Advertisement

Facebook

Governo e produtores buscam elevar qualidade do queijo coalho



O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, participou da reunião do Cepleite, na última quinta-feira (18), em Pedra, com produtores e autoridades. O secretário falou em nome do governador Eduardo Campos, chamando o produtor de queijo para firmar um pacto. De um lado, o Governo Estadual - por meio da Adagro, IPA e da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - busca meios para viabilizar a fabricação do queijo de coalho com leite cru. Por sua vez, o produtor compromete-se em fornecer ao consumidor um queijo com qualidade.

A reunião foi aberta pelo coordenador do Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco (Cepleite), Benoit Paquereau, tratando da preocupação desta entidade com a luta pela qualificação do queijo de coalho de Pernambuco. Em seguida, foi à vez da gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, externar a preocupação da instituição não apenas em fiscalizar, mas desenvolver um trabalho objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, que passa, pela obediência as leis e em oferecer um produto de qualidade ao consumidor sem ferir o direito do pequeno produtor de queijo na venda de um produto que não ponha em risco a vida do cidadão.
Segundo Erivânia, dos aproximadamente cinquenta mil quilos de queijo de coalho comercializados mensalmente em Pernambuco, a Adagro no primeiro semestre deste ano apreendeu apenas oito mil e trezentos quilos. Portanto, disse a Gerente Geral da ADAGRO, nós não vivemos só de apreender o produto do pequeno produtor de queijo.O agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Danilo Moraes, representou a instituição e foi citado pelo secretário Ranilson Ramos como exemplo de parceria em todas as questões que dizem respeito ao desenvolvimento do Agreste Meridional. 

Vários produtores usaram da palavra, entre reivindicações, observações, idéias e sugestões, algumas de imediato absorvidas pelo Secretário Ranilson Ramos. Foram seis blocos de três perguntas cada. O líder comunitário José Maria, do município de Pedra, agradeceu a presença do representante do Governador Eduardo Campos que conduziu o encontro de formas objetiva. Ao final, os presentes foram unânimes em elogiar o pragmatismo de Ranilson Ramos.Sendo assim, ficou acertado na reunião que irá ser feita construção de dez Pequenas Unidades Produtoras de Queijo; Análise de Água grátis para as cem primeiras solicitações encaminhadas ao IPA ou a Adagro com a finalidade de instalar pequenos laticínios; Viabilizar ao pequeno produtor de queijo de coalho uma “caixa térmica” para transporte do queijo; Instalar em Arcoverde um setor de inspeção da Adagro; Instalar dessalinizadores quando necessário; Ampliar o grupo executivo que trata destas questões no Agreste Meridional de Pernambuco; Ampliar ações com todos os componentes da Cadeia Produtiva do Leite. Essas conquistas foram construídas durante as intervenções e anunciadas pelo secretário Ranilson Ramos.

Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...