Advertisement

Facebook

Pirataria cresce no Brasil

Uma pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos revelou que o consumo de produtos piratas pela população brasileira cresceu entre 2010 (48%) e 2011 (52%). 


Em 2006 a mesma pesquisa mostrou que mais  mais da metade da população brasileira admitiu ter comprado produtos piratas. Segundo os dados, aproximadamente 74,3 milhões de brasileiros compram produtos piratas, ante 68,4 milhões no ano passado. Isto é, cerca de 6 milhões de brasileiros que não consumiam produtos piratas em 2010 passaram a comprá-los em 2011.

Um dado curioso , mostrado na pesquisa , é as classes A e B estão consumindo mais os produtos pirata.Em 2010, 47% dos entrevistados destas classes afirmaram que adquiriram algum item dessa natureza. Este ano, 57% admitiram ter comprado produtos falsificados. 
As causas para a aquisição destes produtos são o seu valor de mercado, altamente inferior aos originais e o fato deles serem mais fáceis de encontrar , estando por vezes disponíveis antes dos vindos das fábricas.
Os produtos pirateados e preferidos das pelas classes A e B, são: o CD/DVD, brinquedos, artigos de moda (roupas, óculos, relógios, calçados, bolsas e tênis), programas de computador e equipamentos eletrônicos. 


A pesquisa "O consumo de Produtos Piratas no Brasil" da Fecomércio-RJ/Ipsos foi realizada com mil pessoas em 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas. 
Esta pesquisa mostra que o brasileiro está economizando mais com produtos que podem ser considerados fúteis em relação a outros de maior necessidade como comida.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...