Advertisement

Facebook

Centenário de Luiz Gonzaga será tema de concurso para alunos de escolas públicas.


O centenário de cantor Luiz Gonzaga, que vem sendo lembrado durante todo o ano em Pernambuco, também terá um caráter especial no âmbito educacional. A Secretaria de Educação firmou uma parceria com a Comissão Especial do Centenário de Luiz Gonzaga,  formada por deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

“Fazer parte dessa homenagem e poder inserir nossos alunos nesse contexto é de extrema importância, diante da relevância de Luiz Gonzaga e, principalmente, porque aproxima os jovens de uma realidade que eles não viveram, apesar de escutarem as variadas versões das letras dele”, diz secretário Gomes.

Uma das ações de comemoração aos cem anos de nascimento do Rei do Baião foi idealizada pelo deputado Henrique Queiroz, membro da comissão, em um projeto de Lei que promoverá o concurso de redação “Luiz Gonzaga – 100 anos de vida e obra do pernambucano do século”. Essa iniciativa é destinada aos estudantes da rede pública de ensino e premiará as melhores redações, além de aglutinar em uma obra que será distribuída aos órgãos e bibliotecas públicas, os textos dos alunos.

“O centenário é uma marca na nossa história cultural, e um trabalho totalmente direcionado para o meio estudantil certifica em Pernambuco o nosso envolvimento com a especialidade da data. Gonzaga era uma artista internacional e a nossa intenção é expandir para todo o País a importância e o vigor desse nordestino”, declara o deputado.

O lançamento do concurso está previsto para maio, quando serão divulgados por este site e pela comunicação da Alepe as premiações, critérios e sistema de julgamentos dos trabalhos.  A comissão citada acima é composta pelos deputados Antônio Moraes, Isabel Cristina, Tony Gel, Henrique Queiroz, João Fernando Coutinho e Sebastião Oliveira, além da assistente-chefe de Patrimônio Histórico da Alepe, Cynthia Barreto, e mais dois servidores da Assembleia.

“Ninguém cantou o Nordeste como Luiz Gonzaga. Ele foi o precursor de toda uma geração musical, inclusive forte influência para a tão conhecida Bossa Nova”, destaca entusiasmado o deputado presidente da comissão, Antônio Moraes.

Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...