Advertisement

Facebook

Pernambuco ganha o Hospital Pelópidas Silveira

Foto: Roberto Pereira

O governo do estado inaugurou nesta quinta-feira (08), o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), que será uma referência a nível nacional em atendimentos públicos de neurologia, neurocirurgia e cardiologia.

Erguido às margens da BR-232, no bairro do Curado, o hospital possui 12.734 metros quadrados de área construída, 168 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo - UTI , 24 leitos para observação de pacientes e será a primeira unidade do SUS a oferecer atendimento neuro-cárdio no Brasil e o terceiro hospital metropolitano construído no governo Eduardo Campos.


A unidade de saúde vai atuar na retaguarda das grandes emergências ajudando a desafogar os serviços do Hospital da Restauração, do Getúlio Vargas e do Regional do Agreste (Caruaru), nas áreas de neurologia e neurocirurgia. Em cardiologia, o Pelópidas vai dividir a demanda do Agamenon Magalhães e do Dom Helder.



O HPS levou dois anos para ficar pronto e totalmente equipado em um investimento de cerca de R$ 109 milhões. Cerca de 900 profissionais de saúde vão trabalhar no hospital. As escalas de plantão contarão com dois médicos de cada especialidade oferecida na unidade (neurologia, neurocirurgia e cardiologia).


Foto: Roberto Pereira


Primeiro hospital com custeio totalmente garantido pela União através do Ministério da Saúde, o Pelópidas receberá, a princípio, R$ 50 milhões por ano.


O Pelópidas Silveira funcionará como unidade referenciada, recebendo os pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos sendo integrado às UPAs de São Lourenço da Mata, Curado e Torrões com atendimento 24 horas e com capacidade para realizar anualmente 31.738 consultas, 5.040 internações e 43.470 atendimentos de urgência.

Ele vai receber pacientes infartados ou com outras doenças do coração. No setor de neurologia dispõem de atendimento para aneurisma, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais e traumatismo craniano. Entre os exames especializados, cateterismo, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e polissonografia (para detectar doenças do sono).


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...