trabalhos escolares, ensaios das peças teatrais com a temática da dengue e o concurso de paródias. “Vamos aproveitar o bom andamento do Programa Saúde na Escola (PSE) e contar com a importante ajuda da comunidade escolar. Esse segmento será muito importante nessa luta contra a dengue”, destacou o secretário.

Programação – A I Semana Municipal de Combate a Dengue será vivenciada no período de 05 a 09 de novembro nas zonas Urbana e Rural. No primeiro dia serão feitas visitas de inspeção pedagógica pelos agentes de endemias nas escolas. No dia 06 acontecem as oficinas para profissionais da saúde e articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE).  A programação segue no dia 07 com a exposição de trabalhos, apresentação de peças teatrais, paródias, realização do concurso e premiação no anfiteatro da Praça da Bandeira. Essa ação contará com a animação dos arte educadores da Caravana do Palhaço Xililique.
O dia 08 será reservado para o Dia Municipal da Mobilização. Serão feitas panfletagens e mutirão de limpeza nas áreas com os maiores índices de infestação com base no último LIRAa. E finalizando a semana, no dia 09 acontecerá a remontagem do Comitê de Mobilização Social através de decreto do gestor municipal, avaliação do evento, apresentação de propostas e cronograma de reunião do comitê para o ano subsequente.

Colacoração: Alfredo Neto 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...