Advertisement

Facebook

Entrega da Medalha de Ordem do Mérito Cultural acontece em Pernambuco

Foto: Hugo Borba

Pernambuco foi palco da cerimônia da mais alta condecoração da Cultura Brasileira. Pela primeira vez no Nordeste, o evento para entrega da medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC) de 2011 aconteceu nesta quinta-feira (10), no Teatro de Santa Isabel. Foram homenageadas 51 personalidades das mais diversas modalidades de expressão cultural do país. As comendas foram oferecidas pelo Ministério da Cultura (MinC).

Coube ao anfitrião da noite, o governador Eduardo Campos, ao lado da ministra da Cultura, Anna de Holanda, e do prefeito do Recife, João da Costa, fazer a entrega das honrarias. Chico Diaz, Beth Carvalho e Luiz Melodia foram alguns dos agraciados da noite. In-memoriam, personalidades como Betinho, Clarice Lispector, Mário Lago, Zuzu Angel e Leila Diniz também foram lembradas.

A lista ainda contemplava nomes de pernambucanos, a exemplo de Capiba e Paulo Freire (In-memoriam), Marcos Vilaça e Antônio Nóbrega. Também receberam a condecoração algumas instituições. Mas, entre uma homenagem e outra, pausas para apresentações de artistas pernambucanos.  A plateia pôde conferir a pluralidade da arte pernambucana do Maracatu, da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque e do Maestro Forró e Orquestra da Bomba do Hemetério.

Bastante animado, Eduardo contextualizou para público presente a importância da cena cultural pernambucana sobre a formação da nação brasileira. “Temos orgulho da história deste estado. De uma gente que soube juntar o preto, o índio e o negro para lutar e dar o grito de liberdade antes do restante do país. Nós também temos uma extraordinária satisfação de ter a cena cultural mais ativa e diversa deste país. Aqui, jovens dos grotões misturam ritmos, criam e recriam, encantam e reencantam a historia bonita do nosso estado e do nosso país”, contou.

Para a ministra Anna de Holanda, o momento que Pernambuco atravessa deve ser encarado como modelo para o país. “Pernambuco combina desenvolvimento econômico, social e cultural, coisa que queremos para todo o Brasil, porque é assim que teremos um país sem miséria e mais igual”, pontuou.  

Instituída pelo MinC em 1995, a Ordem do Mérito Cultural já concedeu mais de 500 condecorações a nomes ilustres da história e das artes brasileiras. Todo ano, a OMC elege uma personagem para usar como temática.  Este ano, a jornalista e escritora Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida pelo apelido de Pagu, foi a homenageada. A escolha de Pagu vem no momento em que as mulheres assumem lugar de protagonismo, tendo, inclusive, eleito uma mulher para a Presidência da República.  

A presidenta Dilma era uma das presenças confirmadas da OMC deste ano. Por conta de compromissos administrativos, Dilma não participou do evento, mas fez questão de mandar uma mensagem para os agraciados. Lida na voz de Denise Fraga – a mestre de cerimônia do evento-, o texto parabeniza a decisão do MinC em realizar a solenidade em Pernambuco, mas especificamente no Teatro Santa Isabel. “Essas felizes escolhas fazem jus aos homenageados desta noite, gente que criou beleza e compartilhou-as com todos”, elogiou Dilma.

A noite de confraternização continuou após o encerramento da solenidade da ONC. Todos os convidados seguiram para o Palácio do Campo das Princesas, onde o governador ofereceu um jantar.  


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...