Pesqueira realiza o 1.º Festival da Jovem Guarda

maio 31, 2011

Após polêmica e protestos painel do impeachment de Collor volta a galeria do Senado

maio 31, 2011

A assessoria de imprensa da Presidência do Senado divulgou nota à imprensa nesta terça-feira (31), informando que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), determinou a volta do painel sobre o impeachment de Fernando Collor à galeria Túnel do Tempo. O corredor de acesso entre o prédio principal do Senado e o Anexo 2 abriga a mostra que conta, em 16 painéis, a história do Senado desde a sua instalação, em 1826, até os dias atuais. 
A nova galeria foi inaugurada na segunda-feira (30), sem o painel sobre o impeachment de Collor, ocorrido em 1992. A nota diz que a inclusão do painel ocorreu "diante da repercussão verificada pelo conteúdo da exposição  Túnel do Tempo" inaugurada ontem. A nota ainda diz que Sarney não é o autor nem o curador da exposição feita por organismo especializado da Casa e que o mesmo "determinou a inclusão do episódio do impeachment do de Fernando Collor na linha de eventos na referida mostra".
Ontem, Sarney havia dito que a ausência do painel era justificável pois o impeachment teria sido "apenas um acidente" e que "não é tão marcante" como outros episódios retratados na mostra. "Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agora, eu acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente e não devia ter acontecido na história do Brasil. Não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que construíram a história, e não os que, de certo modo, não deviam ter acontecido", afirmou.
A Secretaria de Comunicação do Senado, responsável pela confecção dos novos painéis, havia dito ainda que o foco da exposição é mostrar o trabalho do Poder Legislativo, e não os fatos da história brasileira. Fernando Collor voltou à política e hoje para minha vergonha enquanto cidadã brasileira, é senador de Alagoas pelo PRTB.
Mais é como diz o bendito ditado: "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE". 
Amannda Oliveira

Menos Burocracia: Previdência estuda forma de conceder auxílio-doença sem perícia médica

maio 31, 2011

O Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, confirmou nesta terça -feira(31),  que está estudando uma forma de conceder o auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica. A medida, que ainda não tem prazo para ser adotada, teria como objetivo agilizar o atendimento e melhorar o trabalho dos peritos.


“Já está sendo estudado e será apresentado um esboço do projeto que o INSS poderá adotar. Ele servirá para agilizar o atendimento, levando-se em conta que os peritos se envolvem muito nessa atividade e deixam de prestar outros serviços igualmente fundamentais”, disse o ministro à Agência Brasil, após reunião no Senado. Garibaldi não deu mais detalhes sobre a proposta.


Segundo o ministro, já há uma lista grande de doenças codificadas e que têm seu tratamento bastante conhecido, o que vai facilitar a implementação da medida. “Acredito que poderemos ter o consenso em torno disso”, disse Garibaldi acrescentando que o presidente do INSS está debatendo o assunto com vários setores.

O ministro ponderou que a medida terá penas mais rigorosas para punir eventuais fraudes. “Seria uma punição muito maior porque vamos fazer isso na mais absoluta confiança e por um critério de amostragem.” 

Fonte: Previdência Social



É AMANHÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

maio 31, 2011

É amanhã na Livraria Lira Cultural a noite de autógrafos com Luciano Magno e Paulinho Leite. O forró começa às 19:00h. 
Vá conferir, leve a família, venha conhecer o mais novo trabalho destes dois grandes nomes da música pernambucana.
Nós do Falando Francamente e a Lira Cultural teremos um grande prazer em ter você conosco.

Pra deixar vocês com água na boca um pouco do trabalho dos artistas:



Hemope de Arcoverde faz Campanha de Doação de Sangue

maio 31, 2011

Hemonúcleo de Arcoverde começa nesta quarta-feira (1.º) e segue até o dia 30 de junho, uma Campanha de Doação de Sangue que é realizada todos os anos no período Junino a fim de garantir o estoque de sangue para todas as emergências dos Hospitais.

Você pode brincar muito no São João, sem brincar com a vida. É fundamental que tenhamos em mente a importância do ato de doar sangue. Quando você doa sangue , doa vida, o seu sangue pode ser a única esperança para alguém que está morrendo. Faça este gesto, passe no Hemope em Arcoverde e doe. O Dr. José Ivan Vidal de Lima, lhe receberá com muito carinho junto com sua equipe.

Serviço:
Período da Campanha de 01/06 a 30/06/11
De Segunda a Quinta Feira.
Das 8:00h às 11:00 h
Na Av. Joaquim Nabuco, S/N – São Cristóvão

Estamos no Twitter e no Facebook

maio 31, 2011

Oi gente, pra ficar ainda mais perto de vocês, nos estamos no twitter e no Facebook nos curtam e sigam.

Beijos,

Amannda Oliveira

CDL de Garanhuns realiza debate sobre Nota fiscal Eletrônica

maio 31, 2011

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns , realiza nesta terça-feira (31), um de debate Sobre Substituição Tributária e PAF-ECF. O evento acontecerá na sede da CDL Garanhuns, a partir das 19:30h. 
O evento tratará sobre a adequação da nota fiscal eletrônica e será dividido em duas partes:
1.ª Tema: “Substituição tributária” será debatido por Júlio Cezar Barros (Auditor Fiscal Estadual);
2.ª Tema: “Integração PAF-ECF e as novas regras do Fisco”, será debatido entre Almir Vilela e Adriano Porto.

Amannda Oliveira

Inteligência em Negócios

maio 31, 2011

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realizará nesta quarta-feira (1.º de junho), à partir das 19:00h , através do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA) e do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA/PE), uma palestra que tem como tema: “Estratégia em Gestão com Enfoque Inteligência em Negócios”.
A palestra será ministrada por Lúcia Kratz de Souza, que é doutora em Psicologia, mestre em Administração, especialista em Docência Universitária, Administradora e possui formação Sênior em Coaching Integrado (ICI).

Os interessados em participar da palestra, devem levar 01Kg de alimento não perecível.Mais informações no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 207
 
Serviço
Palestra: Estratégia em Gestão com Enfoque Inteligência em Negócios"
Local: AESGA
Data: 1.º de junho
Horário: 19:00h 

Amannda Oliveira

Caruaru cria pacto pela saúde

maio 31, 2011
O prefeito de Caruaru, José Queiroz, instalou na última segunda-feira (30),O Pacto pela Saúde, uma iniciativa história na cidade. O fórum será coordenado pelo chefe do Executivo municipal, incluindo a participação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Sociedade Médica de Caruaru, Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores e Governo do Estado, representado pela 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres). O principal objetivo do Pacto é discutir soluções para os graves problemas do setor.
O Pacto pela Saúde será de fundamental importância para discutir uma nova definição de políticas públicas para o setor da saúde em Caruaru, assim como outras cidades do mesmo porte, que enfrente problemas semelhantes pelo estrangulamento da rede. 
Um dos assuntos mais debatidos foi a Portaria 134, do Ministério da Saúde, que proíbe os profissionais do setor de acumularem mais de dois vínculos. Situação que já era prevista na Constituição Federal, mas que só foi regulamentada em maio deste ano. Caruaru possuía médicos com absurdos 18 vínculos. 
A Organização Mundial de Saúde indica a proporção de 1 médico para cada grupo de mil habitantes, o que deixaria a cidade dentro dos limites internacionais. No entanto, se considerarmos a população atendida, cerca de um milhão de pessoas, há uma carência inicial de 161 vagas médicas, número este que foi disponibilizado no último Concurso Público, ano passado, do qual foi preenchido por 40 profissionais que assinaram o termo de posse e apenas 19 estão em efetivo exercício.
Na última sexta-feira, a ex-secretária Cristina Sette foi afastada da pasta. 
O Pacto irá determinar a condução das políticas públicas durante os próximos 60 dias. Ao final deste período a prefeitura anunciará o novo gestor.


Amannda Oliveira

Café com Poesia traz a Garanhuns o poeta Pedro Américo

maio 31, 2011

O poeta Pedro Américo é a grande atração do "Projeto Café com Poesia" que contará com intervenções musicais de Michele dos Anjos.
O evento será realizado nesta terça-feira (31), à partir das 19:30h no SESC de Garanhuns.

Pedro Américo é natural de Ouricuri e formado em Letras. Tem vasta experiência em eventos literários. Vários livros publicados, tanto científicos (Ensaios) quanto literários (poesia e prosa) e é muito conhecido pela publicação Linguaraz que originou a música O Bailado dos Olhos , música feita em parceria com Maciel Melo.

O projeto Café com Poesia acontece sempre nas últimas terças-feiras de cada mês e tem como público alvo professores, estudantes de letras, artistas, poetas e prosadores. 

A entrada é gratuíta.
O Bailado Dos Olhos 
Maciel Melo e Pedro Américo

As vezes eu olho
No fundo dos teus olhos
E te escuto a castração
As vezes eu não olho
No fundo dos teus olhos
E te escuto
Não obstante a castração
As vezes eu olho
Por cima de tuas olheiras
E não te pergunto, é sono?
As vezes até mesmo
Dentro de tuas retinas
Eu olho, e o que escuto
Teus sonhos
As vezes até mesmo teu pulso
Há muito parado
Vibra ante meus olhos
As vezes teus olhos ensaiam
Passos mal dançados
Do bailado da vida.

Vale a pena conferir!


Amannda Oliveira

Sérgio B Gomes. Maravilhoso!

maio 31, 2011
Gente, na minha nova vida de Twiteira , vi o William Bonner indicar um site de um cara chamado Sérgio B. Gomes que é desenhista e caricaturista, chargista, ilustrador, programador visual e artista plástico.
Eu fui dar uma conferida no Blog e fiquei encantada com o seu trabalho. Por isso , venho aqui mostrar um pouquinho e convidá-los a conhecer também. 
Vocês sabem que adoro indicar o que é bom e o trabalho deste artista é maravilhoso.


E ai? Gostaram? Então passem lá e confiram todos os trabalhos de perto. 
O ENDEREÇO DO BLOG DELE É: http://sergiobgomes.wordpress.com/
Amannda Oliveira

Senado abre exposição que tenta "esconder" da história o impeachment do Color

maio 30, 2011

A exposição de painéis com fatos históricos no chamado "túnel do tempo" do Senado (Foto: Celso Júnior / Agência Estado)
Foto: Celso Júnior / Agência Estado

O Senado inaugurou nesta segunda-feira (30), os painéis da nova galeria do  chamado "Túnel do Tempo" da casa e pra vergonha nacional , os fatos referentes ao impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) , foram retirados da exposição. 
Ao ser questionado a respeito do ocorrido, o Presidente da casa José Sarney (PMDB-AP),   disse que o impeachment do Collor “Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agora, acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não deveria ter acontecido na história do Brasil. Mas não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que foram os que construíram a história, não os que de certo modo não deveriam ter acontecido”.
“Túnel do tempo” é como ficou conhecido o amplo corredor que passa sob o Eixo Monumental, em Brasília, onde estão as salas das comissões permanentes e gabinetes dos parlamentares. O espaço integra o roteiro da visita guiada ao Congresso Nacional e abriga textos e imagens de momentos importantes da história do Brasil e do Senado.
O painel retirado da galeria tinha fotos panorâmicas de manifestantes nas ruas pedindo o impeachment do ex-presidente Collor. O painel relatava que, em 29 de dezembro de 1992, o Senado aprovou por 76 votos a cinco a perda do cargo por Collor e de seus direitos políticos até 2000. Collor renunciou ao mandato antes do início do julgamento, mas a sessão teve continuidade.
No final da tarde, a  assessoria do Senado divulgou a seguinte nota:
"Os fatos históricos da mais antiga Casa legislativa do país são narrados em dezesseis painéis, com textos e imagens, seguindo a linha cronológica da história do Brasil desde 1822. A partir da Constituição de 1988, a opção dos historiadores foi destacar os fatos marcantes da atividade legislativa. O foco da exposição é mostrar a produção legislativa do Congresso Nacional . A discussão e aprovação das leis é a essência do que faz o parlamento como poder republicano."
Fonte: G1.
Comentário da Blogueira:
Episódio que foi um acidente e que não deveria ter acontecido? Querem apagar os fatos históricos das paredes para apagá-lo da memória dos brasileiros?
É uma falta de vergonha! O impeachmente deveria ter acontecido sim. Roubou e foi colocado pra fora. Deveria ter sido preso! Se eles tentam esconder aqui no Falando Francamente nós mostramos.
Queremos uma política de vergonha na cara. E não é escondendo da nova geração a história que vai se apagar os fatos que o levaram ao impeachman. Agora, vale salientar, que NÓS BRASILEIROS NÃO TEMOS VERGONHA NA CARA , UMA VEZ QUE COLLOR FOI ELEITO SENADOR nas últimas eleições.
E José Sarney, mostrou mais uma vez a que veio. Ou melhor, pra quem.
Amannda Oliveira



Luciano Pacheco renuncia a Presidência da Câmara de Vereadores de Arcoverde

maio 30, 2011

Foto: Amannda Oliveira

Quatro dias depois de ter entregue a população de Arcoverde a Câmara de Vereadores totalmente reformada e com modernas instalações , o vereador Luciano Pacheco se viu obrigado na noite desta segunda-feira (30), a renunciar a presidência da casa.

A renúncia foi motivada por uma ação da OAB, Secção Arcoverde, que questionava o fato do vereador exercer a profissão de advogado e de presidente de um poder ( legislativo ) de forma simultânea. O que não é aceito por lei.

Luciano Pacheco afirmou no dia da reinauguração da câmara que estava vereador , mas que ia morrer advogado que era a sua grande paixão e relembrou tudo o que passou na vida até conseguir vencer e se tornar advogado.
Se por um lado existe nele o desejo de ser prefeito de Arcoverde e estar na   situação de pré candidato a prefeitura por parte do grupo do prefeito José Cavalcanti, por outro, a sua grande paixão não poderia ficar ameaçada.
Ele optou pela advocacia.


Com a renúncia de Luciano Pacheco quem assume a presidência da Câmara é o vice presidente, o vereador Everaldo Lira (PP).


Amannda Oliveira

Governo de Estado encerra o Todos por Pernambuco

maio 30, 2011
Foto: Aluízio Moreira/SEI
O governo do Estado encerrou nesta segunda-feira (30) a Programa Todos por Pernambuco. O encontro da Região Metropolitana do Recife (RMR) foi o último dos seminários e ouviu as últimas contribuições para compor o planejamento estadual para os próximos quatro anos.
O programa iniciado em março , passou por todas as regiões de desenvolvimento e recebeu cerca de 24 mil demandas que servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2012/2015. O PPA será apresentado em outubro à Assembleia Legislativa conforme determina a Constituição Federal.
Com exceção das informações coletadas no seminário de hoje, todas as sugestões já se encontram tabuladas e sistematizadas por área de atuação, município e entidade proponente. A Seplag vai apresentar a compilação final dos dados ainda na primeira quinzena de junho, quando o governador vai sentar com toda a equipe técnica para pactuar os eixos prioritários do Governo
O Centro de Convenções, em Olinda, recebeu 1.362 pessoas de 462 entidades, além de 12 dos 14 prefeitos da RMR. Apenas os gestores do Cabo de Santo Agostinho e de Camaragibe não estiveram presentes. Para o governador, mais do que elencar prioridades, “o Todos por Pernambuco aproxima o Pernambuco oficial do real”.
“É um planejamento que parte de um diagnóstico correto. Ou seja, não dá para planejar se você não sabe a realidade que você quer transformar”, explicou.  “Aqui, ouço de vocês o que é que não pode deixar de ser feito”, completou.
Vereador do município de Moreno, Romero Arcoverde destacou o caráter democrático do evento. “Já vi muito político armar palanque para receber aplausos, mas armar palanque sem saber o que vai escutar é a primeira vez”, elogiou.
A coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho, Sílvia Cordeiro, reconheceu os avanços do Estado, que ficou “mais inclusivo”. “Eduardo é um gestor jovem que sempre esteve ao lado das bandeiras populares e dos direitos das pessoas. A sua história está ligada à construção da democracia brasileira”, testemunhou a mulher que participou das discussões temáticas na sala de desenvolvimento econômico.
BALANÇO – A edição 2011 do Todos por Pernambuco reuniu 13.489 participantes de 3.554 entidades, entre membros da sociedade organizada e instâncias governamentais e não governamentais. Os 12 seminários começaram pelo Sertão e foram realizados Petrolina (Sertão do São Francisco), Araripina (Sertão do Araripe) e Salgueiro (Sertão Central).
Na segunda semana, foi a vez de Petrolândia (Sertão de Itaparica), Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Arcoverde (Sertão do Moxotó) receberem o Todos por Pernambuco. Já Caruaru (Agreste Central), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional) e Garanhuns (Agreste Meridional) foram os municípios visitados no Agreste pernambucano. Nas Matas Norte e Sul receberam o evento, Goiana e Vitória de Santo Antão, respectivamente.  
 Fonte: SEI

Recife divulga o seu " SÃO JOÃO TRADICIONAL DA CAPITAL"

maio 30, 2011

Montagem : Amannda Oliveira
A Prefeitura da Cidade do Recife, anunciou na manhã desta segunda-feira (30),  a programação do São João 2011 que terá como tema “São João tradicional, a gente faz na Capital” e que homenageará dois ícones da música nordestina que são Teresinha do Acordeon e Quinteto Violado.

Os homenageados estiveram presentes e destacaram: Tivemos o privilégio de levar nossa cultura a muitos lugares pelo mundo, mas receber essa homenagem da nossa terra, é sem dúvida uma grande emoção”, disse Marcelo Melo, do Quinteto Violado. Terezinha do Acordeon disse que: “A cidade que faz o São João mais autêntico é o Recife, então eu tô muito feliz por tudo isso”, comentou Terezinha. 

A programação da festa, que tem o slogan , foi anunciada pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix. “Este ano, teremos 06 polos de animação e a abertura acontecerá no dia 8 de junho, às 20:00h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, quando acontece um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia e participação dos homenageados com entrada franca.

A festa contará com os já conhecidos polos do Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs).

Durante 22 dias de festa, a programação preparada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. A festa contará com 355 artistas, concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, Desfile das Bandeiras e Procissão dos Santos Juninos.

Atrações musicais - A programação de shows reúne grandes nomes da música nordestina de diversas gerações como Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Azulão, Santanna, Camarão, Arlindo dos 8 Baixos, Flávio José, Paulinho Leite, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Alceu Valença, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Xangai, Luciano Magno, Coco Raízes de Arcoverde, Flávio Leandro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Nádia Maia, Maciel Melo, Geraldinho Lins, André Rio, Agostinho do Acordeon, Josildo Sá, João Silva, Cascabulho, Quarteto Olinda, Rabecado, Siba e a Fuloresta, Silvério Pessoa, Maciel Salu, Bongar, Pandeiro do Mestre, entre outros.

Os polos da festa ganham decoração especial com cores vivas e variadas estampas florais da chita. O projeto assinado pela engenheira Ana Borba, da Lixiki, mais uma vez, é baseado na sustentabilidade, utilizando materiais de ciclos festivos anteriores promovidos pela Prefeitura do Recife. Bandeirinhas, balões e luminárias típicas da época serão confeccionados com materiais reciclados como garrafas pets, placas de polietileno, lonas, latas e madeira.  Os mesmos materiais também darão forma a uma grande fogueira cenográfica que será instalada no Sítio Trindade e a um mastro com imagens dos santos juninos.

O principal ponto de festas do ciclo junino é o Sítio Trindade, onde acontece o concurso de quadrilhas infantis. À noite, o local abrigará shows de grandes atrações. No dia 25 de junho, às 22:00h, acontece um grande encontro de sanfoneiros em tributo a Arlindo dos 8 Baixos. Beto Hortiz, Dudu do Acordeon e Cezinha, representantes da nova geração do forró, se juntam aos mestres Camarão, Agostinho do Acordeon e seu Arlindo em show especial. A apresentação que une gerações terá direção musical de Cezinha e será registrado ao vivo pela Rede Globo Nordeste.

NOVIDADES

Novo polo Junino - O Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, além de receber a abertura do Ciclo Junino com show da OSR e dos homenageados dentro do Teatro Luiz Mendonça, contará com programação especial para toda a família.  As crianças vão poder conhecer as tradições juninas através de brincadeiras como pau de sebo e adivinhações e aprender a dançar o legítimo forró pé-de-serra. Já o palco do Teatro Luiz Mendonça será aberto para a esplanada do parque, abrigando shows de grandes nomes da música nordestina.

Tradição Junina na Praça de Boa Viagem - A Zona Sul também conta com programação especial na Praça de Boa Viagem. No local, turistas e recifenses poderão vivenciar diversos ícones da tradição junina. Apresentações de coco, ciranda, forró pé-de-serra, embolada e banda de pífano irão animar o arraial. O público também poderá se divertir num karaokê com repertório de forró.

Caravana do Forró - A Forrovioca irá percorrer 12 pontos do Recife, animando os bairros com muito arrasta-pé. O forró itinerante levará shows de grandes nomes da música regional para vários polinhos comunitários.

QUADRILHAS JUNINASUma das manifestações mais importantes do período junino - a quadrilha - ganha destaque com os Festivais Pernambucanos de Quadrilhas Juninas Adultas e Infantis. A criatividade e a animação dos grupos agitam diversos pontos da cidade. O 27º  Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Adultas, com cerca de 60 grupos, realiza eliminatórias nos dias 18 e 19 de junho nas RPAs 2 (Nascedouro de Peixinhos), 3 (Sítio da Trindade), 5 (Praça Noel Rodrigues) e 6 (Escola João Emereciano). A etapa final acontece entre os dias de 23 e 26 de junho.

O Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Infantis chega à sua 13ª  edição, este ano, com 20 quadrilhas. Os grupos se apresentam no Sítio Trindade, nos dias 11, 12, 18 e 19 de junho para a etapa eliminatória e no dia 24, para a etapa final, sempre a partir das 15h.

TRADIÇÃO E MEMÓRIA

Nossa música é a gente quem faz
 - Para difundir as músicas tradicionais do clico junino e composições dos homenageados do São João do Recife, serão editados 20 mil livretos com letras de canções, com distribuição gratuita nos diversos polos de animação. O livrinho reúne 10 músicas de Terezinha do Acordeon, 10 do Quinteto Violado, 10 músicas selecionadas pela equipe do Memorial Luiz Gonzaga e 10 músicas escolhidas pelos recifenses através de parceria com programação de rádio local.

Mostra de Culinária Afro - No dia 19 de junho, a partir das 16h, os pratos da culinária afro-brasileira ganham destaque na Praça do Arsenal.  Realizada pelo Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer e degustar pratos produzidos tradicionalmente nos terreiros de matriz africana durante o ciclo junino. Beiguiri, amalá, acarajé, abará, pé-de-moleque, cocadas, xerém e manuê são algumas das iguarias que integram o cardápio do evento.

Repente e Fórro nos Mercados - Trios de pé-de-serra, emboladores, repentistas e violeiros animam os mercados públicos da Encruzilhada, Boa Vista, Madalena, Afogados, Beberibe, Água Fria, Pina, Cordeiro, Nova Descoberta e Jordão, em programação a partir das 10h, nas sextas e sábados (dias 03, 04, 10, 11, 17, 18 de junho) e nos dias 23 e 25 de junho.

Caminhada do Forró - No dia 9 de junho, a partir das 18h, é realizada a Caminhada do Forró com roteiro que segue da Rua da moeda até a Praça do Arsenal. O arrastão de forrozeiros é animado pela Forrovioca.

Jornadas gonzagueanas – Debates sobre a cultura do ciclo junino promovidos pelo Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Todos os encontros serão realizados no Centro Cultural Correios e terão registro audiovisual para um posterior lançamento em DVD:
- Romance de Terezinha com o acordeon – dia 15/06, às 14h: com a homenageada do São João 2011.
- Forró: passado, presente e futuro – dia 15/06, às 19h: com Bráulio Tavares, Chico César, Fernando Duarte e José Mário Austregésilo.
- Quinteto 40 anos – dia 16/06, às 19h: show acústico e debate com grupo homenageado do São João.

RELIGIOSIDADE


Procissão dos Santos
 - No dia 17 de junho, acontece a Procissão dos Santos. O cortejo faz homenagem aos santos São João, São José, Santo Antônio, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, representantes dos festejos juninos. Saindo do Morro da Conceição, local de tradição religiosa e de intensa participação popular nos ritos litúrgicos, a procissão desce por Casa Amarela e segue até o Sítio Trindade, com bacamarteiros à frente fazendo a guarda dos santos.

Desfile das Bandeiras - No dia 22 de junho, é a vez do Desfile das Bandeiras de Santos Juninos. Sempre reforçando o sincretismo religioso no Recife, a procissão sempre agrega praticantes de inúmeras religiões ou mesmo admiradores. No desfile, são representados os Santo Antônio, São João e São Pedro. A procissão sai da Praça Maciel Pinheiro, passa pela Rua Nova, até chegar ao Pátio de São Pedro.
Procissão de São Pedro e Concurso de Barcos Decorados - No dia 29 de junho, às 13h, os pescadores da Colônia Z1, do Pina, desfilam com suas embarcações para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino. Assim como em 2010, haverá o  concurso de barcos decorados.

SÃO JOÃO DO RECIFE 2011 EM NÚMEROS 


- 22 dias de festa
- 355 artistas
- 6 polos de animação: Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos
-18 polinhos comunitários
- 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs)
- 12 bairros recebem Caravana do Forró com shows na Forrovioca
 
Fonte: Prefeitura do Recife

Alemanha decide abandonar usinas nucleares

maio 30, 2011

O governo da Alemanha, anunciou nesta segunda-feira (30), que fechará todas as usinas nucleares do país até 2022.;
A decisão foi tomada após o susto na Usina de Fukushima no Japão. Ano passado, o governo alemão tinha interesse em manter a vida útil das 17 usinas nucleares do país por mais de 20 anos. Mas o desastre no Japão revoltou uma opinião pública contrária às usinas.
Os protestos causaram derrotas eleitorais para o governo,gerando essa mudança de comportamento. Oito usinas foram desativadas recentemente, muitas por serem antigas demais, não serão religadas. Outras seis fecharão até 2021 e mais três, no ano seguinte.
A Alemanha deverá investir em energia solar e eólica. Mas especialistas acham que essa troca pode não ser suficiente, além de cara, o que beneficiaria os vizinhos.
Amannda Oliveira

Fábio Jr , Magníficos e Aviões do Forró no São João de Gravatá

maio 30, 2011

A cidade de Gravatá, ainda não fechou toda a programação dos são joão, mas três atrações de peso já foram confirmadas no site oficial da prefeitura.

As festa que começa no dia 10 de junho com a Banda Magníficos, no dia 11 a quem comanda a festa é a banda Aviões do Forró e no dia 25 o cantor romântico Fábio Jr.
A Prefeitura divulgará toda a programação em uma entrevista coletiva na próxima semana.
 Amannda Oliveira

Entrevista com Luciano Magno

maio 30, 2011

Ele nasceu em Paulo Afonso e chegou a Pernambuco aos 16 anos. Ele é compositor, instrumentista, arranjador, produtor musical e cantor, sendo uma dos músicos mais completos da atualidade.

Fez parceria com nomes como Moraes Moreira, Alceu Valença, Elba Ramalho, Hermeto Pascal, Naná Vasconcelos, André Rio, Paulinho Leite, entre outros. E se apresentou em países como França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, Portugal, Holanda, Macedônia, Argentina e Estados Unidos. Passando pelos principais festivais do mundo. Os seus trabalhos passeiam como poucos do instrumental ao forró pé de serra, encantando por onde passa.

Nós estamos falando de Luciano Magno que traz na bagagem os álbuns:  Luciano Magno (Liberdade - 2000); Luciano Magno e Fábio Valois (Sotaque - 2004); Trio Sotaque (Engasga Gato - 2006); BPM Trio 2006; Trio Sotaque (DVD Recife Brasil - 2007); Luciano Magno (Novos Carnavais - 2008); André Rio e Trio Sotaque (Rapsódia Nordestina - 2009); Sandro Haick e Luciano Magno (Viva Dominguinhos - 2009)e Luciano Magno (Forrobodó - 2010).

1. Falando Francamente: Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer pela conversa com o nosso blog.

Luciano Magno: Eu que agradeço. É um prazer conversar com vocês e poder falar um pouco sobre o nosso trabalho.

2.      Falando Fracamente: Você tem uma carreira repleta de bons resultados. Apresentou-se em alguns dos melhores palcos do mundo. Existe algum palco que você não tocou e que diga: eu ainda vou tocar ali?

Luciano Magno: Durante a vida a gente vai construindo sonhos que aos poucos vão se tornando realidade. Ainda na infância sonhava em ter uma carreira musical, tocar no nordeste, no Brasil e, sobretudo lá fora! Chegou um momento que isto pintou repentinamente e com muita ênfase na minha vida. Toquei em quase toda a Europa, nos EUA, alguns países da América Latina... Mas, ainda não fui à Ásia. Tenho vontade de ir pro Japão e creio que o farei com o novo disco instrumental que estou gravando.

3. Falando Francamente: Você foi o grande vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife de 2010 com o frevo “Pisando em Brasa”, de sua autoria e ainda, levou o segundo lugar no mesmo festival com o caboclinho “Caboclo D`àgua”, além disso ficou com o melhor arranjo. Isso mostra que o frevo pernambucano se renova o tempo inteiro. Fala pra gente sobre o festival.

Luciano Magno: Acho o Festival de Música Carnavalesca do Recife importantíssimo para a preservação e divulgação dos nossos ritmos carnavalescos, principalmente para o Frevo.

Tive o privilégio de ser o vencedor neste ano, onde o festival recebeu uma maior valorização por parte dos organizadores, um cuidado maior. Foi feita uma parceria com a gravadora Biscoito Fino para a distribuição nacional do disco do festival. O meu frevo “Pisando em Brasa” abre o disco.  Este prêmio vem como reconhecimento de um trabalho que desenvolvo com música brasileira, desde criança sabe? Quando comecei a tocar, não éramos presos à um  só gênero! Sempre toquei um pouco de tudo... Às vezes fico pensando: “Nunca conseguiria viver preso a um único gênero”. O motivo que me fez escolher música, foi justamente poder curti-la plenamente. Hoje consigo fazer isso. Tenho vários parceiros e componho frevo, baião, xote, samba, bossa, rock (por que não?)...

4.      Falando Francamente: Falta espaço nas rádios para os novos frevos? Já que praticamente só se escuta o ritmo no carnaval.

Luciano Nagno: Acho que falta espaço para a música de uma forma geral. O mercado mudou muito nos últimos anos. As gravadoras detinham o poder, encontravam um cara com talento e usavam o seu poder na mídia para divulgá-lo. Hoje com a tecnologia digital, qualquer um grava uma música e de repente, posta na net... Já vira artista! Rsrsrs... Sem ainda ter estrada, conhecimento de causa, sabe? Ainda tem o lance do “jabá”, os caras que pagam pra tocar porcaria, nas rádios comercias.

O frevo consegue um espaço nas rádios que tem uma programação mais cultural, mas é preciso que seja divulgado bem antes do carnaval para chegar com força nas festas de momo.
Nos anos 80, tínhamos vários frevos executados nacionalmente nas vozes de Elba, Gal, Alceu, Moraes...
Tenho receio de vê-lo perdendo força ao longo dos anos, mas quando chega o carnaval tenho a certeza de que isto não acontecerá. Um carnaval em Pernambuco sem o frevo não faz nenhum sentido, perde a sua alegria!

5.Falando Francamente: Em 2010 você gravou o Cd Forrobodó com  músicas de sua              autoria em parceria com nomes como André Rio, Dominguinhos e Moraes Moreira. Fala um pouco pra gente sobre o novo trabalho que você vai apresentar a Arcoverde no próximo dia 1.º de junho na Livraria Lira Cultural.

Luciano Magno: Gravei o CD Forrobodó como uma homenagem aos quase 25 anos que venho me dedicando também a este gênero. Comecei a tocar forró ainda garoto, com meu pai que toca acordeon, nas festas de São João. No Recife, gravei e produzi muita gente relacionada ao gênero. Não tenho dados estatísticos mas, acho que gravei mais de 300 cd´s de artistas forrozeiros. Muitos iam nos procurar nos estúdios Somax para a produção dos seus discos. Foi um tempo muito bom de grandes experiências e encontros. Por lá passaram nomes como Alceu Valença, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Sivuca, Amelinha, Nando Cordel, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Flávio José, Maciel Melo, Andre Rio, Petrucio Amorim, Paulinho Leite, Cristina Amaral, Santanna, entre tantos outros parceiros...
O “Forrobodó” é fruto destas experiências somadas ao fato de que eu sempre tocava no São João do nordeste com nomes como Dominguinhos, Nando Cordel, Andre Rio e Elba Ramalho. Em 2009, produzi o CD “Rapsodia Nordestina” uma parceria do grupo que eu mantinha na época, o Trio Sotaque com o cantor e compositor André Rio. Já era uma sinalização de que eu faria brevemente um disco solo, voltado pro gênero.
Escolhi músicas que compus com alguns parceiros como Indiferença (Luciano Magno e Gilton Della Cella), Violas (Luciano Magno e João Araújo), Pra ver você (Luciano Magno e Adilson Medeiros) e Pé de Bode, música minha que recebeu letra do André Rio. Fiz também releituras de músicas como Maçã do Rosto (Djavan), Beijo de Planeta (Dominguinhos e Moraes Moreira) e Forró do Futuro (Assisão). Agora é aproveitar o embalo e levar o “Forrobodó” em julho para a Europa.
 5.      Falando Francamente: Como foi receber de um gênio como Roberto Menescal o presente “Samba Magno”?

Luciano Magno: É um orgulho receber uma composição de um cara como o Menescal, que é ícone de um movimento que levou a nossa música pro topo das paradas no mundo. Um cara que também foi produtor de gravadora, lançando pérolas no mercado fonográfico como discos de Gal Costa, Elis Regina, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Emilio Santiago, só pra citar alguns nomes...
Tive o meu primeiro contato com ele em uma feira de música em São Paulo há uns nove anos. O diretor de uma das empresas que me patrocina, a Condor Guitars, falou sobre o meu trabalho pro Menescal e me convidou pra ver um show dele na mesma noite.
No meio do show, tive uma imensa surpresa, quando o Menescal falou que iria chamar ao palco um cara que ele já tinha ouvido falar e tal... Esse cara era eu. Fui lá e toquei frevo e baião. Ele adorou! Passamos a ter uma amizade e nos encontramos com uma certa freqüência quando vou ao Rio de Janeiro. Já o trouxe pro Teatro Santa Isabel, no Recife.
Dividimos o palco neste evento. 
Agora recebo mais um presente que é o “Samba Magno”. Quando ele me mostrou a música, o Andre Rio estava comigo e adorou a melodia. André acabou se tornando parceiro de Menescal, pois colocou letra na melodia dele. Ficou sublime!

6.      Falando Francamente: Algumas parcerias que você faz na música, acabou levando também pra vida pessoal como é o caso dos seus amigos André Rio e Paulinho Leite. Fale um pouco pra gente sobre como aconteceram estas parcerias.

André é um parceiro antigo. Fizemos muita coisa juntos... Por volta de 1998, nossa amizade se firmou. Começávamos ali um novo ciclo, levando a nossa música para a Europa. André foi um dos pioneiros desta nova fase, abrindo espaços, criando projetos para a divulgação da música pernambucana. Fiz muitos discos dele, shows, algumas composições juntos... É uma parceria duradoura, amizade mesmo!
Conheci Paulinho em estúdio, gravando no seu disco. Produzi alguns CD´s dele e agora tive o grande prazer de fazer os arranjos e direção musical do seu DVD, além de uma participação especial, em uma música minha que ele gravou. Nossa amizade foi se firmando ao longo destes anos... O cabra hoje é quase meu vizinho e me convidou para ser padrinho do seu filho. Cumpade véi!!!
Acabei me tornando um elo entre André e Paulinho, que hoje são grandes parceiros. Tudo isto vai culminar em uma turnê na Europa em julho próximo. Faremos esta turnê divulgando o trabalho dos três amigos. Vamos passar pelo Montreux Jazz Festival (onde estou indo pela sétima vez) Festival Latinoamericando de Milão, shows na Alemanha, Portugal... Vai ser muito legal!

7.      Falando Francamente: O que inspira Luciano Magno?

Luciano Magno: A paixão pela música. Às vezes sonho compondo, tocando, trabalhando com música... Acaba saindo alguma coisa disto tudo.

8.      Falando Francamente: Quais os próximos projetos de Luciano Magno?

Luciano Magno: Estou começando a gravar um novo disco instrumental e pretendo lançar até o final do ano.

10. Ping Pong:

Luciano Magno:

Paulo Afonso – Minha terra Natal! Meus pais que moram lá, meus irmãos, os amigos de infância...

Recife – A cidade que me acolheu e onde construí a minha carreira.

Saudade – De escutar uma boa música tocando com freqüência nas rádios e nos carros da garotada.

Música – A música brasileira, o jazz, a clássica e a música nordestina que nos é peculiar.

 Arcoverde vai poder conferir de perto o trabalho desse grande artista no próximo dia 1.º na Livraria Lira Cultural em parceria com o Blog Falando Francamente.


Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.