Advertisement

Facebook

Dilma Rouseff anuncia 09 escolas técnicas pra Pernambuco


Foto: Humberto Pradera

A presidenta Dilma Rouseff, anunciou nesta terça-feira (16), em Brasília que Pernambuco vai ganhar 09 novas escolas técnicas federais e um novo campus da Universidade Federal Rural para formar trabalhadores voltados para os grandes empreendimentos .

O Ministério da Educação vai investir R$ 1,1 bilhão para abrir 314 novas instituições e 400 mil vagas em quatro novas universidades federais, 47 novos campi universitários e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica em todo o país.
Eduardo Campos foi o escolhido pela presidência para discursar em nome de todos os governadores presentes à solenidade. Ele lembrou que uma de suas primeiras ações à frente do Governo foi reabrir a segunda escola técnica mais antiga do país, a Etepam (que estava fechada há cinco anos) e destacou que Pernambuco chegará ao final de 2014 com 60 escolas técnicas estaduais. 


O Governo Federal priorizou cidades com mais de 50 mil habitantes ou localizadas em microrregiões não atendidas por escolas federais para receber as escolas anunciadas hoje. Outros fatores como a existência de arranjos produtivos locais e a proximidade de grandes investimentos também foram levados em consideração para a definição das sedes. 

As cidades pernambucanas beneficiadas com os novos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) são quase todas da Região Metropolitana do Recife (Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho), com exceção apenas para Palmares e para Garanhuns, onde o campus já existente será ampliado. Já o Instituto Federal do Sertão pernambucano vai ganhar extensões em Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. Todas as unidades serão construídas em terrenos cedidos pelas prefeituras dos municípios e as obras devem ficam prontas em 2013.

A expansão da rede abrange também o ensino superior em Pernambuco. A Universidade Federal Rural vai desembarcar no Cabo de Santo Agostinho para oferecer os cursos de engenharia e as licenciaturas em Física, Química e Matemática.

          Os cursos serão definidos a identificação das necessidades das empresas instaladas na região e cada curso deve oferecer 80 vagas por ano. 


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...