Advertisement

Facebook

Exames de tomografia computadorizada, densitometria óssea e ressonância magnética serão oferecidos em municípios do Sertão

 
Os usuários do SUS do Sertão de Pernambuco passam a contar com serviços de imagem de alta complexidade mais perto de sua residência. Na tarde da última segunda-feira (18), o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, acompanhado pelo secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales, visitou os municípios de Salgueiro e Serra Talhada para firmar contratos de prestação de serviços, visando o oferecimento de exames de tomografia computadorizada, densitometria óssea e ressonância magnética. Serão cerca de 400 exames por mês e um investimento, anual, de mais de R$ 1 milhão.
 
Durante a visita a Salgueiro o secretário assinou contrato com o Pronto-Socorro São Francisco e a Ortodens, que oferecerão exames de tomografia computadorizada e densitometria óssea, respectivamente.

Já em Serra Talhada, o secretário assinou o contrato com a Casa de Saúde São Vicente, que oferecerá serviços de ressonância magnética. “Esse é mais um esforço para regionalizar e interiorizar o SUS, em Pernambuco, possibilitando o acesso à exames, que só estavam disponíveis no Recife ou em cidades distantes. Além de beneficiar a população, essa parceria com unidades privadas, gera uma economia para o Estado, que para oferecer esses serviço, teria que construir centros de diagnósticos com custos muitos superiores aos do convênio”, disse Antonio Carlos Figueira.

O Pronto-Socorro São Francisco será referência em exames de tomografia computadorizada para todos os municípios da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Salgueiro e para os municípios da XI Geres, com sede em Serra Talhada. Já o Ortodens atuará como referência apenas para os municípios da Regional de Salgueiro.

Por fim, a Casa de Saúde São Vicente atuará como referência para os municípios da VI Geres, com sede em Arcoverde; VII Geres, com sede em Salgueiro; IX Geres, com sede em Ouricuri, X Geres, com sede em Afogados da Ingazeira; e XI Geres, com sede em Serra Talhada.

Curso de Medicina - Ainda no auditório da XI Geres, foi anunciado o projeto de expansão do primeiro curso de medicina no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Serra Talhada. “Inicialmente, a ideia era que houvesse a abertura de 20 vagas, porém com o anúncio da implantação de um laboratório de ensino e pesquisa, com maquetes e manequins para estudo de anatomia, feito pelo Ministério da Saúde, conseguiremos ampliar para 40 vagas”, explicou Antonio Carlos Figueira. O vestibular para o curso de medicina no em Serra Talhada será de 26 a 27 de novembro deste ano e as aulas terão início em fevereiro de 2013.

Fonte: Ascom

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...