Advertisement

Facebook

Palácio do Campos das Princesas passará por reforma.



O Palácio do Campo das Princesas, sede do administrativa do Governo de Pernambuco, passará por uma reforma estrutural ainda neste ano. Após um ano de estudos, o chefe de gabinete do governador, Renato Thiebaut, terá uma reunião hoje, às 16h, para definir os detalhes da mudança, tais como o custo da obra, o início e a duração da mesma. Informações de bastidores dão conta que o local poderá passar de um a dois anos em processo de reformulação. Durante o processo, as quatro secretarias que funcionam no Palácio (Casa Civil, Assessoria Especial, Casa Militar, Imprensa e o gabinete do governador) deverão ser temporariamente transferidas.

Thiebaut afirmou que ainda não poderia tecer comentários a respeito da reforma, o que deverá ocorrer após o encontro com seu pessoal. “Tenho uma reunião com minha equipe. O assunto reforma já é antigo. Há aproximadamente um ano, começamos a fazer uma série de estudos, e amanhã (hoje) os resultados serão apresentados. Nesse encontro, deveremos ter uma perspectiva da situação”, explicou o chefe de gabinete.Embora sem confirmações oficiais, nos bastidores palacianos circula a informação de que o gabinete do governador Eduardo Campos (PSB) poderá ser transferido para um escritório já montado no Porto do Recife. Também é especulado que, com a mudança, a Assessoria Especial, comandada pelo escritor Ariano Suassuna, deixará o Palácio. Em contrapartida, deverá ser abrigada a Secretaria de Governo, capitaneada pelo deputado federal licenciado Maurício Rands (PT). O órgão, que foi criado este ano, ainda não tem sede definida.

Planejado em 1786, o Palácio do Campo das Princesas foi construído apenas em 1841, no bairro de Santo Antônio. O responsável pela obra foi o engenheiro Firmino Herculano de Morais Âncora, a mando do governador Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista. No local, funcionava o edifício do Erário Régio. Na época da construção, o órgão era chamado Palácio Provincial, e só viria a se tornar do Estado após a República.

A primeira reforma veio em 1859, para hospedar o imperador Dom Pedro II, a imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias e suas filhas. Naquele ano, veio o nome de Campo das Princesas para o jardim onde as princesas brincavam, posteriormente estendido ao Palácio. Entre 1920 e 1922, o local foi amplamente reformado, com a construção de um novo pavimento. Naquela década, a obra ainda seria remodelada, redecorada e mobiliada. Até 1986, os governadores moravam com as famílias no Palácio, tradição que foi quebrada na segunda gestão de Miguel Arraes.

Por Manoel Guimarães
Da Folha de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...