Advertisement

Facebook

Homenagem a Luiz Gonzaga marca segunda noite do Festival Pernambuco Nação Cultural em Arcoverde.


A noite desta quinta-feira (12), será marcada pela homenagem ao eterno rei de baião, Luiz Gonzaga. No palco do Festival Pernambuco Nação Cultural do Moxotó , em Arcoverde, as atrações da noite são as pratas da casa da casa Tonino Arcoverde, Pariceiros e Paulinho Leite, além de um ilustre desconhecido da população, Joquinha Gonzaga.

Joquinha Gonzaga 

O nome dele é JOÃO JANUÁRIO MACIEL, mas foi batizado por Luiz Gonzaga de “JOQUINHA GONZAGA”. Joquinha, nasceu no Rio de Janeiro e é filho de Raimunda Januário (Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga) e João Francisco Maciel.
Aos 12 anos ganhou uma sanfona de oito baixos de presente do seu tio Gonzagão.

Dois anos depois, Luiz Gonzaga , percebendo o talento do sobrinho o presenteou com um Acordeon e começou a a tocar em festas e forrós no Rio de Janeiro, acompanhando Gonzaga pelo nordeste como músico.



Em 1986 Joquinha, gravou o seu primeiro disco pela gravadora TOP TAPE, intitulado FORRÓ CHEIRO E CHAMEGO.

Em 1988 o seu tio o convidou a participar da faixa " Dá Licença pra Mais Um", no disco " Ai tem..." cujo trechinho relata a herança musical recebida do rei do baião:



SE É DE PAI PRA FILHO, DE FILHO PARA PAI
DE SOBRINHO PRA TIO ALGUMA COISA SAI
ENTÃO VOU POR AÍ, POR ESSE MUNDO VOU
USANDO ESSA HERANÇA DO MEU TIO E DO VOVÔ...


Em 2006 gravou o CD intitulado “CANTOS E CAUSOS DE GONZAGÃO”, em que além de cantar músicas de Gonzagão, conta causos de viagens feitas em companhia do tio, além de compositores de nível nacional e regional.



Se você gosta do autêntico forró , a noite de hoje é sem sombra de dúvidas imperdível.


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...