Advertisement

Facebook

A Poesia de Bento Teixeira.


Bento Teixeira (Porto, 1561 (?) - Pernambuco ou Lisboa, 1618 (?)) foi um poeta luso-brasileiro.
De biografia nebulosa, alguns o consideram brasileiro. No entanto, outra corrente o considera português. Há controvérsia também sobre o local de sua morte: alguns afirmam ser em Pernambuco; outros afirmam ser em Lisboa. Em meio a tanta controvérsia, ele ainda é considerado o peimro poeta do Brasil. Esta informação é citada na obra "Biblioteca Lusitana" de Abade Machaco e em livros de Arthur Mota. Mas, vale salientar, qua tal informação é contestada por historiadores.  

Bento Teixeira era filho de Manuel Alvares de Barros e Lianor Rodrigues, além desta informaão sabe-se que ele estudou no Colégio da Bahia e frequentou seminário no mesmo estado após ter vindo com sua família de Portugal em 1567 .

Após confessar que era judeu, teve que fugir para Pernambuco onde começou a trabalhar como professor de artmédica, gramática e língua latina. Em 1584, caou-se com Filipa Raposa, em Ilhéus.

Alegando adultério, Bento Teixeiro assassinou sua própria esposa. Tal fato, o obrigou a fugir novamente, refugiando-se no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Isso foi possível devido ao seu direito de asilo, que vigorava até então. Lá, escreveu sua obra-prima: Prosopopéia.
Outra versão diz que Bento Teixeira foi acusado pela esposa de ser judeu. O poeta teria sido julgado e absolvido pelo ouvidor da Vara Eclesiástica da Inquisição, em 1589. Intimado posteriormente pelo visitador do Santo Ofício, acabou confessando ser seguidor da religião judia. Irritado com a denúncia da esposa, a assassinou, se refugiando no mosteiro já citado. Localizado, foi preso e enviado para Lisboa, em 1595 (?), onde permaneceu até sua morte.

Sua obra


Assim como sua biografia, são confusas as informações relativas as obras escritas por Bento Teixeira. Muitas foram lhe atribuídas. As principais são:
  • Relações do naufrágio: De acordo com os estudos de Vernhagen, a obra é de autoria de Afonso Luís, piloto de uma nau chamada "Santo Antônio", citado em Prosopopéia.
  • Diálogos das grandezas do Brasil: Segundo Capistrano de Abreu, a obra é de autoria de Ambrósio Fernandes Brandão.
Portanto, ao que tudo indica, Prosopopéia foi sua única obra.

Trecinho de Prosopopéia:


''LX Olhai o grande gozo e doce glória
Que tereis quando, postos em descanso,
Contardes esta larga e triste história,
Junto do pátrio lar, seguro e manso.
Que vai da batalha a ter victória,
O que do Mar inchado a um remanso,
Isso então haverá de vosso estado
Aos males que tiverdes já passado.''

Informações: Jornal on line

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...