Advertisement

Facebook

Audiência pública define ação do Governo aos produtores de queijos no Agreste


Produtores de queijo e de leite das Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque e região estiveram reunidos ontem (18), no clube Polimático da Pedra, participando de audiência pública para debater a " Fiscalização, Comercialização e Transporte dos produtos de origem animal" que tem gerado problemas aos produtores da região
As recentes apreensões de queijos pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - Adagro e Polícia Rodoviária Federal foram os grandes motivadores da audiência.

Estavam presentes ao encontro o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, a presidente da Adagro, Erivânia Camelo, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti , autoridades e parlamentares de cidades vizinhas.

O debate e escuta das sugestões, versaram sobre três pontos: 
  • A questão da fiscalização, 
  • O controle de qualidade e;
  • O transporte dos produtos. 
Ao término do evento ficou acordado que a secretaria de Agricultura junto com o ITEP, disponibilizará um laboratório móvel para fazer análise da água e do queijo produzido na região. 

Definiu-se ainda, que os cem primeiros produtores que realizarem a fiscalização do ITEP terão isenção das taxas e em relação a distribuição de mercadoria, o governo do estado deverá promover um estudo.

Em relação distribuição das mercadorias, o governo do estado deve promover um estudo para implantar caixas isotérmicas para o transporte do queijo.


A Adagro instalará um escritório na cidade de Arcoverde para melhor atender aos municípios.

As medidas permitirão que os municípios se adequem as exigências previstas em lei com um maior acompanhamento e orientação do Estado.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...