Advertisement

Facebook

Projeto Jornada Literária Portal do Sertão chega a Buíque (São Domingos, Carneiro e Catimbau)

       O Município de Buíque (incluindo Carneiro, São Domingos e Vila do Catimbau) receberá de 22 à 25 de setembro a 3ª edição do projeto Jornada Literária Portal do Sertão, promovido pelo Sesc Pernambuco. Um dos objetivos é de democratizar o acesso à arte da literatura no interior do Estado, o evento que reúne  em sua programação oficinas, recitais, espetáculos, cinema, exposições. Tudo isso traz para Buíque e seus distritos uma grande programação de cultural e variedade.

Além de permitir que o grande público conheça de perto os escritores pernambucanos e suas produções, a Jornada Literária Portal do Sertão também abre portas para que os artistas exponham suas obras. Segundo o coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, a jornada é um espaço para que as pessoas experimentem a arte da escrita e para que os leitores dialoguem diretamente com os escritores, tendo como referência a obra deles.

A cerimônia de abertura acontecerá amanhã, a partir das 10h na Praça do Vigário, na Arena das Letras – Conversando Sobre Literatura e Brincando de Ler Meu Livro, com Lenice Gomes, Rosinha Campos e Izabela Domingues e contará ainda com a Oficina Pequenos Contos para Pequenos Escritores, no São Paroquial, a partir das 9h. No mesmo horário e no mesmo local haverá o espetáculo Decripolou Totepou  - Direção e interpretação: Odília Nunes (Para os alunos do Sesc Ler Buíque).

 Já a partir das 14h no Salão Paroquial se realizará Oficina com Lenice Gomes – Inventado Poemas para Crianças. Além de A Escrita de Si para Educadores e Estudantes com o escritor Jonny Martins. Seguida de Leitura de Textos Verbais e Não Verbais pra Educadores e Estudantes, com Jacinto dos Santos.

Fechando a programação do primeiro dia em Buíque, na Arena das Letras – Praça Vigário João Inácio às 20h o espetáculo Rapazes Di-Versos e contará com: Jaciel Silva, José Denílson, Ícaro de Holanda, George Silva e o Grupo Encanto e Poesia.

Já no Distrito de Carneiro a abertura contará com a Exposição Cem Rosas para Guimarães – Corpo Fechado, Esquete teatral a partir da obra de Graciliano Ramos com o Grupo Mandalá de Teatro, a partir das 8h na Escola Manoel Benício de Siqueira. A partir das 15h haverá a Parada para a Leitura com Pedro Américo de Farias. Além de contar com a Oficina Cabeça de Vento, Vivências Literárias para Crianças com Raphaella Araújo e Alexandre Monteiro à partir das 14h, na Escola Manoel Benício de Siqueira.

E para fechar a noite, na Praça do Tambor à partir das 19h o Grupo Teatro de Retalhos do Sesc Arcoverde – Revolta no País dos Retalhos.

A Vila do Catimbau contará com a Exposição Cem Rosas para Guimarães – Corpo Fechado, Esquete teatral a partir da obra de Graciliano Ramos com o Grupo Mandalá de Teatro, a partir das 8h na Escola Antônio de Barros Sampaio, à partir das 8h. Em seguida à partir das 14h, na Biblioteca Comunitária haverá a Oficina – Um Olhar Sobre o Quintal para Crianças com Charlon Cabral, do Galpão das Artes de Limoeiro. Já na Escola Antônio de Barros Sampaio, à partir das 14h a Oficina de Contação de Histórias para Adultos com Marúcia Coelho.

Encerrando a programação dá primeira noite na Vila do Catimbau, o Cinema na Vila: Tapete Vermelho. Direção: Luis Alberto Pereira, na Praça da Vila, à partir das 19h.

Logo em seguindo no Distrito de São Domingos haverá Exposição Machado – O Homem das Letras – Intervenção Teatral com o Teatro Experimental da Cena – TEC, no Clube Social de São Domingos, à partir das 8h.

Toda a programação é gratuita para toda a população. 

Texto: Cybelle Britto

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...