Advertisement

Facebook

Comentário em destaque.


No último dia 26 de setembro, publicamos o vídeo onde Jô Soares desabafava contra a rede Globo em 1987 ao receber o Troféu Imprensa. Com o título : Agora Falando Sério, onde está este Jô Soares?


Recebemos um comentário muito interessante Osvaldo Luiz, que vou dividir com vocês na íntegra.

Olá Amanda!

Através do Blogueiros do Brasil descobri seu blog do qual gostei muito!
Vi seu post: "Agora, falando sério, onde está esse Jô Soares! e simpatizei mais ainda com este blog, de modo que deixei, na verdade tentei deixar um comentário a respeito desse post mas como escrevo demais, o HTML ficou muito extenso e não coube!

Estou mandando-o na integra pra você que logicamente tem liberdade pra decidir se edita-o a seu gosto e publica-o  ou não!
De qualquer forma, já que a editora do blog está recebendo o conteúdo do meu comentário, está tudo certo!
Nossa! De cara simpatizei demais com este blog Amanda! Embora deva dizer que, nenhuma investigação é necessária, afim de comprovar que escrevo num estilo totalmente às avessas do seu!

No entanto, meus estilos pessoais "literários", se é que assim se pode chamar, não me impedem de apreciar tudo o que é escrito e divulgado de forma talentosa e competente, e aqui, no "Falando Francamente" percebo que este, sem sombra de dúvida, é o caso!


Agora que me apresentei, penso eu, e elogios à parte, sinceros diga-se de passagem, retrocedo minhas lembranças até o ano dessa gravação, apenas para vir, adiantando-me a passos menores até os dias de hoje tentando anotar pistas que pudessem me ajudar a responder, ao menos para mim mesmo a seguinte questão:"O que DE FATO mudou nesse tempo todo?" ou "Alguma coisa REALMENTE mudou?"
Minha primeira tendência, é achar que sim!


Que as coisas hoje mudaram, já que os citados comerciais, realizados com ex artistas globais são veiculados na emissora, assim como os anúncios protagonizados por artistas da Rede Globo, são veiculados em outras emissoras!
Mas essa é somente uma tendência que tenho inicialmente!
Sabemos que os grandes manipuladores de massa, são experts no que consideram um jogo, de regras complexas, no entando claras na mente de cada jogador!
O jogo onde o objetivo é manter-se no comando! A qualquer custo!


Como em muitos jogos de tabuleiro, ás vezes é preciso sacrificar algumas peças em prol de um objetivo maior, que é a conservação da vantagem estratégica!


Muito pouco tempo antes da entrega desse prêmio a Jô Soares, o Brasil tinha acabado de "romper" os famigerados laços com a ditadura, ao passo que encontrava-se ainda em lua-de-mel com a tão sonhada, durante vinte e um anos, "democracia!


A Rede Globo já era um mega império em 1987, só que esse grande império foi, todo ele, construído em tempos de ditadura!
No ano do primeiro aniversário do golpe de 1964, a rede inaugurou sua programação com, (ora vejam!)os programas infantis: "Uni-Duni-Tê" e "Capitão Furacão, além do tele jornal "Tele Globo", de modo que em '87, o comportamento que vemos nesse vídeo, era tudo o que a emissora conhecia, comportamento esse, aliás, que entrou pelos anos 90!


A emissora cresceu observando como a ditadura mantinha seu comando, absorvendo idéias, aperfeiçoando modus operandi e, conseqüentemente, acabou por desenvolver seus próprios métodos!


Os militares não "Caíram" como a sociedade pensa ainda hoje!
Eles deixaram o poder por livre e espontânea vontade, no momento, e somente no momento em que decidiram que não era mais necessário estarem à frente do poder, pelo menos não ostensivamente!
A Rede Globo, simplesmente absorveu essa lição!


As lições que aprendemos desde a infância nos parecem absolutas, e é difícil, leva tempo pra mudar se muitos anos se passam! O mesmo aconteceu com a Globo!
Demorou, mas entendeu, que não era mais necessário impor-se abertamente, afim de que se mantivesse no comando da mídia do país!
E, assim como fizeram às forças armadas, lentamente ela retirou-se da frente de batalha, conservando no entando seu comando absoluto!

O que vejo, ao longo desses anos todos, embora pareça uma mudança de postura, é, na verdade, uma simples estratégia! Perde-se um cavalo, toma-se uma rainha!

Assim como as forças armadas, e me dói constatar isso, continuam no comando absoluto, ainda que sentados nas poltronas mais atras, a Globo também, de igual forma, no que se refere ao poder de mídia!

Logo, alguns anos mais tarde, após a gravação desse vídeo, a rede adotou não uma mudança de postura, mas sim uma estratégia melhor e mais produtiva no que diz respeito a manter-se no comando e afagou gentilmente a cabeça de José Eugênio Soares, como bem se pode ver numa reportagem da revista "Isto é - Gente" de 2000 e este por sua vez, num rompante de reavaliação de princípios, teve a mesma atitude: Mudou de estratégia, afim de manter-se no topo!

Por hora é só!
Abraço Amanda!
Voltarei mais vezes!


Osvaldo, volte sempre.


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...