Advertisement

Facebook

Festival Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão Central.


O ciclo 2012 do Festival Pernambuco Nação Cultural avança fortalecendo a cultura pernambucana em todas as regiões do Estado. De 22 a 27 de maio, a caravana multicultural vai percorrer oito cidades do Sertão Central com apresentações artísticas, encontros de manifestações tradicionais e atividades de formação. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com as prefeituras da região. 

Shows, espetáculos, oficinas culturais e ações das mais diversas linguagens artísticas integram a programação nas duas cidades polos do festival: São José do Belmonte e Salgueiro. Consagrando seu formato descentralizado, o FPNC também chega pelo segundo ano consecutivo aos municípios de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Serrita, Terra Nova e Verdejante. 

Em Belmonte, grandes nomes da música pernambucana e regional como Quinteto Violado, Alcymar Monteiro, Anchieta Dali, Santanna, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Quarteto Olinda e Waldonys vão animar ainda mais as comemorações da XX Cavalgada à Pedra do Reino, tradicional folguedo do município. A grade de shows do Palco Nação Cultural vai apresentar também estilos sonoros que o público sertanejo ainda tem poucas oportunidades de apreciar, como o samba da premiada cantora e percussionista Gerlane Lops, que encerra a noite de sexta-feira (25) apresentando pela primeira vez na região seu atual projeto, o Samba de PE.  No sábado (26), o Coco de Umbigada, Quarteto Olinda, Alcymar e Waldonys fecham a programação de shows do festival com uma grande homenagem a Luiz Gonzaga.

De acordo com Leo Antunes, coordenador geral do Festival Pernambuco Nação Cultural, “a programação reflete e valoriza diversos elementos da cultura sertaneja tradicional, mas também abre espaço para o contemporâneo, como as bandas de garagem de Salgueiro, que ganham novamente um palco destinado a impulsionar os jovens talentos da cena musical alternativa do Sertão”. 

XX Cavalgada à Pedra do Reino
Em mais uma edição, o FPNC Sertão Central aposta na parceria com a Associação Cultural Pedra do Reino e incorpora as comemorações da Cavalgada à Pedra do Reino - A festa de mouros e cristãos que há 20 anos ocorre em São José do Belmonte. No sábado (26), a tradicional Cavalhada Zeca Miron começa com desfile de cavaleiros mascarados pelas ruas da cidade a partir do meio-dia. No domingo, uma alvorada de pífanos vai acolher os cavaleiros de diversos municípios que chegam a Belmonte para de lá enfrentarem o sol forte do sertão e alcançarem a Pedra do Reino, na Serra do Catolé. 

Cultura Popular
As manifestações da nossa cultura popular têm espaço garantido na edição 2012 do festival. Em Verdejante, o encontro de danças tradicionais como Mazurca e São Gonçalo acontece no sábado (26), a partir das 18h. Na cidade de Cedro, o destaque é para a realização do II Encontro de Benzedeiras, Rezadeiras e Parteiras, que vai promover uma rica troca de experiências entre as mulheres da região que mantêm vivas tais práticas seculares. 
Grande homenageado da programação de cultura popular, Mestre Jaime ganha cortejo pelas ruas de Salgueiro também no sábado (26), com a presença de grupos de toda a região. Entre eles, a Orquestra Caliente, o grupo Timbalata, o Maracatu Arte e Cultura, os Bonecos Gigantes do Ziriguidum e os Caretas de Verdejante. 

Formação Cultural
Outro importante eixo do FPNC, a formação cultural chega com oficinas e palestras gratuitas nas oito cidades. A ideia é contribuir com os fazeres artísticos mais característicos da região, como o artesanato em couro, através do repasse de técnicas de design, por exemplo. Ações de formação nas linguagens de música, artes cênicas e cultura popular também estão agendadas. 


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...