Advertisement

Facebook

Os Blogs e as novas mídias sociais ganham destaque na comunicação


Quem leva a blogosfera a sério, com ética e profissionalismo já percebeu que nós blogueiros somos uma das melhores fontes de notícias do interior de Pernambuco nos dias atuais, aliás do Brasil. Não importa se o seu blog é Blogspot ou Wordpress, alguns dos maiores blogueiros deste país como Altamiro Borges usam o blogspot; o que mostra claramente que o que conta é CONTEÚDO. E não falo só de postar matéria, isso é muito fácil, até por que muitos COPIAM E COLAM dos outros né. Mais me refiro a produzir notícia, de ir a rua em busca do que está acontecendo , de trazer para o seu espaço debates necessários a nossa sociedade.

Nós temos a obrigação de debater política, saúde, meio ambiente, educação, cidadania com ética e o melhor, sem bandeira política de A ou B. Imprensa não pode ter outra bandeira a não ser a das notícia dada com verdade.

Os blogueiros sérios deste país tem feito grandes coberturas e dado dor de cabeça a muita gente. Recentemente o Rodrigo Viana deixou a Globo de cabelo em pé , ao anunciar de fonte fidedigna que a emissora de televisão ia partir pra cima do então ministro Celso Amorim. No blog  ele descreveu:

"Por Rodrigo Vianna

Acabo de receber a informação, de uma fonte que trabalha na TV Globo: a ordem da direção da emissora é partir para cima de Celso Amorim, novo ministro da Defesa.

O jornalista, com quem conversei há pouco por telefone, estava indignado: “é cada vez mais desanimador fazer jornalismo aqui”. Disse-me que a orientação é muito clara: os pauteiros devem buscar entrevistados – para o JN, Jornal da Globo e Bom dia Brasil – que comprovem a tese de que a escolha de Celso Amorim vai gerar “turbulência” no meio militar. Os repórteres já recebem a pauta assim, direcionada: o texto final das reportagens deve seguir essa linha. Não há escolha."


No dia seguinte a Globo anunciava  os princípios editoriais da emissora. 

Tive uma experiência muito interessante durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Ali no backstage, atrás do palco, estavam diversos veículos de comunicação tradicionais como jornais, televisão e revistas e a única blogueira credenciada era esta que vos escreve. Quando me perguntavam qual o meu veículo e eu respondia : Blog , percebia o susto no rosto de muitos, de outros o incomodo de ter que dividir espaço com uma BLOGUEIRA DO INTERIOR, mas eu estava lá, entrevistava, fotografava e filmava, sem me intimidar por estar ali em meio a gigantes. Durante o festival, muitos vieram ter comigo e dizer que passaram aqui pelo blog e que haviam ficado impressionados com o meu trabalho , depois passaram a elogiar e me olhar com admiração.

Somos uma classe que vem se alastrando pelo país. Sabemos que muitos não levam o que fazem a sério, vivem como parasitas na base do copiar e colar ou se passam ao papel de serem meros reprodutores de notícias compradas, mas existem aqueles que realizam um belo trabalho. Em Garanhuns temos o Roberto Almeida, o Wagner Maques, o Valério, o Ronaldo César, o Marcelo Jorge e tantos outros que fazem as notícias serem destaque no estado inteiro e pela forma ética como o fazem, são admirados em todo o estado.

Outros destaque nas chamadas novas mídias sociais são o Facebook e o Twitter. Um bom exemplo da velocidade com que a notícia é disseminada, através destas ferramentas , é o boato que aconteceu em meio as chuvas no Recife, de que uma enchente iria acontecer. A notícia irresponsável levou pânico a cidade e fechou comércio, repartições públicas e escolas. 
Atualmente existe no Facebook o Grupo de Amigos de Garanhuns, onde diariamente se debate sobre os rumos da cultura e das políticas públicas para esta cidade, se vocês faz parte desta ferramenta tão importante de comunicação esta cidade, passe por lá e divida sua opinião conosco.

Faça bom uso das redes sociais. Crie um blog e fale sobre a sua escola, sobre os problemas da sua rua, da sua cidade ou de algum assunto que te chame a atenção, mas faça a diferença.

Amannda Oliveira 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...