Advertisement

Facebook

Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco investe em pesquisa de novas variedades de uva



A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia assinou um convênio com o Ministério da Integração Nacional, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para financiar a introdução de novas variedades de uvas de mesa no Vale do São Francisco. O convênio implantará para teste e avaliação pelo menos 68 novas variedades de uvas sem semente e duas variedades com semente. Destas, serão selecionadas 30 novas variedades com maior probabilidade de adaptação às condições agro-ecológicas do vale do médio São Francisco. O valor total do convênio é de R$ 2,973 milhões – sendo 2,48 milhões provenientes da CODEVASF e R$ 492,8 mil da SECTEC. O convênio tem validade até 7 de novembro de 2015.

A busca pela introdução de novas variedades na região pretende reduzir os impactos da queda na comercialização das uvas, que decorre basicamente da dependência dos produtores das três espécies cultivadas e que se adaptaram há mais de 15 anos ao clima e ao solo da região. Essas variedades possuem um alto custo de produção, dependem de reguladores de crescimento e são muito suscetíveis às chuvas.
Espera-se que as 30 novas variedades que conseguirem se adaptar tenham produtividade de 30 toneladas por hectare; apresentem alta qualidade de sabor e aparência; sejam resistentes a longos períodos de armazenagem e tenham resistência à chuva, oferecendo duas safras por ano uva e mais de 40 mil trabalhadores empregados diretamente nesta atividade econômica no Vale do São Francisco. Os resultados das pesquisas serão publicadas e as espécimes serão colocadas à venda e poderão ser compradas por qualquer agricultor.
Fonte: Sec. de Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...