Advertisement

Facebook

Garanhuns é confirmada para receber a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem acontecido desde 2004 com um grande êxito, que se expressa numa participação entusiasmada e crescente de pessoas, instituições e municípios. Em 2010, a SNCT em Pernambuco contabilizou a participação de 382 instituições em todo o Estado, como por exemplo: Secretarias de Educação, Universidades, Escolas Públicas e Privadas da rede Estadual e Municipal, Pólos da UAB, Institutos Federais e Espaço Ciência, entre outros.
De 15 a 21 de outubro do corrente, ocorrerá a VIII Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. Em Pernambuco estará sob a coordenação do Espaço Ciência, órgão de divulgação científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. O evento tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens; em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Este ano o tema principal será: Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza.
Além de promover atividades de divulgação científica serão debatidas questões sobre a ciência e tecnologia no Brasil, discutindo e planejando seu futuro. Em Garanhuns a coordenação estará com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que planejou e implantou com sucesso um programa direcionado ao resgate de cidadania, autoestima e geração de emprego e renda junto às comunidades menos favorecidas que é o Programa Empreender Comunidade, em total parceria com as instituições universitárias: Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Garanhuns; Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG/UFRPE e Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, as quais vem desempenhando um papel de vanguarda nos programas de divulgação científica e de apoio ao ensino de ciências, como também formar seus professores e demais profissionais com a missão de divulgar a ciência.
Com participação atuante na proposta de divulgar ciência, Garanhuns recebe destaque por estar dentro da filosofia do governo federal de interiorização do ensino, onde a preocupação é evitar o êxodo rural. A resposta a esta ação tem sido a grande participação de jovens e crianças, através do engajamento dos seus colégios em atividades de ciências e cultura, levando conhecimento ao alcance de alunos e professores da rede pública e privada de ensino, universitários e o público em geral.
Tem-se a intenção de tornar este evento oficial nos calendários de todas as instituições de ensino do município bem como viabilizar a população garanhuense o acesso ao conhecimento inovador, demonstrando a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País.
O presente projeto busca viabilizar em Garanhuns-PE a proposta do Ministério de Ciência e Tecnologia de “mobilizar a população, valorizar a importância da ciência e da tecnologia e contribuir para a popularização da ciência de uma forma mais integrada nacionalmente”. Contando com a participação já confirmada de varias entidades municipal, associações e instituições não governamentais, a SNCT em Garanhuns deverá superar as edições anteriores tanto no quantitativo de público envolvido como no sentido de contribuir para que a população possa conhecer e discutir a relevância e o impacto das pesquisas científicas e de suas aplicações.
Informações: Ornilo Lundgren Filho

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...