Advertisement

Facebook

Sindicalistas convocam o senado a derrubar veto ao reajuste de aposentadorias



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), líderes sindicais conclamaram senadores e deputados a derrubar veto da Presidência da República ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que assegurava recursos para conceder reajustes acima da inflação para aposentadorias e pensões.
Segundo representantes dos sindicatos o governo quebrou o acordo assumido junto a eles e ao próprio Congresso  ao vetar o reajuste.
Ao criticar decisão do governo em fazer superávit em detrimento dos direitos dos aposentados, os líderes sindicais disseram confiar na derrubada do veto à política sustentável de recomposição de aposentadorias e pensões.
O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, afirmou que um dos obstáculos ao atendimento dessa demanda é a votação secreta de vetos. Para ele, o movimento sindical deveria fazer uma "cruzada nacional" pelo fim do voto secreto no exame de vetos, pois, "quando o voto é aberto, todos são a favor do trabalhador".
Já quando a votação é fechada, avalia Paim, os vetos são mantidos, mesmo quando é parte de projeto aprovado por unanimidade no Congresso.
- Vetou, acabou. A última palavra é do Executivo.
Fonte: Agência Senado

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...