Advertisement

Facebook

Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu


Dentro das comemorações do 99º aniversário de Luiz Gonzaga, o Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu, no Sertão do Araripe. O consagrado festival que celebra as manifestações culturais do estado valorizando as identidades locais e regionais, vai contar com uma extensa programação entre os dias 12 a 18 de dezembro.O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Prefeitura de Exu e ONG Parque Aza Branca.

Nos seis dias de shows, a festa abrirá espaço para apresentações de nomes conhecidos da música regional, como os forrozeiros Flávio Leandro e Adelmário Coelho, o Coral de Aboios de Serrita, além da prata da casa, a exemplo de Fua Carvalho. A edição 2011 da festa vai ocupar dois importantes espaços da cidade: a Praça de Eventos e o Parque Aza Branca, onde serão montados os palcos Canta Luiz Gonzaga e Viva Gonzagão.“Montamos uma grade com uma programação variada, com destaque para Dominguinhos, reconhecido como herdeiro de Luiz Gonzaga. Procuramos valorizar os talentos locais”, pontua Beto Rezende, coordenador do festival. Esta iniciativa é o pontapé para as comemorações do centenário do Rei do Baião no próximo ano.

A programação também abrirá espaço para uma missa em homenagem aos 99 anos de Gonzagão, que será celebrada embaixo de um pé de juazeiro, árvore símbolo da tradição gonzaguiana, que fica dentro Parque Asa Branca. Será celebrada pelo bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique. O evento abrigará ainda a primeira jornada de cinema e vídeo do Sertão do Araripe. Serão exibidos 14 curta metragens, antecedidos pela palestra do cineasta Marcos Carvalho, cujo tema é O audiovisual no Sertão. A mostra está prevista para o dia 15, a partir das 19h, no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar. 

100 ANOS DE LUIZ GONZAGA - A abertura da tradicional festa Viva Gonzagão, em Exu, será também o momento de entregar obras e anunciar ações que serão desenvolvidas no ano do centenário do mestre sanfoneiro. Já está terminada a primeira etapa do projeto, que envolveu a recuperação do Museu do Gonzagão, da casa-grande e o do mausoléu onde está sepultado Luiz Gonzaga e sua esposa, Helena. Os equipamentos estão localizados dentro do Parque Asa Branca. 

Em 2012, a Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Diretoria de Equipamentos Culturais, vai iniciar a segunda etapa do restauro, que incluirá a pousada Januário, a Casa de Januário, ambas dentro do Parque Asa Branca, e a recuperação da casa da fazenda Araripe, onde morou Luiz Gonzaga e vai virar espaço de visitação pública. A Prefeitura de Exu fará obras de acesso no entorno do Parque Asa Branca.

Atualmente, o Museu Luiz Gonzaga é um dos principais atrativos do Parque, reunindo objetos e fotos do cantor. As sanfonas e gibões usados por Luiz Gonzaga e quase todo o acervo de músicas gravadas por ele estão lá. O museu está situado entre duas casas que marcaram a vida de Gonzagão, em sua antiga fazenda: sua residência, onde morou até morrer; e a de Januário, seu pai. Ao lado desta encontra-se o mausoléu do músico e de sua família.

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL - Caracterizado pela pluralidade cultural, o Festival Pernambuco Nação Cultural já cobriu quase todas as regiões do estado. Foram realizados um total de nove festivais. O primeiro, na Mata Norte, de 4 a 11 de abril, passou pelas cidades de Goiana, Itaquitinga, Aliança, Condado, Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata, Glória do Goitá, Buenos Aires, Carpina, Lagoa do Carro, Ferreiros e Chã de Alegria. De 23 a 29 de maio, o festival chegou ao Sertão Central, se espalhando pelos municípios de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante. De 14 a 23 de julho, realizamos o Festival de Inverno de Garanhuns. O festival do Sertão do Pajeú ocorreu de 23 a 31 de julho, passando por Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama. 

No Agreste Central, de 2 a 6 de agosto, o Pernambuco Nação Cultural esteve em Pesqueira, Agrestina, Belo Jardim, Pesqueira, Sanharó, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una, São Caetano e Tacaimbó. Depois a caravana seguiu para o Agreste Setentrional, de 9 a 13 de agosto, passando por Taquaritinga, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Frei Miguelinho, Limoeiro, Salgadinho, Feira Nova, Passira e São Vicente Férrer. Em29 de agosto a 03 de setembro de volta ao Agreste Central, onde aconteceu o festival em Gravatá. 

No Sertão do São Francisco, o festival aconteceu de 19 a 24 de setembro, com ações em Petrolina, Afrânio, Dormentes, Cabrobó, Orocó, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Por fim, realizamos o festival na Mata Sul, de 17 a 22 de outubro, chegando a Palmares, Água Preta, Barreiros, Catende, Gameleira, Rio Formoso, Tamandaré e Vitória de Santo Antão.

PROGRAMAÇÃO

PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL - CANTA LUIZ GONZAGA 
Local: Praça de Eventos

12 de dezembro
20h – Dijesus
21h20 – Luizinho Calixto
22h40 - Família Gonzaga: Joquinha Gonzaga, Sérgio e Daniel Gonzaga
23h40 - ABERTURA OFICIAL DO CENTENÁRIO – Queima de fogos e pronunciamento do prefeito de Exu
0h20 – Dominguinhos com participação especial de Liv Moraes
01h40 - Leninho e o Sexteto Boca de Caieira
03h - Forrozeiros de Luiz: Zenilton, Vital Barbosa, Claudiana di França, Ana Paula e
Forrozeiros de Gonzaga

13 de dezembro
20h - Coral de Aboios de Serrita
21h20 - Chá Cutuba
22h40 - Leonardo D'Luna
0h - Joãozinho de Exu
01h20 - Targino Gondim
02h40 - Waldonys

14 de dezembro
21h - Fua Carvalho
22h20 - Antônio da Mutuca
23h40 - Donizete Batista
01h – Sotaque Nordestino
02h20 – Raimundinho do Acordeon


PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL – VIVA GONZAGÃO 
Local: Parque Asa Branca

16 de dezembro 
20h - Jaiminho do Acordeon
21h20 – Maria Lafaete
22h40 - Epitácio Pessoa
0h - Flávio Leandro
01h20 - Flávio José
02h40 - Bel Lima

Sábado, 17 de dezembro
21h - Mauro Sanfoneiro
22h20 - Seguidores do Rei
23h40 - Joquinha Gonzaga
01h - Adelmário Coelho
02h20 - Fabio Carneirinho

PALCO JUAZEIRO
Local: Pé de juazeiro – Parque Asa Branca

18 de dezembro
11h - Missa em Homenagem aos 99 anos de Gonzagão - em baixo do pé de Juazeiro, com a participação do Bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique
14h - Forró em baixo do Pé de Juazeiro
16h - Grupo de Sanfoneiro e de Dança
17h10 - Zezinho do Exu
18h20 - Flávio do Baião
19h30 - Beto Ortiz e banda
20h30 - Genaro e banda
21h50 - Toinho do Baião
23h - Dorgival Dantas

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...