Advertisement

Facebook

Pernambuco e Bahia inauguram 1º central de leitos interestadual


“Pernambuco e Bahia, mais uma vez, dão um exemplo inédito ao país, de esforço conjunto entre as duas secretarias de Saúde e um grande corpo técnico. Queremos construir o maior sistema universal do mundo e hoje é um passo histórico para isso. São 23 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e agora se criou a primeira central interestadual de regulação de leitos do Brasil”. Foram com essas palavras que o secretário estadual de Saúde de PE, Antonio Carlos Figueira, inaugurou, na última sexta-feira (05/08), a Central da Regulação de Leitos da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), que beneficiará 55 municípios, totalizando 1,9 milhão de pessoas.
A Central, aberta 24 horas por dia, ficou situada em Juazeiro/BA, que tem dois hospitais de referências para encaminhar os pacientes: Promater e o Regional de Juazeiro. Em Pernambuco, também são duas unidades, ambas em Petrolina: Dom Malan e Hospital de Urgências e Traumas. 
O dispositivo fará quatro tipos de encaminhamentos: central de regulação de consultas e exames; central de regulação de internações hospitalares; central de regulação de urgência; e central de regulação de alta complexidade. Elas organizarão o fluxo de pacientes nas especialidades de oncologia, neurologia, traumato-ortopedia, cirurgia cardiovascular e cirurgia cardiovascular pediátrica, além dos serviços de broncoscopias, angiografias, cintilografias, unidades de queimados e emergência hospitalar.
Em funcionamento, a Central de Regulação Interestadual vai contar com uma equipe formada por 33 profissionais de saúde, sendo 14 médicos, duas enfermeiras, 1 técnico administrativo, 1 coordenador, 11 agentes de regulação, 1 administrador de sistema, 2 serviços gerais e 1 coordenador regional. O investimento mensal no quadro de recursos humanos será de mais de R$ 78 mil, que será pago pelos dois estados.
 Ao todo, 28 municípios baianos e 27 pernambucanos serão beneficiados com a parceria.
Fonte: Secretaria de Saúde

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...