Advertisement

Facebook

Encontro de Bois em Arcoverde mostra que o Sertão tem carnaval

Foto: Amannda Oliveira

O carnaval de Pernambuco é bonito, por que é feito pelo povo e para o povo, nele não existem cordões de isolamento, nem corredor da folia, apenas as ruas, as fantasias, a orquestra de frevo e é claro, o folião. É o momento onde não se vê classe social, tudo o que se quer é brincar e cantar a nossa música e ensinar as novas gerações, desde muito ceso a beleza que tem a nossa cultura.

Fotos: Amannda Oliveira

O que se vê em Pernambuco não se vê em lugar algum, é nosso. 

Fotos: Amannda Oliveira

Uma verdadeira multidão foi as ruas de Arcoverde na tarde de sábado (04) para ver de perto Bois, burras, avestruzes, ursos, palhaços, jaraguás, caiporas, foliões, bonecos gigantes... Falando assim de tantos personagens você pode ter se lembrado de Olinda, mas eu estou falando de Arcoverde no sertão do estado que realizou o seu IV Encontro de Bois. A concentração aconteceu na Praça do São Geraldo e saiu pelas ruas da cidade em direção a Praça da Bandeira.

Fotos: Amannda Oliveira

Fotos: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Um dos bois mais bonitos que encontrei no percurso foi o Boi Arcoverde que além de estar ricamente produzido, possuía dançarinos dançavam cronometradamente ritmos pernambucanos.

Fotos: Amannda Oliveira

Ao chegar a Praça da Bandeira, as trinta agremiações se apresentaram acompanhadas pela Orquestra Metais de Ouro.
Quem encerrou o encontro foi o Grupo que tem como base a música afro-brasileira e indígena, abrangendo ritmos como: Toré, Samba de Coco, Coco de Praia, Coco de Roda, Ciranda, Maracatu, Afoxé e outros.

Foto: Amannda Oliveira

Fotos: Amannda Oliveira

Arcoverde entrou para a rota do carnaval de Pernambuco no ano de 2012 devido ao cunho cultural da Folia de Bois.
Existem pessoas que esperam o ano inteiro para sair as ruas e mostrar o seu boi para a cidade inteira. Um evento que envolve famílias inteiras e artistas.

Parabéns ao Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR grande idealizador deste encontro realizado em parceria com a Liga de Bois de Arcoverde, o Centro Integrado de Cultura e Arte- CINA e a Prefeitura Municipal de Arcoverde.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...