Advertisement

Facebook

Fundarpe e movimentos culturais se reúnem para definir Festival Pernambuco Nação Cultural no Moxotó.


Representantes da Fundarpe se reuniram na noite de ontem (20), com artistas , representantes municipais e imprensa no Ponto de Cultura Urucungo na Cecora,para debater
a respeito do Festival Pernambuco Nação Cultural no Moxotó onde a cidade de Arcoverde será sede.

Durante sete dias, os sete municípios que compõe o Sertão do Moxotó, Arcoverde,  Sertânia, Custódia, Betânia, Ibimirim, Manari e Inajá terão palcos que pretendem agrehar a cultura local e regional , além de trazer artistas estaduais. 

Os representantes das mais diversas vertentes culturais da cidade demonstraram dúvida em relação a formalização da proposta a ser enviada a Fundarpe para se apresentar no festival, reclamando o curto para encaminhamento. Os representantes da Fundarpe, informaram que o festiva não foi realizado em novembro passado por falta de verba , ficando para o mês de abril integrando um calendário já existente.

Em Arcoverde, o Coco será o grande destaque e deverá se reunir em um polo no bairro São Miguel, o rock e outros gêneros deverão ser alocados para outros polos.
Betânia foi a cidade escolhida para reunir comunidades quilombolas e Ibimirim pode agregar as comunidades indígenas. 

Seguindo a linha adotada pelo governo do estado, nas últimas edições, o festival será descentralizado e utilizará diversa linguagens que devem trazer em si teatro, arte, cultura, designe, moda, literatura e oficinas como artesanato e fotografia. 

Com um investimento de 700 mil reais, o governo do estado investirá desde a estrutura até o pagamento dos artistas. As prefeituras entrarão com uma contrapartida mínima de serviços gerais como limpezas, segurança, entre outros.

Uma das propostas é realizar na Budeha da Poesia um encontro de violeiros e outro de aboiadores, além de abrir espaço para a literatura e poesia já que o espaço é conhecido por eventos do tipo.No Sesc a deia é dispor exposições e oficinas, além de organizar um espaço na Praça Virgínia Guerra, onde os artesãos possam expor os seus trabalhos qye serão avaliados por curadores. 


Quem quiser participar, deve encaminhar as propostas para o e-mail de Adiel: adielpoeta@gmail.com até a próxima sexta-feira (23). 

Mais informações pelos telefones: 81 88585064, 97053724 ou 87 91397727.

Na manhã de hoje, representantes dos sete municípios que compõe a região se reuniram na Agência do Trabalho para discutir demandas e ouvir preferências em relação a atrações. 

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...