Advertisement

Facebook

Cultura do Moxotó em Festa. Arcoverde sediará o Festival Pernambuco Nação Cultural

Foto: Amannda Oliveira

A cultura da região do Moxotó está em festa. Graças ao empenho do Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR que mobilizou um abaixo assinado aliado a  um  debate em prol da realização do Festival Pernambuco Nação Cultural, Arcoverde receberá o evento que vem percorrendo as mais diversas regiões do estado.

A boa notícia foi dada na manhã desta quinta-feira (18), após uma reunião realizada entre uma comissão representativa de Arcoverde formada pelo Secretário de Turismo, Albérico Pacheco, os Vereadores Luciano Pacheco e Joel Filho, além de Kleber Araújo e Cleide Torres (COCAR), Suedson Neiva e Amélia Campelo (CINA), Roberto Cavalcanti (Associação Aliança), Arnaldo Tenório (artista plástico) e Caio Magalhães (servidor público) com o Presidente da Fundarpe Severino Pessoa.   


Um abaixo-assinado foi entregue pelo Presidente do COCAR ao representante da FUNDARPE, como mostra do desejo da comunidade arcoverdense de que a Região do Moxotó também fosse contemplada pelo Pernambuco Nação Cultural.

O Festival Pernambuco Nação Cultural em Arcoverde acontecerá de 15 a 19 de novembro e foi batizado com o nome de Lula Calixto e percorrerá com uma programação descentralizada as cidades de Inajá, Sertania, Custódia , Ibimirim, Manari e Betânia com uma programação que visa valorizar a cultura local e regionalizar atividades como oficinas, palestras, workshops, apresentações teatrais , exposições, etc..
Em breve acontecerá uma reunião com representantes dos sete municípios que compõe a região Moxotó para definir as atrações e atividades.
O Governo do Estado vai investir R$ 850.000,00, no evento e a prefeitura entraria com a contrapartida de montar a estrutura do palco principal; proposta que o Secretário Albérico Pacheco se comprometeu a levar ao conhecimento do prefeito José Cavalcanti. 


O Secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte, compareceu ao encontro e, depois de se desculpar pelo fato de não poder acompanhar todo o encontro, reafirmou o desejo do Governo de Pernambuco de consolidar o FPNC como um marco para as comunidades envolvidas, de modo que Festival não seja visto apenas como mais um evento pontual, mas que represente uma conquista necessária à valorização das genuínas manifestações culturais de cada Município.
Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eita que boa notícia Amannda. A nossa região é muito rica em cultura e ñ poderia ficar de fora . Parabéns a COCAR. Carlos -Manari

    ResponderExcluir

Comments

...