Advertisement

Facebook

Grupo Acaiaca passa na Aldeia Olha D`Água


   Criado com o objetivo de divulgar a música pernambucana principalmente, o Grupo Acaiaca o faz através das mãos do renomado Marco César ao bandolim, de Ricardo Freitas no violão de sete cordas, de João Paulo Albertim ao cavaquinho e também do percussionista João Victor Gonçalves.
        Dois pontos merecem destaque dentro do que se propõe o Grupo Acaiaca à partir de sua formação instrumental denominada "regional de choro" ou simplesmente "regional" e que, segundo alguns teóricos, é advinda das chamadas "bandas de pau-e-cordas" que tocavam pelas ruas do Recife nas festividades de momo; quais sejam: o repertório, que pra já é permeado por gêneros pernambucanos como o baião, o frevo e o maracatu, e quiçá, mesmo sendo objeto de controversas opiniões acerca de sua origem, o próprio choro; e, naturalmente, o caráter linguístíco musical da execução das peças. Característica linguística essa que contém talvez uma das mais significativas qualidades no que concerne à riqueza da música de Pernambuco, que é o seu sotaque, a sua forma própria de expressar-se, seu típico fraseado musical.
        A defesa de toda essa riqueza musical é feita com muita propriedade pelo Grupo Acaiaca por ter à sua frente, como solista, um músico que contribuiu e ainda contribui, no fortalecimento e preservação da música pernambucana, não somente nas características acima apontadas, mas também em diversos aspectos musicais e extra-musicais, como por exemplo a área educacional, formando instrumentistas, fornecendo-lhes subsídios necessários à reprodução e ao desenvolvimento da nossa música, da nossa cultura. Tão verdade é isso que a grande maioria dos instrumentistas de cordas de pernambuco, que atuam nos principais grupos que executam os gêneros mencionados anteriormente, estiveram direta ou inderatamente sob sua orientação.
    O resultado de toda essa bagagem é uma música tradicional que se mostra bastante viva e que é executada com o mais alto nível musical, enfatizando o quão forte e expressiva é nossa cultura. 

Arcanjos Produções

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...