Advertisement

Facebook

Ministério Público nas Ruas mobiliza a população arcoverdense

Foto: Amannda Oliveira

O Ministério Público de Pernambuco lançou na última quinta-feira (10) em Arcoverde, o Projeto Ministério Público nas Ruas e premiou os vencedores do concurso de desenho, redação e cordel da campanha “Arcoverde contra o crack”.


A solenidade que reuniu aproximadamente 300 pessoas na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA conseguiu mobilizar políticos, sociedade civil, autoridades municipais e estaduais, líderes comunitários, professores e estudantes.


Foto: Amannda Oliveira


O procurador-geral de Justiça de Pernambuco Aguinaldo Fenelon, abriu o encontro e ressaltou a importância do projeto Ministério Público nas Ruas, destacando a importância dos promotores e procuradores estarem próximos da população. “É muito bom estar aqui, é muito bom um procurador-geral de Justiça andar o Estado todo e ver que a missão que cada promotor e cada promotora tem é de grande relevância para a construção da cidadania e a democracia neste país. Cada promotor, da Comarca mais longínqua, mais distante onde ele esteja, é um defensor da sociedade. Ele é o escudo de cada cidadão”.
Fenelon lembrou que é necessário um processo de integração entre promotoria, polícia, defensoria pública, legislativo, executivo e judiciário e falou da importância da interação do poder público com a sociedade.


o procurador destacou que a cidadania acontece sobre os pilares da igreja, da escola e da família que com o passar do tempo se distanciaram prejudicando os jovens e que os pais devem participar de forma efetiva na educação dos filhos, indo as reuniões nas escolas e dizendo o quanto acreditam no seu potencial.


Foto: Amannda Oliveira


O Prefeito de Arcoverde José Cavalcanti Alves (Zeca) destacou o trabalho do Ministério Público na cidade de Arcoverde e da parceria que vem sendo realizada entre esta instituição, a prefeitura e a polícia em diversas ações. Afirmando que “graças a este trabalho integrado a cidade de Arcoverde possivelmente chegará ao fim do ano com o menor índice de violência no estado de Pernambuco e questão populacional”.

E que nestas ações as demandas são identificadas para que as ações sejam traçadas para dirimir as necessidades do povo, destacando a importância de se avançar no social.


Foto: Amannda Oliveira

O promotor de Justiça do município, Carlos Eduardo Seabra, que tem visitado de forma incansável as escolas públicas do município incentivando cidadania destacou :“não concebo cidadania sem educação sem valorização do professor”.

Seabra destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público na cidade  no “Arcoverde contra o crack” que agora será rebatizada de “MP contra o crack, Pernambuco contra o crack.”

Ao falar sobre o projeto piloto de combate as drogas desenvolvido na cidade destacou:  “Arcoverde formou uma trincheira contra as drogas, nós aqui sabemos o que fazer. Parecia um sonho, quando em junho, nós traçamos um plano para uma campanha preventiva em favor das nossas crianças e adolescentes. Agora essa iniciativa toma todo o Estado, e o exemplo é de Arcoverde, partiu daqui”, ressaltou.

Visita as escolas e apresentação de demandas:


Durante a sua fala muito aplaudida pelo público, Carlos Eduardo, relatou que durante as visitas do Ministério Público as escolas, encontrou o medo estampado no rosto dos professores e afirmou que : " O professor não pode ser intimidado em sala de aula. Não é possível que um mestre seja intimidado pelos alunos. Isso é inconcebível".


O promotor destacou que Arcoverde não dispõe de um centro de tratamento e benefício de usuários e proteção as famílias e apresentou ao procurador-geral demandas que considera urgentes:
  1. Centro de Educação Física - É um espaço fantástico com quadra, área de laser e espaço para caminhada. Este espaço pertence ao governo do estado e hoje está completamente abandonado ficando a mercê dos usuários de drogas e dos traficantes. O governo tem promessas de recuperação desta área ,mas é de fundamental importância para o projeto de combate as drogas , que esta revitalização aconteça já.;
  2. Criação de um Centro Cultural no prédio do MPPE em Arcoverde, assim como de uma casa  de descanso para promotores - A cidade de Arcoverde é estrategicamente importante para o estado de Pernambuco e a população da cidade é participativa, gosta de estar presente nos debates que propostos pelo MPPE, mas o mesmo não dispõe de um lugar para suas reuniões. A proposta apresenta pelo promotor é que fosse construído na sede em Arcoverde, um centro cultural com capacidade para 300 cadeiras , assim como, a projeção para um conjunto arquitetônico que possa dispor de uma casa de descanso para os promotores de justiça que possam estar a caminho da Região Metropolitana ou ao Sertão que teriam suas vidas mais resguardadas.
Foto: Amannda Oliveira

O auditor fiscal, Francisco Pinto, ressaltou os danos que os produtos piratas podem causar a economia e aos consumidores. 


Ao final, a população teve a oportunidade de prestar suas queixas e pedir a intervenção do MPPE nos assuntos da comunidade. Todas as demandas foram anotadas e deverão seguir os trâmites para a sua resolução. O município de Arcoverde foi o oitavo a receber o projeto Ministério Público nas Ruas, que deverá percorrer as 14 Circunscrições Ministeriais



Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...