Advertisement

Facebook

Secretários de Agricultura de PE e da BA assinam pacto na Fenagri


Os secretários de Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, e da Bahia, Eduardo Sales,assinaram nesta quarta-feira (27), pacto pelo desenvolvimento da agropecuária do Vale do São Francisco durante a solenidade de abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada  em Juazeiro. 

O secretário Ranilson Ramos informa que o termo de cooperação entre Pernambuco e Bahia visa implantar políticas comuns aos produtores da região, além da criação da primeira Área de Proteção Fitossanitária (APF) do País. "Vamos unificar ações dos dois Estados para estimular a produção da agropecuária, principalmente da fruticultura irrigada, dos oito municípios - Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá na Bahia, e Petrolina, Lagoa Grande Santa Maria da Boa Vista, e Orocó, em Pernambuco - localizados na região do Vale do São Francisco", afirma.

O crescimento em torno de 7,5% da economia da região Nordeste foi destacado pelo governador da Bahia, Jacques Wagner, ao abrir a 22ª Fenagri. Já o ministro da Integração Nacional, Fernado Bezerra Coelho, antecipou que até a primeira quizena de setembro, o Governo Federal vai anunciar programa de irrigação para o Nordeste com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. "Vamos ampliar a área irrigada na região e cuidar do que já está implantado", falou sem informar sobre quanto será destinado para a ação.

O secretário Ranilson Ramos aproveitou a ocasião para lançar na Fenagri o 21º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, que vai ser realizado em Petrolina, de 20 a 25 de novembro deste ano. "O Conird é o mais importante fórum do setor, uma oportunidade para discutir novos investimentos e gestões para o setor", destaca.

PE na Fenagri - Investimentos para irrigação comunitária, ampliação da defesa vegetal e incentivo à caprinovinocultura estão entre os temas apresentados no estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) de Pernambuco montado na 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri. Estão sendo destacados três projetos de irrigação em implanatação nas comunidades de Muquém, Pedra Grande e Porto Palha, no município de Petrolina. Os projetos vão beneficiar 120 famílias com a irrigação de 240 Hectares dentro do Programa de Irrigação para Todos do Governo de Pernambuco. O investimento estadual é da ordem de R$ 2,7 milhões.


Na defesa vegetal, o Governo do Estado, por meio da Adagro, trabalha no sentido de estruturar a Área de Proteção Fitosanitária – APF no Vale do São Francisco, em Pernambuco. Na caprinovinocultura, a Secretaria mostra o apoio à atividade por meio de inseminação artificial para melhoria genética do rebanhos de caprinos e ovinos que ocupam respectivamente o 2º lugar e 5º  lugar com 1,7 milhão de cabeças de caprinos e 1,4 milhão de ovinos.

Fonte: Secretaria de Agricultura de PE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...