Advertisement

Facebook

Antologia Poética Retratos do Sertão chega a Arcoverde


O Nordeste é uma região de território vasto e de grande diversidade cultural. Nele convivem manifestações populares como a música, as danças regionais, o teatro, o cordel e várias outras representações do mundo rural e urbano. Diante de tal realidade, é imperativo que toda essa diversidade seja difundida e divulgada pelo país – até para que os cidadãos conheçam melhor suas raízes.
Foi baseado numa proposta de difusão da arte dos poetas nordestinos, de pouca ou nenhuma projeção literária, que o poeta, declamador, apologista, produtor cultural e escritor Marcos Passos idealizou sua ANTOLOGIA POÉTICA RETRATOS DO SERTÃO, que reúne oitenta e nove poetas, entre eles Chico Pedrosa, Dedé Monteiro, Jessier Quirino, Maciel Melo e a dupla de repentistas João Paraibano e Sebastião Dias, todos retratando o sertão alegre com seus costumes e sua natureza exuberante. A segunda parte do livro traz uma homenagem a quinze saudosos poetas, entre os quais Antonio Marinho, Pinto do Monteiro, Rogaciano leite, Lourival Batista, Manoel Filó, Jó Patriota.
Pernambucano de São José do Egito, desde muito cedo, Marcos Passos foi influenciado pelos cantadores de viola, quando teve o privilégio de assistir a cantorias de Pinto e Louro do Pajeú, sem enumerar outras memoráveis duplas de repentistas.
Sua formação poética também tem como referencial a arte dos poetas escritores, a exemplo da sua mãe, a poetisa Beatriz Passos, Augusto dos Anjos, Jansen Filho, Bio Crisanto, Fernando Pessoa, Rogaciano Leite, entre vários outros grandes sonetistas.
Entre suas várias apresentações, o poeta já declamou em vários palcos, a exemplo de Brasília/DF, Recife/PE (Teatro do Parque, Casa da Cultura, Assembléia Legislativa de Pernambuco, Centro de Convenções de Pernambuco, Câmara dos vereadores do Recife, Sítio da Trindade, Pátio de São Pedro), em Paulo Afonso/BA, Taquaritinga do Norte, São José do Egito, Tabira, Garanhuns, entre vários outros.
Marcos é co-autor e organizador dos livros NOS PASSOS DA POESIA - de autoria de sua mãe, a poetisa Beatriz Passos, e da coletânea de galopes a beira-mar, com a presença de 60 poetas, intitulada AMORES PERFEITOS NA BEIRA DO MAR. Está preparando uma homenagem em prosa e verso a um dos maiores compositores nordestinos, Zé Marcolino. O livro trará o título CONVERSAS SEM PROTOCOLO.
Para a apresentação e o lançamento do livro o poeta marcos Passos contará com a participação luxuosa de poetas dos mais variados matizes, a exemplo de:
 Gabrielle Vitoria de Lira (Luna Vitrolira), Recife, vencedora da 6ª Recitata - concurso de poesia do Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz, Free porto, Bienal do Livro 2009. Trabalha nas  áreas de poesia, declamação performática, composição musical e atuação cênica.
 Kerlle Magalhães Lima, Kerlle de Magalhães, Arcoverde-PE. Membro da União dos cordelistas de Pernambuco, fez seus primeiros cordéis aos vinte e um anos de idade, destacando-se: Em busca da chuva; O coice do preá; Lampião, arretado de escapulir torrão, entre outros.

Poeta popular (declamador e glosador),Clécio Ferreira de Lima,Serra Talhada-PE. Mudou-se para Tabira aos 4 anos de idade, sendo praticamente criado nesta cidade. É músico percussionista, tendo preferência e domínio pelo pandeiro. Participou das 13º e da 15ª Mesa de Glosas do Sertão do Pajeú-Tabira-PE/ 2009 e 2011, Coletânea “Cem poetas sem livros” (Litera PE) /Recife-PE/2009 e no livro “1ª Antologia de Tabira – Prosa e Poesia”. Tabira-PE/2008.
 A apresentação do evento ficará por conta do Profº Edison.

Serviço: Recital Poético e Lançamento do Livro: ANTOLOGIA POÉTICA RETRATOS DO SERTÃO
Locais:   Livraria Lira Cultural às 18:00h.
              Budega da Poesia às 21:00h.


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...