Advertisement

Facebook

Sua terra, você mostra... Rio Grande no RS

O nosso blog é um dos mais lidos no Sertão pernambuco a começar pela cidade de Arcoverde, dos mais lidos no Agreste de modo particular em Garanhuns, mas também tem ultrapassado os limites do nosso estado e hoje é lido também por 16 estados brasileiros e mais de 40 países. São diariamente uma média de 1.500 a 2 mil acessos e muita história pra contar.

Como são muitas pessoas e de lugares bem distintos, nós vamos abrir um espaço no blog onde você leitor vai mostrar um pouco do lugar onde vive.

Mande um texto falando sobre a sua cidade, se quiser enviar fotos e vídeos fique a vontade. Queremos conhecer a sua terra.

A primeira pessoa a participar do SUA TERRA , VOCÊ MOSTRA... é a Maria do Carmo que mora na cidade de Rio Grande  no Rio Grande do Sul.

Conheça a cidade da Maria.



Rio Grande é a cidade mais antiga do Estado, fundada em 1737. Consiste em uma planície litorânea, em forma de península , banhada pelas águas das lagoas Mirim, dos Patos e pelo Oceano Atlântico. Temos o Cassino- a maior praia do mundo com uma extensão de 240 km..
Possui quase 200 mil habitantes e com o expressivo desenvolvimento do pólo naval, com destaque para a construção de plataformas de petróleo, está indicando um imenso aumento populacional nos próximos anos, em virtude disso o comércio e a construção civil está em amplo desenvolvimento.

O clima é subtropical com temperaturas médias que variam do 17ºC no inverno a 22ºC no verão, sendo que a sensação térmica devido a grande intensidade dos ventos chega abaixo de 0º C nos meses mais frios.

Rio Grande recebeu grande influência principalmente das etnias portuguesas e árabes.
A Festa do Mar é uma das festas mais tradicionais e de grande repercussão pelos passeios e atrações típicas da cidade, para este evento chegam muitos turistas de várias regiões brasileiras e principalmente de países como Argentina e Uruguai. 

Na educação superior, tem a Universidade Federal de Rio Grande –a FURG  que entre muitos cursos que oferece, destaca-se o curso de Oceanografia, que recebe estudantes de todo o Brasil. 

A cidade possui vários museus, entre eles,  o  Museu Oceanográfico é o mais completo da América Latina.

A cidade tem também o primeiro clube de futebol do Brasil, o Sport Club Rio Grande. 
Pela sua característica geográfica, riqueza e beleza naturais é carinhosamente chamada de Noiva do Mar. 


Quem nasceu aqui é no meio popular chamado de papareira, pela grande incidência de ventos fortes que formam dunas de areia que, antigamente, circundaram várias zonas da cidade e, até hoje, são preservadas porque protegem a costa do avanço do mar.

Quem não conhece o sul do país tem na cidade do Rio Grande uma das regiões mais belas em paisagens litorâneas e históricas."

Maria do Carmo.

E você? Quer nos apresentara sua cidade? 
Mande um e-mail para: blogfalandofrancamente@gmail.com e nos mostre a sua terra.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...