Advertisement

Facebook

Projeto com o objetivo de melhorar trânsito do Recife pretende alterar o horário de aulas e de repartições públicas


Um projeto de lei aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores do Recife está causando polêmica na capital pernambucana. Pela proposta pré-aprovada, as escolas terão que iniciar as aulas até 7h, enquanto as repartições públicas funcionariam a partir das 9h. A ideia é diminuir o trânsito nos horários de pico, especialmente às 8h. O projeto ainda vai passar por mais uma votação no legislativo e precisa ser sancionado pelo poder Executivo para vigorar.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o Recife tem 517 mil veículos nas ruas, sendo a terceira maior frota do Nordeste – atrás de Fortaleza (746 mil) e Salvador (674 mil). Com 1,53 milhão de habitantes, a capital pernambucana tem uma média de um veículo para cada três pessoas.
O projeto do vereador Maré Malta (PPS) foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (1º). Nesta terça-feira (2) haveria a segunda e última votação, mas, após discussões entre os vereadores durante a sessão, definiu-se que o projeto passará por uma discussão pública, envolvendo as categorias envolvidas.
A proposta de adiar a votação foi apresentada pelo líder do governo na Câmara, Josenildo Sinésio (PT), que questionou a falta de discussão para aprovação da matéria, deixando clara a posição do município de vetar o projeto, caso tivesse sido aprovado da forma como está.
“Quero dizer que há pontos nessa cidade que tanto faz ser oito, nove, dez horas, uma da tarde, que há engarrafamento. O problema é que são cinco mil novos carros que entram em circulação por mês, segundo a prefeitura. Não podemos fazer uma mudança dessa natureza sem estudos mais aprofundados. E o servidor que tem seu segundo emprego e precisa chegar às 13h30?”, disse o vereador.
Autor do projeto, Maré Malta afirmou que o trânsito se tornou um dos maiores problemas do Recife e precisa de soluções urgentes. “Antes de apresentar o projeto, consultei especialistas. A ideia é separar os grandes grupos. São 200 mil veículos que entram em circulação somente com a volta às aulas. O serviço público deve ser número semelhante. Esses grandes grupos separados poderiam dar um alívio muito grande à cidade”, afirmou, citando que os serviços públicos essenciais não seriam atingidos pela medida de mudança de horário.
Segundo Malta, muitos recifenses já mudaram sua rotina para escapar dos congestionamentos. “Hoje muitas pessoas largam do trabalho às 18h e ficam fazendo alguma coisa até as 19h. De alguma forma, esse deslocamento do pico já existe. Hoje demora duas horas para ir do centro para Boa Viagem [trajeto de 10 km]. Se a solução não vem do Estado, as pessoas vão tomando logo as suas providências”, afirmou.
Representantes das escolas, professores e servidores se mostram cautelosos com a proposta. O Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado de Pernambuco (Sinepe) disse que o projeto deveria passar por estudos, já que nenhuma escola da rede privada recebe alunos às 8 horas da manhã.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...