Vem ai o Garanhuns Motofest 2011

outubro 31, 2011

Como ficará a Praça do Relógio das Flores

outubro 31, 2011


Como vai ficar a Praça Tavares Correia (a praça do Relógio das Flores), após a intervenção pública. As imagens do projeto foram disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação de Garanhuns.
 
A Prefeitura em parceria com o Governo Federal está trabalhando na revitalização de toda a praça, garantindo a acessibilidade universal ao Relógio das Flores, além da construção de um CAT (Centro de Apoio ao Turista), dotado de sanitários públicos e espaço para informações turísticas.


Um dos pontos turísticos mais apreciados pelos filhos da terra e pelo turistas, vai ficar ainda mais bonito de se ver.


Amannda Oliveira

Centro de Cultura Luiz Freire realiza a oficina " Comunicação e Direitos Humanos" em Arcoverde

outubro 31, 2011

A equipe de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire chega a Arcoverde, no próximo  sábado (05 de novembro), para realizar a oficina Comunicação e Direitos Humanos

A capacitação acontecerá na Estação da Cultura na Praça Barão do Rio Branco, s/n, Centro e começa às 9h.

Estão convidadas entidades, comunicadores populares, blogueiros, radialistas, professores, estudantes, jornalistas e quem mais tiver interesse em discutir a comunicação enquanto direito humano. Entre os temas que serão levantados, estão as propostas resultantes da I Conferência Nacional de Comunicação e a criação de um novo marco regulatório das comunicações.
A atividade acontecerá pela manhã e pela tarde, com intervalo para almoço e lanche – oferecidos pelo CCLF. Os participantes receberão o material da oficina, com artigos e cartilhas sobre o tema. Haverá exibição de vídeos e espaço para que os participantes debatam questões pertinentes à comunicação em sua região.

Amannda Oliveira

Na íntegra a " Carta de Foz"

outubro 30, 2011

"Carta de Foz do Iguaçu

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.

Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:

- A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;

- A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;

- A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.

- A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.

- A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA no seu processo de bloqueio à Cuba.

Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro." 

Curtas de Foz do Iguaçu

outubro 30, 2011

Foto: Divulgação
Uma das coisas que descobri na minha viagem , foi que Foz do Iguaçu também tem mototaxistas, aproximadamente 800 deles. Mas, o que mais me chamou a atenção foi a forma como o governo municipal age em relação a esta categoria.
Para tirar o registro de mototaxista, o motorista deve estar em dia com tudo que se refere a moto, sem multas ou infrações. Depois passar por um curso que encerra com um instrutor como passageiro passeando em todas as motos e orientando o condutor sobre conduta junto aos passageiros.

As motos devem ser amarelas e recebem um adesivo da prefeitura com o nome moto-táxi e uma número de registro. O capacete também é amarelo e o colete. 
Lá não se cobra uma valor único por corrida, mas assim como os táxis, pela distância percorrida. O mototaxista também é obrigada pela prefeitura a fazer um seguro no valor de aproximadamente R$ 400,00 que em caso de acidente, protege o motorista e o passageiro, coisa que poderia ser pensado em Pernambuco.

As pessoas
Uma coisa que chama muito a atenção de quem chega a Foz do Iguaçu além da beleza que a natureza proporciona aos olhos, são os seus moradores. em uma cidade onde o Brasil se mistura com o Paraguai e a Argentina, por conta da fronteira e onde o espanhol é tão falado como o português, os visitantes são tratados com cordialidade e gentileza pelos moradores , além de uma prestatividade que raramente se vê nos dias atuais por ai.

A beleza desta cidade não está apenas na sua natureza, mas neste povo lindo e acolhedor.

Amannda Oliveira

1.º Encontro de Blogueiros do Mundo faz história ao reunir 23 países e 17 estados brasileiros e encerra com a aprovação da " Carta de Foz".

outubro 30, 2011
Foto: Amannda Oliveira

O 1.º Encontro Mundial de Blogueiros que aconteceu de 27 a 29 de outubro em Foz do Iguaçu, no Paraná , chegou ao final na tarde de sábado (29) , com muito o que comemorar.
Ao todo foram 23 países e 17 estados brasileiros, mais de 650 inscritos com 464 pessoas que participaram efetivamente. 

Durante três dias, twiteiros, faceboqueiros, ciberativistas, jornalistas, blogueiros e representantes de diversos movimentos sociais debateram a respeito de temas como democratização da informação, perseguição e censura na web , resistência  e outros temas.

Foto: Vilmar Machado

Na finalização dos trabalhos Altamiro Borges, diretor do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé falou do êxito alcançado pelo encontro e leu a " Carta de Foz" escritas por no mínimo 50 cabeças pensantes e aclamada pelos participantes e palestrantes.

Miro, noticiou que o 2.º Encontro de Blogueiros do Mundo, acontecerá em novembro de 2012, em Foz do Iguaçu e que foi criada uma Comissão Internacional para a organização do mesmo que terá a participação em se tratando de Brasil do Barão de  Itararé, Esmael  Moraes blogueiro do Paraná, a Altercon. Representando a América Latina, teremos pela Argentina Damian e Martin Granasky, por Cuba Iroel Sanchez e Osvaldo Léon da Agência Latinoamericana de Informação - ALAI; pelos Estados Unidos, Andrés Conteres e Jilian York, pela Europa, Ignácio Ramonet e Pascual Serrano , pela Ásia e África, Ahmed Bahgat do Egito.

A Itaipu Binacional, que apoiou o encontro anunciou que decidiu a ajudar financeiramente o novo encontro e fazer com que o evento faça parte do calendário de eventos da cidade. 

Foto: Amannda Oliveira

Gilmar Piolla, Presidente de Comunicação Social de Itaipu  encerrou sua fala dizendo que Foz do Iguaçu antes mostrada como destino de bandidos sequestradores e traficantes, virou o jogo e se consolidou como uma cidade do turismo de qualidade , do conhecimento e das novas tecnologias e disse “Lutemos sempre por uma imprensa livre e por uma informação sem censura e sem fronteiras”.

Em 2012, estaremos juntos.

Amannda Oliveira

A web por si só não é garantia de democracia

outubro 30, 2011
Foto: Amannda Oliveira

O blogueiro cubano Iroel Sánchez da página La Pupila Insomne e do site CubaDebate destacou durante o 1.º Encontro Mundial de Blogueiros em Foz do Iguaçu no sábado (29), que é necessário que os movimentos iniciados na internet ganhem as ruas. “A web por si só, não é a garantia da democracia”, apontou. 
 
O blogueiro falou sobre o bloqueio econômico importo a Cuba e deatacou que: “Os cubanos entendem que a internet e a blogosfera não são redes de consumo, mas sim de conhecimento”, lá os blogs são a voz dos movimentos sociais.

Cada vez mais a blogsfera dá voz aos que estão fora da grande mídia e a internet é o Che Guevara do novo século.

Amannda Oliveira

O livro que me tirou do purgatório do liberarismo foi um livro de Paulo Freire

outubro 30, 2011
Foto: Amannda Oliveira


O jornalista e videomaker canadense Jesse Freeston, que fez uma das palestras mais comentadas no encontro de blogueiros começou a sua fala destacando que: "Paulo Freire me tirou do purgatório do liberalismo através do livro Pedagogia do Oprimido".
E completou: "Minha palavra preferida em português é conscientização e que não tem tradução na língua inglesa. Alguns tradutores tentam explicá-la, mas sem sucesso".
Um vídeo apresentado pelo canadense mostra os absurdos ocorridos em Honduras e trouxe dados alarmantes como o fato de que 15 jornalistas foram assassinados em Honduras nos últimos dois anos.

Freeston que não é blogueiro é infiltrado como disse , resolveu participar do por que no hemisfério sul encontrou ecos para o seu pensamento sobre democracia e participação popular.
"Sou 'infiltrado', não sou blogueiro, faço vídeos, esta é a minha primeira viagem à América do Sul e estou muito feliz, porque os brasileiros têm sido importante para a minha ideologia pessoal. Vim de Montreal e lá temos também uma ocupação. Essa palavra também não tem tradução na língua inglesa, mas aprendemos com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O mundo hoje tem muitas ocupações. Nós, do norte, aprendemos o processo de democracia e participação com o exemplo de Porto Alegre (referindo-se ao Fórum Social Mundial) e agora estamos praticando na realidade, em assembleias. É um processo parecido com o efeito do inverno, que mata a terra e depois vem o ar fresco. Agora são milhares de pessoas que abrem os olhos e recebem o ar fresco."
O ativista fez uma analogia com o movimento Ocuppy iniciado nas redes sociais. “Ocupação não é feita por meio de Ipad, Ipods ou notebooks, as transformações não são feitas na internet, mas sim nas ruas”.As pessoas estão parecendo ‘homos-cibernéticos’, vivendo como espécies de zumbis digitais e com isso estão deixando de socializar.
Amannda Oliveira

1.º Encontro Mundial de Blogueiros mostra que a união faz a força e mostra por que crescemos tanto

outubro 30, 2011
Foto: Amannda Oliveira

Participar do 1.º Encontro Mundial de Blogueiros foi um desafio, não foi fácil chegar lá, como no dia a dia não é fácil ser blogueira. Diariamente damos a cara pra bater para que você possa estar não só informado, mas a cima de tudo, refleta sobre a sua realidade através das nossas palavras.

No encontro mundial de blogueiros, realidades diferentes, seja por estado ou por país, no entanto, histórias semelhantes.
Blogueiros perseguidos, ameaçados por políticos locais, escrachados em câmaras de vereadores, ameaçados de morte e mortos. Agentes da novas mídias que são forçados diariamente a se calar, a se adequar as velhas e tradicionais mídias que só publicam o que se espera delas, ou que são pagas pelos governantes para dizer a você que tudo vai bem, quando sabemos que não vai.

Não é fácil,ser blogueiro, defender a bandeira da informação independente mesmo quando damos uma notícia que todo mundo publicou, mas temos uma missão de não só repassar informações, mas produzir pra você conteúdo com qualidade e verdade.
Você pode até não achar tão atraente quanto a publicação a respeito de um artista que você curta, mas que é necessário que seja lida.

Um dos palestrantes, nos disse que se ficássemos um dia sem escrever, vocês não sentiriam nossa falta, dois meses então, deixaríamos de existir e isso é verdade. Se as redes sociais fornecem notícia rápida e diária e isso deixa de acontecer, somos automaticamente substituídos por quem as forneça.

Uma das minhas missões neste encontro, foi convidar pessoalmente para o 1.º Encontro de Blogueiros do Interior de Pernambuco que realizaremos nos dias 27 e 28 de abril na cidade de Arcoverde /PE e que pretende reunir blogueiros, twiteiros e faceboqueiros  não só pernambucanos, mas de qualquer pessoa que se enquadre em uma destas categorias um jornalista e blogueiro que é exemplo pra nós, o Altamiro Borges (Miro) e discutir os rumos desta rede que luta pela democratização da comunicação, pela liberdade de expressão e por um mundo democrático, onde a mobilização começa aqui e vai as ruas junto com você.

Uma história que muito me emocionou foi de um grupo que veio de um país latino americano e que passou 18 horas em uma viagem de ônibus para participar do encontro e que ficou em um acampamento sem terra, por não ter condições de pagar hospedagem. Me perguntei se teria tido essa coragem e quando eles gritaram palavras de luta e democratização me levantei para aplaudi-los de pé.

A união das novas mídias tem auxiliado revoluções no mundo. O Egito é um bom exemplo disso. Blogs, twitter e facebook, são ferramentas de convocação de mudanças que se fazem nas ruas, mas que os ditadores não conseguem calar.


A união faz a força, vamos lutar juntos pela democratização da comunicação no Brasil e nós blogueiros por ver transformada em profissão a nossa categoria.

Em 2012, o encontro se repetirá em Foz e gostaria muito de encontrar companheiros dos blogs pernambucanos, paraíbanos , cearenses... Temos que nos unir por um mundo melhor por estados nordestinos melhores para o nosso povo.

Amannda Oliveira

A notícia do câncer de Lula emocionou os blogueiros do mundo

outubro 29, 2011

O debate da manhã deste sábado (29), do 1.º Encontro de Blogueiros do Mundo , foi interrompido com a notícia de que o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da silva, está com um câncer na laringe pegou a todos os participantes de surpresa e emocionou a todos.
Na mesma hora a mensagem #ForçaLula pipocava no twitter e atingia o pico nos TTs da rede social.
Minutos depois chegava a notícia de que o tumor era 100% tratável.
Na próxima segunda -feira (31), os médicos decidirão se Lula fará quimioterapia e radioterapia ou ambos.
#ForçaLula.

Amannda Oliveira

Blogueiros do Mundo realizam twitaço para eleger as Cataratas como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo

outubro 29, 2011
O 1.º Encontro de Mundial de Blogueiros promoveu um twitaço na manhã de ontem (28), em prol da votação das Cataratas como  uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
A convocação foi feita por Gilmar Piollo , Presidente de Comunicação Social de Itaipu, no final da primeira plenária.
O primeiro dia do evento aconteceu na sexta-feira (28), com um debate sobre mídias sociais.
O lugar realmente merece fazer parte das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Nós estivemos por lá ontem e a sensação que se tem é de que estamos no céu sem necessariamente ter morrido pra isso.

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira


Foto: Amannda Oliveira

Vamos votos neste maravilha brasileira, para que ela possa também ser uma maravilha do mundo. Entre no site :www.votecataratas.com., segui a campanha no twitter @votecataratas.

Amannda Oliveira

Encontro de Blogueiros do Mundo discute as " novas mídias sociais".

outubro 28, 2011
Foto: Amannda Oliveira

O segundo dia do 1.º Encontro Mundial de Blogueiros, começou com o debate sobre " O papel das novas mídias" na mesa palestrantes internacionais muito esperados pelos participantes: Kristinn Harfnsson , porta-voz do Wikiliks e Ignácio Ramonet, criador do Le Monde Diplomatique e autor do livro " A Explosão do Jornalismo", o jornalista brasileiro e blogueiros Luiz Nassif, a fundadora da agência de jornalismo investigativo Pública, Natália Viana e a blogueira gaúcha Tatiane Pires.

Foto: Amannda Oliveira
Harfnsson, falou sobre história do Wikileaks, destacando a perseguição que vem sofrendo e do bloqueiro econômico que lhes tem sido imposto com o objetivo de derrubar a instituição financeiramente.

Segundo ele, a mídia tradicional está mais preocupada com as celebridades do que com artigos sérios e que o Wikiliks veio para aumentar a transparência das informações fazendo chegar ao público os erros cometidos pelas administrações públicas e a corrupção.
Destacando que: "Sem transparência não existe democracia".

Kristinn, comentou que a mídia como todo sofreu uma lacuna há 10 , 20 de modo particular entre a confiança do público em relação a mídia de modo geral e que o  Wikiliks veio para preencher esta lacuna com  falou sobre a “lacuna” que se formou no jornalismo. 
Falou da decepção em trabalhar com grandes veículos da mídia tradicional como New York Times e The Guardian, e que se pudessem começar novamente teriam feito os acordos diretamente com jornalistas e não com as empresas de comunicação.
O jornalista se mostrou surpreso com os blogueiros que segundo ele são mais críticos que as mídias tradicionais e que o Wikiliks pretende em breve trabalhar com blogueiros.

O futuro vai ser decidido em breve e nós somos responsáveis por exigir transparência, por isso, a organização deverá dentro em breve, disponibilizar um espaço onde possamos receber informações de forma segura a partir de 28 de novembro e afirmou que ao contrário do que se publicou, o Wikiliks não morreu.

Foto: Amannda Oliveira
Ignácio Remonet , falou sobre a explosão da internet. Segundo ele, não se concebe jornalismo sem levar em conta as novas mídias , os novos web tutores, que estão direcionando o novo jornalismo.
Os meios tradicionais estão em crise de divulgação e econômica. O jornalismo de papel pode desaparecer em pouco tempo e com isso aqueles que detiveram o monopólio da comunicação começou a passar por uma crise de identidade, sem saber qual a sua função no jornalismo tradicional.
Os estados autoritários, utilizavam a informação para manter a população sob seu poder, hoje, através das novas mídias, a notícia parte do povo e convoca o povo para se rebelar como aconteceu no Egito.
Remonet, destacou que se todos os blogueiros do mundo marchassem para um único lugar teria o poder de uma colmeia de abelhas.

O criador do Le Monde, destacou que a inteligência coletiva hoje é superior a individual. O mundo das novas mídias é transitório e que não sabemos a duração e que em apenas 05 anos muito do que usamos hoje terá mudado. É um sistema efêmero que não tem vocação para estabilidade. 
"Estamos em uma revolução midiática e temos que ter consciência disso."

E finalizou: " O segredo de estado será cada vez mais difícil de proteger, e é preciso se adaptar a uma sociedade em que esse segredo será cada vez mais rejeitado pelas pessoas, principalmente quando ele proteger comportamentos condenáveis, como corrupção e nepotismos"


Foto: Amannda Oliveira

Luiz Nassif falou sobre o papel das novas mídias no Brasil, relembrando um pouco da história dos jornalismo no Brasil. Nassif criticou os partidos políticos que se organizaram através de blogs e Twitter para realizar ações terroristas de difamação via internet, coisa que não parte da blogosfera espontânea.

Os blogs tem um papel fundamental nas grandes transformações por que passa a sociedade brasileira, que inclui a ascensão de novos atores políticos e o desenvolvimento regional.

Segundo o jornalista, a mídia tradicional não está disposta a abrir mão do controle que sempre tiveram , por que usam isso como arma comercial e política.

Amannda Oliveira

Caravana Antinuclear chega ao Sertão

outubro 28, 2011
Termina no 31 de outubro a Caravana Antinuclear que está percorrendo os municípios pernambucanos de Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba e Jatobá. O objetivo é levar para estas cidades sertanejas informações sobre os impactos que ocorrerão com a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba. O ônibus conduzindo seus integrantes saiu da frente da Reitoria da UFPE, às 17 horas da quinta-feira, dia 27. 

Nele integrantes do MESPE - Movimento Ecossocialista de Pernambuco, do Greenpeace e da Articulação Anti Nuclear Brasileira, acompanhados de professores universitários, jornalistas, artistas e ambientalistas pernambucanos e de outras partes do país, que vieram apoiar essa mobilização.

Informações: Heitor Scalambrini Costa 
A Caravana desenvolve atividades integradas como exposições, debates, feira de ciências, apresentação de teatro, cantadores e poetas populares, para ajudar a população a compreender os riscos de uma usina nuclear na região, assim como as possibilidades de gerar energia elétrica a partir do sol, dos ventos, de outras fontes renováveis de energia que não destroem a natureza e nem causam danos às pessoas. “A Caravana Antinuclear espera alertar as populações para os riscos da instalação dessa usina. O governo decidiu e planeja instalar a usina nuclear, mas não faz um diálogo com o povo da região para que ele fique ciente dos riscos, principalmente à saúde e ao meio ambiente. A Caravana vem para cumprir esse papel, para isso organizações locais ajudam a mobilizar o maior número de pessoas”, afirma o coordenador da Caravana, físico e professor Heitor Scalambrini Costa.

A primeira da caravana aconteceu na nesta sexta-feira, em Belém do São Francisco, neste sábado a Caravana aportou em Floresta e no domingo em Itacuruba, local onde está prevista a instalação da usina. A última cidade a receber os manifestantes antinucleares será Jatobá, com a programação prevista para segunda-feira. 

Todas as atividades da Caravana serão gratuitas. Associações, sindicatos, igrejas, escolas e várias outras organizações sociais da região estão se mobilizando para participar do evento.

Itaipu Binacional - alegria para os olhos

outubro 28, 2011

O Encontro de Blogueiros será um grande momento de troca de experiências e construção de propostas que respeitem as diversidades

outubro 27, 2011
Foto: Amannda Oliveira

O Presidente do Barão de Itaraé, Altamiro Borges, o miro, parabenizou os blogueiros que tem construído a nova mídia no Brasil e no mundo, enfrentando os impérios midiáticos concentrados e manipuladores deformadores de comportamento e manipuladores de informação.
Destacando que teremos um encontro muito rico, com pessoas de vários países e estados brasileiros que estão podendo se abraçar e beijar quando muitas vezes só se conhece pela internet. E que nós podemos sair deste encontro respeitando as diversidades, da bandeira da luta por marcos regulatórios, acesso a banda larga de qualidade, neutralidade na rede contra qualquer tipo de censura e vamos sair com mais força para enfrentar uma luta de idéias.
E pediu ao Secretário de Comunicação do Paraná, que a pluralidade fosse respeitada no estado e que não houvesse mais censura.

Amannda Oliveira

A comunicação tem que ser um direito garantido pelo Estado.

outubro 27, 2011
Foto: Amannda Oliveira

Durante a abertura do 1.º Encontro de Blogueiros do Mundo, nesta quinta-feira (27), Rossana Bertotti, Coordenadora dos Movimentos Sociais e do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação, destacou que: "Além da democracia o estado tem um papel fundamental para garantir que a comunicação seja mais do que uma relis informação, mas seja um direito de todas e todos os habitantes deste país. 
Que a comunicação seja um direito e que pra que ela seja um direito, o estado tem que ser o garantidor deste direito. "

Devemos estar felizes sim em poder nos comunicador através das nossas redes sociais, mas este movimento tem o papel central de ser debatedor, faça da comunicação um bem público , onde homens e mulheres possam exercer o seu direito de democracia com direito de liberdade de expressão, pois os movimentos sociais nasceram para lutar pela liberdade de expressão.

Amannda Oliveira

Foz do Iguaçu vira a sede mundial dos blogueiros

outubro 27, 2011
Foto: Amannda Oliveira


Após muita expectativa, começou nesta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu o 1.º Encontro Internacional de Blogueiros, tendo como sede a cidade de Foz do Iguaçu.

O evento teve a solenidade de abertura no Mirante Central da Usina de Itaipu animado por um grupo de viola e com a participação do Jornalista Gilmar Piolla (Presidente de Comunicação Social de Itaipu), Marcelo Catanese (Secretário de Comunicação do estado do Paraná), Deputado Federal André Vargas ( Secretário de Comunicação Nacional do PT), Deputado Federal Zeca DircelAltamiro Borges (Presidente do Barão de Itararé), Renato Novaes (Presidente da Associação Brasileira de Empresas Empreendedoras de Comunicação), Rossana Bertotti (Coordenadora dos Movimentos Sociais e do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação) e Luis Nassif ( jornalista e blogueiro).

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira


Na abertura, blogueiros de mais de vinte países entre eles Chile,Paraguai , Argentina, Estados Unidos, Perú, Egito e mais de 16 estados brasileiros , entre eles, São Paulo,Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná, se saudavam e já trocavam experiência em um coquetel oferecido pela organização do evento.
Nas palavras inciais, um destaque a internet no mundo contemporâneo, a importância dos blogs e das redes sociais inclusive no avanço da democracia ,o consenso de que as novas mídias são fundamentais e devem ser melhor compreendidas e disseminadas, a necessidade de se lutar pela democratização dos meios de comunicação. 


Ao término da cerimônia de abertura, os participantes foram brindados com a iluminação da Usina de Itaipu com uma chuva de fogos.


Esta blogueira e o blogueiro Cláudio André de Bom Conselho únicos representantes de pernambuco se fizeram presentes.

Amannda Oliveira

Oi gente!!!

outubro 27, 2011
Oi gente, já estou em Foz do Iguaçu como havia dito a vocês anteriormente. Tenho tanta coisa pra contar que estou meio sem saber por onde começar.
Saibam que eu queria muito que vocês a felicidade de vir a um lugar como este que lembra um pedacinho do paraíso.

Vou começar a contar tudo na próxima postagem.

Amannda Oliveira

Aeroporto, lugar de história!

outubro 27, 2011
Você já foi a um aeroporto? Ontem a tarde, eu passei três horas vagando pelo Aeroporto dos Guararapes em Recife e de forma intencional. Acreditem! 
As vezes é bom ficar sentado a observar o que acontece nos lugares. Se observasse-mos as coisas que nos cercam , provavelmente aprenderíamos muito.

O aeroporto é um lugar onde alguns sonhos começam, outros se encontram  e alguns se separam. Em três horas eu pude ver uma netinha aos prantos querendo ir embora com o avô, um casal de noivos se despedindo por que ele tinha que ir aos Estados unidos trabalhar, uma misse que representou o Brasil na América Latina fotografando para um fã, um cantor que inundava o ambiente cantando MPB e parando as vezes pra vender um cd, pessoas que estavam tão cansadas que dormiram, casais de idade andando de mãos dadas e zelando um pelo outro como se tivessem casado ontem, sonhadores que viajavam em busca de mudar de vida.

O aeroporto é um lugar de histórias. Histórias que muitas vezes vão mudar drasticamente após aquela viagem de avião, de reencontro quando após uma longa separação , as pessoas se encontram e muitas vezes com lágrimas nos olhos e podem abraçar o outro e falar sobre a saudade que os separou e do que aconteceu na ausência do outro.

No meio de tudo isso, conheci duas senhoras que residem em Cuiabá , mas que tiveram que vir ao Recife tirar um visto americano e que contavam o questionário sem fim que haviam recebido.

O aeroporto também é lugar de trabalho. Muita gente trabalha nos seus notebooks ou tablets a espera do seu voo.

Passei aproximadamente seis horas e meia entre um voo e outro para chegar a Foz do Iguaçu por volta das 2 horas da quinta-feira.

Vocês estão comigo há três anos e por mais que pareça bobo eu não poderia deixar de dividir com vocês um pouco desta viagem e das experiências vividas por aqui.

Amannda Oliveira

Ônibus da Região Metropolitana terão GPS até janeiro

outubro 25, 2011
Foto:Roberto Pereira

Você já teve vontade de reclamar que um ônibus queimou uma parada? Ou que o motorista correu de mais? Ah, ainda teve aquele que cortou caminho e te fez perder a sua parada?
A partir de janeiro , você e os dois milhões de usuários de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife terão um aliado de primeira em relação a isso. 
O Governo de Pernambuco lançou na terça-feira (25), o Sistema de Monitoramento via GPS ( Sistema de Posicionamento Global). 

Através do GPS, o passageiro terá acesso direto às informações sobre suas linhas via SMS: basta enviar um torpedo informando o código da parada em que se encontra e o número da linha que pretende pegar para receber, em até 10 segundos, os horários de chegada dos próximos três ônibus do seu itinerário.

O sistema será coordenado pelas empresas pernambucanas Cittati, Midiavox e Cerpap e funcionou perfeitamente durante a demonstração. 

As empresas de ônibus tem até o dia 31 de janeiro de 2012 para instalarem os GPS em toda a frota e a previsão é de ter todo o sistema instalado e funcionando em março.

O uso dos aparelhos de GPS também vai possibilitar ao Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte monitorar o comportamento de toda a frota através de um Centro de Controle e Operações (CCO). Na tela do computador, será possível ver onde está cada um dos três mil ônibus do sistema, se ele está atrasado, se possui acesso para pessoas com deficiência e outros detalhes. Já os terminais de integração vão ganhar painéis de LCD (parecidos com os instalados em aeroportos) para mostrar em tempo real os horários de embarque e desembarque de cada uma das linhas.

Para ajudar no monitoramento, o governador Eduardo Campos instituiu um comitê de busca para selecionar três gerentes de terminais e 36 gestores. O intuito é substituir os funcionários terceirizados que hoje fazem o serviço e reforçar o gerenciamento dos terminais de integração do SEI (Sistema Estrutural Integrado), que foi dividido em três gerências: Sul, Norte e Oeste.

Ana Arraes toma posse nesta quarta-feira

outubro 25, 2011
Deputada discursa antes da votação que a elegeu ministra do TCU. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
A pernambucana Ana Arraes, agora ministra, toma posse no Tribunal de Contas da União, nesta quarta-feira (26), às 15h no plenário do Edifício -sede do TCU, em Brasília e deverá contar com a presença em massa de políticos pernambucanos.
Outras presenças confirmadas são da Presidenta Dilma Rouseff, além de ministros do TCU, ministros de estados, parlamentares, governadores, prefeitos, ministros de tribunais superiores, desembargadores de tribunais regionais,dentre outros.

Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.