Advertisement

Facebook

Novela entre o CREMEPE e a FAMEG tem novo capítulo


Diz o ditado popular que alegria de pobre dura pouco.Esta é a sensação da população de Garanhuns em relação a novela quase mexicana que se instalou na luta do CREMEPE X FAMEG.
Se na madrugada do domingo a Faculdade de Medicina de Garanhuns conseguiu uma liminar no Superior Tribunal de Justiça e conseguiu realizar o vestibular na manhã mesmo, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco -CREMEPE não dormiu no ponto e nesta segunda-feira (20), um dia depois do vestibular da FAMEG acontecer, conseguiu uma nova liminar na justiça e proibiu a divulgação dos aprovados no vestibular da faculdade e consequentemente o início das aulas.

A informação está estampada no site do Conselho que destaca que:
 
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cézar Asfor Rocha proibiu, em decisão liminar, a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) de divulgar o resultado do seu vestibular, de efetuar matrículas e de iniciar as aulas até nova decisão do tribunal. A decisão foi proferida no final da tarde desta segunda-feira (19/09) e será publicada no site do STJ amanhã (20). Mas, à noite, ela já foi comunicada por telegrama à direção do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), mantenedora da Fameg.

Asfor Rocha havia deferido, na madrugada do último domingo, a realização das provas. No entanto, o ministro não tinha analisado o mérito da questão, que é o fato de a Fameg não ter autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso de Medicina. O MEC, por sua vez, ratificou nesta segunda-feira que o pedido da Faculdade para abertura do curso não foi deferido.

A nova decisão do ministro foi motivada por um requerimento da Advocacia Geral da União (AGU) que, a pedido do MEC, entrou com uma petição solicitando que Asfor Rocha reconsiderasse sua decisão anterior. O caso será julgado pela 1ª Seção do STJ, especializada em direito público.

Enquanto isso, os advogados da instituição permanecem em Brasília buscando o direito de funcionar. A administração da FAMEG afirma não ter recebido nenhum comunicado do STJ até o momento, mas está ciente do comunicado no site do CREMEPE.

Enquanto a situação não é resolvida , o tiroteio das liminares continua, o que não é favorável a nenhum dos órgãos mais de modo particular a FAMEG que não quer ver novamente o curso ser interrompido após período letivo e novos estudantes serem prejudicados como já aconteceu.

Esperamos que a novela mexicana seja resolvida o quanto antes e que o resultado seja bom para Garanhuns e  para os estudantes aprovados no vestibular.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Amanda Oliveira venho aqui falar que:

    É mister salientar que essa faculdade não merece respeito eu me sinto lesado como estudante inscrito paguei 250 reais e sou contra o funcionamento por vários motivos como falta de hospital, não prestar esclarecimento aos estudantes prejudicdos e irregularidades documentais... É preciso portanto, uma participação ativa do poder público e da sociedadecivil no contínuo aprimoramento dos cursos médicos de qualidade.
    abraços.
    Thiago Moura Recife- PE

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago, é importante o funcionamento da faculdade para a cidade, mas concordo que ele deve ser qualificado. A FAMEG já funcionou uma vez e foi fechada por vários motivos prejudicando muitos alunos e não é isso que queremos. Vamos aguardar pra ver no que dá. Seja sempre bem vindo viu

    ResponderExcluir
  3. Nota de revolta --
    Pessoal, o negócio é o seguinte: acabei de ligar a FAMEG. Perguntei sobre como ficaria a situação dos candidatos prejudicados pela falta de comunicação DELES. Eles foram bem resumidos comigo: não irá ter outro vestibular e o dinheiro da inscrição não será devolvido. Pois bem...eu disse tudo que houve, dos erros (como se eles não soubessem)...eles disseram que independente disso, não haverá devolução. Tava daquela @#$% de edital que eles nem respeitaram..."jeitinho brasileiro de desavisado"... Precisamos nos mobilizar para reaver nosso dinheiro e também barrar essa instituiçãoZINHA que está desrespeitando todo mundo. Já escrevi para o MEC-CREMEPE-Escolas médicas . com - e também já entrei em contato com o PROCON-PE. Espero que vocês - candidatos prejudicados - também façam o mesmo. Não esperem para eles se pronunciarem ou "vou ver no que dar"...Garanto...eles n vão ressarcir ninguém!
    A elite dos estudantes de Recife dos melhores cursinhos e professores já rotularam essa faculdade como uma furada ...

    Polansky vilela

    ResponderExcluir
  4. Amtes mesmo de existir essa FAMEG ja mostrou sua organização. Imaginem quanto ela não faturou, já que o boato é que mais de 1000 pessoas pagaram os R$250,00... tem que ser muito fraca uma instituição capaz de lesar o povo nao só da região, mas de vários estados. Porque uma instituição de formação de medicos responsáveis no futuro por vidas brinca assim com a cara de todos????? é melhor que a verdadeira máscara de instituição caia antes mesmo de começar as aulas!! FAMEG LADRA! A cidade de Garanhuns tem que perceber nao que esta perdendo uma escola de medicina, mas sim se livrando de uma faculdadesinha muito mal falada, com NOME DO LIXO! Garanhuns se orgulhe sim pela UPE lá existente, façam força para ampliar vagas, qualidade e fortalecer verdadeiras instituições.

    ResponderExcluir

Comments

...