Advertisement

Facebook

Prefeitura de Triunfo fecha matadouro e marchantes se sentem prejudicados.

Foto:Carlos Ferraz

A prefeitura de Triunfo fechou as portas do Matadouro Público Municipal e a ação gerou uma série de reclamações por parte dos marchantes (pessoas que vendem carne para os matadouros), que se organizaram para protestar.

Buscando esclarecer os motivos de tal ação, a prefeitura divulgou no seu site oficial a nota de esclarecimento que trazemos na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Triunfo, de modo a dar transparência as suas ações, vem a público, prestar as seguintes informações quanto a desativação do Matadouro Público local e a construção da Escola Municipal.
1. Inicialmente, cumpre informar que o abatedouro local foi desativado, uma vez que não atende as condições higiênico-sanitárias ao passo que a regionalização dos matadouros públicos vem sendo implantado pelo Governo de Pernambuco, como programa para solução dos problemas encontrados nos municípios pernambucanos.
Em recente entrevista, o Secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos, disse que, o governador Eduardo Campos entende que os abatedouros sempre foram construídos e mantidos pelas prefeituras, mas com o advento de uma nova legislação, a vigilância sanitária está mais exigente, com regras que demandam investimentos tanto no abate quanto na distribuição da carne.
Como o Estado não tem condições de construir 185 abatedouros, um para cada cidade, da forma que a legislação exige, a idéia foi regionalizar o abate de carne, construindo abatedouros em cidades pólos para atender os municípios no seu entorno.
Dentro em breve, será instalado o matadouro regional, na vizinha cidade de Serra Talhada, para atender a demanda dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa, Flores e Calumbi.
2. Ademais, ciente da instalação do Matadouro Regional em Serra Talhada, a Administração Municipal está tomando todas as providências cabíveis para não prejudicar a população e as pessoas do ramo, onde realizou um termo de cooperação com o Município de Santa Cruz da Baixa Verde.
Assim, o Município de Triunfo ficará responsável por: Cadastrar e informar ao Município de Santa Cruz da Baixa Verde/PE, as pessoas autorizadas a realizar abate de animais no Matadouro Pública daquela Cidade; Disponibilizar equipe de limpeza e apoio para realização do abate dos animais no Matadouro Público de Santa Cruz da Baixa Verde/PE, bem como o transporte da carne, ressaltando que o desossamento da carne será feito no mercado público, de acordo com as exigências da vigilância sanitária do Município de Triunfo/PE; Disponibilizará alojamento para os animais a serem abatidos, os quais deverão ser encaminhados até as 15h00min para o curral e o transporte para os animais abatidos, bem como galpão para tratar as vísceras dos animais abatidos, com a devida destinação dos dejetos, sob a inspeção da vigilância sanitária.

3. Por fim, considerando o término da vigência do contrato de aluguel das dependências do colégio “Stella Maris”, onde funciona o Centro Educacional de Triunfo – CET, em 31 de dezembro do corrente ano, com a Diocese de Afogados da Ingazeira e considerando, ainda, a necessidade, urgente urgentíssima, de espaço para acolher os mais de 800 alunos matriculados no CET, a administração municipal, em atendimento as reivindicações da rede pública municipal de educação, construirá uma Escola na sede do Município, utilizando, inclusive, o terreno onde funcionava o matadouro desativado.

Esta escola que vem sendo aguardada com muito anseio pela comunidade e vem nos encher de esperança de dias melhores, pois todos sabem que para formar cidadãos conscientes a educação é um dos pilares para que isto aconteça.
A uma estrutura adequada, com amplas salas de aula, salas de leitura, de informática, diretoria, de apoio dos professores, almoxarifado, secretaria, cozinha, depósitos de merenda, ambiente lúdico, acessibilidade e toda higiene e segurança necessárias para o cuidado das crianças
Estão sendo aproximadamente investidos R$ 4.000.000,00 (quatro milhões). A unidade irá atender uma média de 800 crianças com idade escolar.
É mais um grande avanço na Educação Municipal, com benefícios imensos para toda a coletividade.
Por tudo quanto posto e esclarecido, em cumprimento ao Princípio da Publicidade é que a Prefeitura Municipal de Triunfo dá ampla divulgação as presentes informações.
Prefeitura de Triunfo

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...