Advertisement

Facebook

Gravatá sedia curso de cozimento a vácuo

Começa nesta terça-feira no Spa Oásis em Gravatá o Curso de Sous-vide, um método de cozimento à vácuo em baixa temperatura com o uso de um termocirculador.
O curso que foi desenvolvido e será ministrado pelo chef Paulo Carvalho e pela química Ana Claudia Correia de Araújo, proprietária do Spa, é voltado para estudantes de gastronomia e profissionais interessados em aprender esse tipo de cozimento à vácuo.

Entre as vantagens do uso da técnica está a redução de custo das porções de proteínas dos cardápios, pois utilizando a técnica não há perda de água no cozimento, a agilidade na finalização dos pratos e a padronização dos pontos de cozimento.


As inscrições estão abertas e a primeira turma do curso iniciam suas aulas no dia 28 de agosto, das 9h às 18h, no Spa Oásis.


A turma terá oito participantes e o investimento será de R$600 e maiores informações pelo telefone (81) 9168.0168.


Sobre a técnica:


Idealizado pelo chef George Pralus, na França, o Sous-vide tem o objetivo de melhorar o sabor de cada produto. O processo tem início com o alimento colocado numa embalagem de filme de nylon termoresistente, que é levada à máquina de vácuo, onde todo o oxigênio é retirado.


Em seguida, o alimento, já embalado, é levado ao cozimento com a ajuda de um termocirculador, uma espécie de banho-maria de alta precisão, onde a temperatura é mantida constante. A técnica tem como preceito básico a combinação de tempo e temperatura ideais para cada tipo de alimento, garantindo a manutenção das propriedades nutricionais e preservando as principais estruturas moleculares dos alimentos.

O processo de Sous-vide é possível com carnes vermelhas e brancas, peixes, frutas e verduras.

Informações: Secretaria de Comunicação de Gravatá

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...