Advertisement

Facebook

Blog Falando Francamente defende a blogosfera e a instalação de uma faculdade de jornalismo para Arcoverde durante audiência promovida pela Frente Parlamentar de Comunicação.

Foto: Amannda Oliveira

A Frente Parlamentar de Comunicação sob a coordenação do Deputado Ricardo Costa, realizou na última sexta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Arcoverde uma audiência pública para debater propostas e ações no setor legislativo concernente à comunicação através de projetos de lei, indicações e requerimentos em seis eixos de discussão: educação, legislação, instituições, economia, comunicação participativa e mídia digital.

Presentes a audiência estiveram a vice-prefeita Madalena Brito, os vereadores Luciano Pacheco, Luiza Margarida, Warley Amaral, Célia Cardoso, o ex-deputado Israel Guerra, o delegado de Arcoverde Dr. Carlos Alberto e alguns blogs , sites, jornais e rádios de Arcoverde e região.

Foto: Amannda Oliveira

O Deputado Ricardo Costa (PTC), abriu a solenidade elogiando as instalações da Câmara de Vereadores que segundo ele é uma das melhores do estado e destacou que " A ideia da Frente Parlamentar de Comunicação é justamente fazer um pleito de justiça a um governo que vem obtendo êxito em todas as suas iniciativas e precisa ter nos agentes que fazem a comunicação a integração a esse processo de crescimento e desenvolvimento econômico que Pernambuco vem enfrentando nos últimos anos e precisamos ajudar este governo fazendo com que a comunicação acompanhe este surto de crescimento."

Costa ainda destacou em relação ao crescimento econômico de Pernambuco que " Pernambuco esse ano vai crescer mais do que os gigantes asiáticos, apesar das crises internacionais na Europa e nos Estados Unidos, nós ainda vamos crescer mais do que eles , por que este estado hoje é o centro das atenções pela sua posição geográfica , sua infra-estrutura e por todo investimento que vem sendo realizado aqui não só pelo poder público , mas pela iniciativa privada.
O crescimento de Pernambuco está causando frisson em toda a federação, mas o que acontece em pernambuco é trabalho".

Os presentes foram informados que a Assembléia Legislativa de Pernambuco - ALEPE, encaminhou um projeto de lei ao governo do estado exigindo abertura de concursos públicos nas três esferas de  governo para ocupar os cargos de jornalistas com diploma e para pessoas que exerçam a função e que possuem  a certificação do ministério do trabalho.

Foto: Amannda Oliveira

A jornalista Rosângela Araújo, apresentou a palestra com a temática: " A importância da comunicação nas instituições públicas".
Na sua fala,a teoria a respeito de temas como comunicação e o seu objetivo, comunicação pública, os avanços que a Câmara realizou na história para aproximar a população das informações públicas como a criação da Voz do Brasil em 1963 e a Agência da Câmara no ano de 2000, a diferença do jornalismo público para o jornalismo comercial e a função do assessor de imprensa.

Foto: Amannda Oliveira

Rosângela defendeu o diploma para o exercício de jornalismo e falou a respeito do curso oferecido nas cidades de Recife, Caruaru e Campina Grande.

Solicitação das autoridades

Quando os debates foram abertos o vereador Luciano Pacheco pediu solução em relação a telefonia móvel em Pernambuco lembrando que é impossível começar e terminar uma conversa sem interrupção, o vereador solicitou também a aquisição de equipamentos para que a PM possa combater a poluição sonora dos carros de som em Arcoverde e falou a respeito dos blogs que publicam notícias e postam comentários anônimos sem critério ou ética, o que foi endossado pelo delegado da cidade o Dr. Carlos Alberto.
Israel Guerra lembrou que as redes sociais tem ajudado a mudar o mundo relembrando a primavera árabe que culminou na libertação do Egito da ditadura após décadas, assim como a mobilização contra corrupção no Brasil.

Foto: Amannda Oliveira
A jornalista Raquel Lasalvia do Centro de Cultura Luiz Freire apresentou as sugestões provenientes do debate que aconteceu no último dia 05 de novembro na Estação da Cultura que contou com a participação de entidades ,comunicadores populares, blogueiros, radialistas, professores , estudantes e jornalistas que discutiram a comunicação enquanto direito humano e o novo marco regulatório na comunicação.
A participação do Blog Falando Francamente no debate.
Após ouvir várias observações feitas em relação a blogosfera e a importância do diploma , esta blogueira destacou a importância dos blogs na comunicação nas cidades do interior, informando que os mesmos são responsáveis por 90% das informações diárias que a população recebe uma vez que o jornais impressos são publicados mensal ou quinzenalmente e que os blogs em Pernambuco já ultrapassam a marca de 250, uma vez que este blog vem mapeando os blogueiros município a município e que ao contrário de muitos jornais, nós chegamos onde a velha mídia não chega e somos a voz daqueles que por ela não são ouvidos.
Afirmamos que o diploma é importante para o exercício da profissão sim, mas que n~çao significa ética por que isso nos é conferido pelo caráter.

Aproveitamos o ensejo para solicitar ao Deputado Ricardo Costa, a vinda de uma faculdade de jornalismo para a cidade de Arcoverde aproveitando o campus da Universidade de Pernambuco, uma vez que existe uma demanda regional e muitos não dispõe de condições para ir estudar em Caruaru ou Recife. Também foram sugeridos cursos técnico na área de comunicação e áudio difusão.
Parabenizamos o Governo do Estado pela revitalização da Tv Pernambuco, mas destacamos que faz-se necessária a sua disponibilização também na parabólica com programação regional, uma vez que o canal não pega em todos os municípios onde a população é obrigada a adquirir parabólicas para ter acesso a imagens de qualidade perdendo o contato com as notícias do estado e da sua região.

Pedimos ainda que seja discutida a título de projeto de lei o blogueiro como profissão, para que os profissionais possam ser reconhecidos pelo seu trabalho.

Ricardo, elogiou e disse concordar com as sugestões advindas deste blog que é respeitado não apenas em Pernambuco,mas em diversos estados e afirmou que estará conosco durante o 1.º Encontro de Blogueiros do Interior de Pernambuco  a realizar-se em abril de 2012. Por sinal, nos ajudou de imediato a confirmam a presença de um grande blogueiro pernambucano que já havia sido convidado.

Com estas ações, mostramos que estamos mais do que nunca , dispostos a brigar pela nossa categoria , lutando por marcos regulatórios que respeitem a democracia e que façam com que a comunicação seja um direito de todos os pernambucanos.

É uma pena que muitos blogueiros não tenham descoberto o poder que possui e que se omita diante de debates que circundam o mundo. Somos formadores de opinião, cidadãos e ao contrário do que muitos almejam, devemos pensar globalmente e nacionalmente , mas agir localmente não fechando os olhos a realidade do mundo como muitos o fazem cegamente. 

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...