Advertisement

Facebook

Carros importados com IPI mais alto


O Ministro da Fazenda , Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (15), que comprar carro importado no Brasil vai ficar mais caro. O aumento faz parte de um conjunto de medidas para apoiar as indústrias automobilísticas nacionais onde umas das ações previstas é o aumento de 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Entre os requisitos para que as montadoras fiquem isentas do aumento é ter pelo menos 65% de conteúdo nacional e regional na fabricação. As montadoras também terão de executar pelo menos seis de 11 etapas da produção no Brasil. Os veículos fora do Mercosul automaticamente passarão a pagar imposto maior.


O valor adicional vai ser aplicado nas alíquotas já existentes, que variam de acordo com a potência dos carros. No caso dos automóveis de até 1 mil cilindradas, o IPI passará de 7% para 37%. Para os veículos de 1 mil a 2 mil cilindradas excluídos dos benefícios, a alíquota, atualmente entre 11% e 13%, subirá para 41% a 43%.Além de automóveis de passeio, o benefício englobará a fabricação de tratores, ônibus, caminhões e veículos comerciais leves.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...