Advertisement

Facebook

Centro do Idoso realiza palestra sobre direitos.

Foto: Amannda Oliveira

O transporte coletivo na cidade de Arcoverde não anda agradando a usuário algum, no caso dos idosos, a falta de respeito é ainda mais grave e muitas vezes , por falta de conhecimento em relação aos seus direitos, os idosos são ludibriados ou prejudicados sem nada fazer.

Pensando em alertá-los para os direitos adquiridos através do Estatuto do Idoso,  o Centro do Idoso de Arcoverde, convidou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município Wellignton Araújo e o Diretor da Arcotrans - Vladimir Cavalcanti, para realizarem uma palestra a respeito dos direitos dos idosos no que concerne a gratuidade nas passagens e ouvir dos mesmos os problemas enfrentados diariamente.

Foto: Amannda Oliveira

Dentre as reclamações apresentadas pelos idosos se destacam:
  • Dificuldade de subir nos ônibus, cujos degraus são muito altos;
  • Motoristas que queimam as paradas para não pararem para o idoso ;
  • Motoristas que atendem mal aos idosos e arrancam com o ônibus quando muitos ainda estão subindo os degraus do transporte;
  • Motoristas que exigem carteira do idoso quando a identidade é apresentada e comprova a idade;
  • A necessidade de se ter mais ônibus de qualidade circulando em diversas localidades de difícil acesso;
  • Ônibus com assentos precários;
  • Dificuldade de atravessar a rua em frente ao Centro do Idoso por não existir uma faixa de pedestres.
Agora, pare e compare. Você sabia que:


Segundo o Art. 3.º do Estatuto do Idoso (a partir de 60 anos): É obrigação  da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.;
Art. 4º Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, 
discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus 
direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.;




Art. 23.  A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais;




CAPÍTULO X DO TRANSPORTE

Art. 39.  Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

§ 1° Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

§ 2° Nos veículos de transporte coletivo de que trata este artigo, serão reservados 10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.

§ 3º No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo.

Lendo o que dizem os artigos e comparando com as dificuldades apresentadas, fica claro que as empresas de ônibus precisam capacitar urgentemente os seus funcionários para atender melhor aos usuários e de modo particular o idoso e o portador de necessidades especiais e adequar os ônibus as necessidades dos mesmos.

Arcoverde não dispõe de ônibus adaptados para cadeirantes que além da dificuldade de transitar pelas ruas, muitas vezes não saem de casa pela dificuldade de transporte.

O Diretor da Arcotrans, Vladimir Cavalcanti, afirmou que será providenciado uma faixa de pedestres para a frente do Centro do Idoso , assim como será estudada a possibilidade de se colocar na calçada do referido centro, uma parada de ônibus.

Foto: Amannda Oliveira

Os idosos foram informadas que existe um funcionário trabalhando para a instituição municipal de trânsito, sem identificação para avaliar como usuário o atendimento que vendo dispensado a população pelas empresas de ônibus da cidade.

A término da palestra os idosos foram presentados por Wellignton Araújo com um perfume e fizeram uma grande confraternização. 

Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. idoso em Arcoverde e na maioria das cidades de Pernambuco so serve para fazer emprestimo bancario garantido e alugar casa porque o proprietario sabe que vai receber, nada mais. Se a carapuça serviu para algum Prefeito....que bom, vc tb vai envelhecer!!!...

    ResponderExcluir

Comments

...