Advertisement

Facebook

Hoje é dia do estudante


No dia 11 de agosto comemora-se o dia nacional do estudante. Em1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais .


A faculdade de Olinda foi instalada no Mosteiro de São Bento, e depois transferida para o palácio dos Governadores. A faculdade de direito de São Paulo nasceu no Convento de São Francisco, um edifício de taipa construído no século 17. 


As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres, tiros de artilharia.As comemorações tinham razão de ser. Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado.

No dia 11 de agosto de 1927 - cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil - a data passou a homenagear todos os estudantes. 

Seria muito bom que todo dia fosse dia do estudante , do professor , do respeito e da cidadania. Os alunos de hoje são muito diferentes dos alunos de dez anos atrás por exemplo. Não existe respeito em sala de aula aos colegas e tão pouco com os professores. Nas nossas escolas públicas, alguns alunos vandalizam bancas , paredes, cadeiras e ainda ameaçam os professores.
No dia 11 de agosto, temos muito o que comemorar, mas muito com que nos preocupar. Que tipo de aluno você tem sido? Que tipo de futuro você quer ter? 

Feliz do estudante. Espero que ao invés de ser um aluno sem interesse, você seja inteligente e opte pelos estudos de um futuro que só depende de você para apontar a seta do melhor caminho.

Amannda Oliveira


Algumas informações deste texto foram tiradas do Wikipédia

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...