Advertisement

Facebook

VII Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco

Descrição da imagemA Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) promove VII Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – RPV, edição 2011. Pessoas físicas ou grupos culturais constituídos juridicamente ou não, têm até o dia 24 de outubro para se inscrever.
Anualmente, o Governo do Estado concede o título vitalício a três personalidades que fazem a história cultural de Pernambuco. Para concorrer, as candidaturas ao RPV devem ser propostas por prefeituras ou secretarias municipais de Cultura, a Secretaria Estadual de Educação, o Conselho Estadual de Cultura, a Assembléia Legislativa ou entidades sem fins lucrativos constituídas há pelo menos dois anos e que tenham como uma de suas finalidades a proteção ao patrimônio cultural ou artístico estadual.

Pernambuco conta atualmente com 24 patrimônios vivos em atividade. São eles o cineasta Fernando Spencer; a cirandeira Lia de Itamaracá; a circense Índia Morena; o sanfoneiro Camarão; os ceramistas Mestre Nuca e Zé do Carmo; os xilógrafos Dila, José da Costa Leite e J. Borges; a coquista Selma do Coco; o maestro Duda; o sambista Didi e os artesãos Zezinho de Tracunhaém e Manuel Eudócio. Também são patrimônios vivos os seguintes grupos culturais: a Banda Curica, natural de Goiana e mais antiga do Brasil; o Teatro Experimental de Arte (TEA), de Caruaru; a Confraria do Rosário, fundada por escravos; o Clube de Alegorias e Crítica Homem da Meia Noite, de Olinda; o Maracatu Leão Coroado; o Caboclinho Sete Flexas, do Recife e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena – Capa Bode, de Nazaré da Mata.


Fonte: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...