Advertisement

Facebook

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL NO SERTÃO DO MOXOTÓ: MAIS UMA REUNIÃO



Ocorreu, na tarde de hoje, 12/09, no Gabinete do Secretário de Cultura, Fernando Duarte, reunião para esclarecimentos acerca da realização do Festival Pernambuco Nação Cultural – FPNC na Região de Desenvolvimento do Sertão do Moxotó. Estiveram presentes ao encontro, além do Secretário, o Diretor Executivo da Secretaria de Cultura, Vinicius Carvalho, o músico Cacau Arcoverde, a Produtora do Coco Raízes de Arcoverde, Laíse Souza, e o Presidente do COCAR, Kleber Araújo.
Fernando Duarte ressaltou que o FPNC tem como pressuposto a descentralização das atividades e a valorização da cultura local. Quando questionado acerca da realização do evento na semana seguinte ao Festival Lula Calixto, promovido pelo Coco Raízes de Arcoverde, o Secretário esclareceu que não havia outra data viável dentro do cronograma da Secretaria, mas que esse problema poderia ser contornado montando-se a programação do FPNC, na medida do possível, de forma complementar ao Festival Lula Calixto, além de que, Arcoverde seria contemplado com duas semanas de eventos culturais, que abrigarão as mais diversas linguagens culturais, o que é bastante desejável. Por outro lado, afirmou Fernando Duarte, o FPNC não estará circunscrito apenas ao Município de Arcoverde, mas ocorrerá simultaneamente em Sertânia, Ibimirim, Custódia, Betânia, Ibimirim, e Manari.
O Pernambuco Nação Cultural ocorrerá no período de 15 a 19 de novembro e é a primeira vez que acontece no Moxotó, sendo essa uma antiga reivindicação da comunidade cultural da Região. Durante uma semana serão realizadas, nos sete municípios integrantes dessa Região de Desenvolvimento, oficinas, exposições, palestras, shows musicais, atividades de capacitação, etc.
Anunciou-se ainda que em breve será convocada reunião com integrantes da comunidade cultural da Região e com representantes dos Governos Municipais para apresentação do modelo que servirá de referência para montagem da grade de programação do evento, sendo importante que os principais atores do processo (artistas, produtores e Poder Público) preparem sugestões de atividades que pretendam ver incluídos no FPNC.
Fonte: COCAR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...