Advertisement

Facebook

Meu filho é um problema. Como vai a sua família?

 


Nos últimos dias muitos pais tem se queixado sobre o comportamento dos seus filhos. Na relação das reclamações mais freqüentes estão:

* Meu filho não presta atenção a nada;
* Meu filho é muito agitado;
* Vive no mundo da lua;
* Não sentara para estudar e tão pouco fazer o dever de casa;
* Só quer dormir tarde;
* Só quer saber de videogame ou computador e;
* Na escola, o seu comportamento é péssimo e as notas estão baixas.

Muitos pais tendem até mesmo a acreditar que este tipo de comportamento seja déficit de atenção ou hiperatividade. Será?

Quantos anos você tem? Lembra da educação que teve dos seus pais? Em que esta educação parece com que você dá aos seus filhos?
Como está a sua família? Será que o déficit de atenção do seu folho para com a vida , não seja reflexo do seu déficit de atenção para com ele? 

As crianças de hoje não são em nada parecidas com as crianças de 20 anos atrás. Elas aprendem e se desenvolvem mais rapidamente, são mais exigentes e críticas, mas são crianças.

Quando eu era criança, ia pra escola pela manhã. Quando chegava em casa ao meio dia , tomava banho, dormia uma hora e ao acordar seguia para a mesa onde minha mãe passava as matérias vistas naquele dia e me ajudava nas lições de casa. Geralmente após os estudos eu brincava com meus amiguinhos por mais ou menos uma hora e, em seguida, casa para tomar banho, jantar e dormir.
Eu tinha hora pra tudo e uma fiscalização cerrada para não dar furo.

Nos dias atuais, é comum encontrar família onde os pais trabalhem e passem o dia fora de casa, sem ter tempo de assumir a rotina dos seus filhos. Isso faz com que as crianças queiram toda a atenção possível naquele horário em que os tem por perto. Apesar da rotina repleta de correria , é importante que os pais ao invés de reclamarem sobre o comportamento do filho, se façam perguntas para saber onde estão errando:

* Que rotina de vida o meu filho tem?
* Ela é adequada a sua idade?
* Meu filho tem hora certa para descansar e estudar?
* Tem feito as refeições de forma adequada na mesa e no horário certo , ou simplesmente eu o deixo comer na sala vendo tv e se empaturrando de refrigerante?
* O acompanhamento que o meu filho tem é suficiente as suas necessidades?
* Qual a qualidade do tempo que eu tenho quando estamos juntos?
* Meu filho tem hora certa pra dormir? 
*Eu observo o que o meu filho vê na internet?

Após obter respostas para estas indagações, veja o que precisa mudar e por onde começar. Não esqueça que o tempo dos ajustes é hoje e agora. 
O que o seu filho será no futuro depende fundamentalmente do que vive hoje.

Pense nisso!

Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Concordo plenamente com o teu artigo e acrescento que a falta de tempo dos pais não pode virar justificativa pela falta de atenção aos filhos. Educar um filho dá muito,muito trabalho,mas vale todo o esforço. O menor tempo que possamos ter juntos deve ser valorizado. Os bons alunos geralmente são filhos de pais dedicados, até porque qualquer problema estes mesmos pais já estão alertas e procurando tratamento.

    ResponderExcluir

Comments

...