Advertisement

Facebook

Governo do Estado e UPE promovem curso de extensão para elaboração de projetos culturais

 


Com a finalidade de democratizar o acesso aos editais de fomento à arte e à cultura, assim como consolidar a atividade de produtores e agentes culturais do estado, a Diretoria de Formação da Secult/PE e a Diretoria do Funcultura da Fundarpe, em parceria com a Universidade de Pernambuco – UPE, oferece o Curso de Extensão em Elaboração de Projetos Culturais. As aulas acontecem de outubro de 2012 a janeiro de 2013, nas quatro macrorregiões do estado (Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão).

Diferentes municípios do estado poderão participar do curso, cujas aulas presenciais serão ministradas nos campi da UPE do Recife, que recebe duas turmas pela quantidade de produtores cadastrados, de Nazaré da Mata, de Caruaru, de Salgueiro e de Petrolina. A duração é de quatro meses, sendo o curso modular, regular, semipresencial e diurno. A carga horária é de 75 horas, sendo disponibilizadas, ao todo, 260 vagas. Os cursos serão ministrados por professores da UPE ou convidados de outras universidades.

Podem se inscrever produtores e agentes culturais que estão cadastrados, e atualizados no ano de 2012 no Cadastro de Produtor Cultural da Fundarpe até o último dia da realização das inscrições. As inscrições para o curso propriamente dito poderão ser realizadas de 8 a 14 de outubro deste ano, até as 23h59, pelo horário de Brasília através do site da UPE.

O curso se realiza com o intuito de “criar condições para fruição de bens culturais, promovendo criatividade e inovação na geração de renda e inclusão, e respeitando a diversidade e pluralidades culturais”, explica Denizá Rodrigues, coordenador pedagógico da Diretoria de Formação Cultural. Há alguns anos, a diretoria vem oferecendo oficinas de elaboração de projetos durante as edições do Festival Pernambuco Nação Cultural. A partir das demandas dos próprios produtores, que reclamavam uma carga horária maior, e das necessidades constatadas nos Fóruns Setoriais, a emergência do curso foi se desenhando até culminar no curso de extensão oferecido agora.

A iniciativa é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco e da UPE, com parcerias da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Pró-Reitoria de Interiorização (PROINTER), Núcleo de Educação à Distância (NEAD), Núcleo de Diversidade e Identidade Sociais (NDIS).

Consulte as Normas e o Calendário de Atividades e mais detalhes no Folder do Curso.

Informações sobre como realizar o Cadastro de Produtor Cultural podem ser encontradas aqui.

Mais informações:Pelo site da UPE (http://www.upe.br) e pelos telefones (81) 3184-3109 / 3184-3040.

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...